Home > Destaque > Mulherada: projeto sobre empreendedorismo feminino confirma presença no Psychocarnival 2024

Mulherada: projeto sobre empreendedorismo feminino confirma presença no Psychocarnival 2024

29 de janeiro de 2024, por Leila Benedetti
Eventos
Mulherada

Foto de capa: Cheila Wiggers

Muito mais que um festival focado na música alternativa, o Psychocarnival não apenas promove shows com bandas do gênero, como também se preocupa com as questões sociais que tiram o nosso sono. Em relação às questões que envolvem o empoderamento feminino, o evento, que, aliás, já confirmou a participação do Instituto Todas as Marias, também cedeu espaço para o Mulherada, projeto este que visa destacar o empreendedorismo feminino

Mulherada é um projeto que reúne e dá protagonismo para mulheres cis e trans, bem como pessoas não binárias, cujo forte profissional é empreender, principalmente nos nichos de cultura, arte, moda e bem estar. Seu formato dinâmico envolve curadorias em forma de bazar, exposições, festivais de música, zine e múltiplas expressões culturais, não apenas em eventos próprios, como também em participações, tal qual essa do Psychocarnival. 

Mulherada
(O projeto promove curadorias em forma de bazar, exposições, entre outras manifestações culturais, seja em evento próprio ou externos. | Foto: Cheila Wiggers)

No festival de psychobilly, o projeto fará a curadoria em forma de bazar e, portanto, planejou selecionar quatro marcas para serem expostas. Entretanto, o sucesso das inscrições fez com que dez marcas fossem selecionadas.

“O sucesso do Mulherada no evento já começou na apresentação do projeto. A cena rock/psychobilly tem muitas mulheres envolvidas e foi bem natural para a organização abraçar o projeto. A surpresa veio no número de participantes que fez acontecer toda uma adaptação ao desenho do bazar no evento. Tenho certeza que será um dos destaques do evento de 2024”, conta Daniela Póvoa, produtora cultural idealizadora do projeto. 

Mulherada
(O projeto visava contar com 4 marcas no Psychocarnival, mas, no fim, contará com dez. | Foto: Cheila Wiggers)

Eis as marcas participantes do bazar: Yumi Yumi Goodies (confeitaria artesanal de São Paulo), Submareloamarino (camisetas e botons de Curitiba), Kei Haus (design de interiores de São Caetano do Sul), Sweetmonstertoys (patch e artesanatos de Vila Velha), Bonjour Acessórios (acessórios de moda de Curitiba), Trevosuras da Tami (acessórios e artesanatos de Curitiba), Jade Aromas e Encantos (perfumaria artesanal de Guarapuava), Fran Brum (crochê criativo de Curitiba), Estação Rock RFG (Artigos de rock de Rio Grande) e Desgosto Fudido (patch de Curitiba). 

Além das vendas, as expositoras do Mulherada também participam de uma formação e capacitação exclusiva. Nesse evento, o tema será Tendências de Marketing 2024, e será ministrado pela especialista em marketing Carolina Silva, em curso online. 

Mulherada
(Mulherada em evento próprio. | Foto: Cheila Wiggers)

A origem do Mulherada

Em 2018, a produtora cultural Daniela Póvoa Machado se viu na necessidade de fechar sua confeitaria artesanal, a Rock Cake, localizada em Joinville (SC). Portanto, ela, que precisava se manter financeiramente e já tinha experiência com produção de eventos, criou o projeto Mulherada. Para isso, ela chamou duas amigas artistas para fazer curadoria, Amanda Clemes e Luana Amaral. Por fim, o resultado foi um evento de muito público e sucesso, com 15 expositoras. 

Um pouco antes da pandemia, Daniela se mudou para Curitiba e iniciou uma fase de readequação do projeto, lhe custando muito estudo para torná-lo mais flexível e a levando atuar de forma mais maleável em eventos que não sejam exclusivos do Mulherada. Por trabalhar na produção do Bazar do Psycho Carnival desde 2023, a produtora apresentou o projeto aos organizadores, que abraçaram firmemente a ideia.  

Matérias Relacionadas
Comerciais nipônicos dos anos 60
Comerciais nipônicos dos anos 60 são a coisa mais groovy que verá na internet hoje!
Mary Quant
Mary Quant, a estilista ícone da Swinging Sixties que revolucionou o guarda-roupa feminino
As Esposas de Stepford
As Esposas de Stepford, a primeira versão de Mulheres Perfeitas
Sheila Guedes
Sheila Guedes: agora temos uma nova Jane Austen brasileira

2 Responses

Deixe um comentário