O design de Brasília, que mistura o estilo modernista dos anos 60 e o contemporâneo dos anos 2000, agora vai ganhar exposição no Museu Nacional. Serão 23 itens expostos na mostra Mobiliário Moderno e Contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital, que começa neste dia 13.
Os móveis exibidos foram criados por designers brasileiros, desde os modernistas Jorge Zalszupin e Sérgio Rodrigues até os contemporâneos Raquel Chaves e Samuel Lamas. Devido os desgastes causados pelo tempo, os itens foram restaurados por alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
“É uma alegria receber a exposição de peças de mobiliário moderno e contemporâneo no Museu. A Secretaria se beneficiou da generosidade do Núcleo de Pesquisa, Conservação e Restauro de Mobiliário Moderno do Instituto Federal de Brasília, que restaurou as peças de design moderno expostas, sob a coordenação dos curadores Fernanda Torres e Frederico Hudson, aos quais somos gratos”, declara Sara Seilert, diretora interina do Museu Nacional.
Apesar da pandemia, a exposição segue presencialmente até o mês de fevereiro de 2021, mas seu horário de visitação foi reduzido para atender ao protocolo de segurança para enfrentar o surto de coronavírus.
Confira mais imagens da exposição do Museu Nacional
Serviço
Exposição Mobiliário Moderno e Contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital
Local: Museu Nacional da República (Galeria Acervo) – Setor Cultural Sul, Lote 2.
Data: 13 de novembro de 2020 a 14 de fevereiro de 2021, às sextas, sábados e domingos das 10h às 16h.
Entrada gratuita