Sem dúvida nenhuma a infância é a melhor parte da vida da gente, não é mesmo? A única preocupação que temos é a de nos divertir o máximo que pudermos. E, entre tantas brincadeiras, uma das formas de entretenimento para a garotada são os desenhos animados, que, diga-se de passagem, são um dos melhores passatempos. Para quem viveu a infância na década de 1990, as opções eram muitas. Tinham os desenhos preferidos dos meninos, outros das meninas, e aqueles que todos gostavam, como Pica-Pau, Tom & Jerry, Scooby Doo e por aí vai! Bateu aquela saudade? Confira alguns cartoons que animaram (e muito!) a vida da criançada naquela época.
Os Impossíveis
Produzido pelos estúdios Hanna-Barbera em 1966, Os Impossíveis fez muito sucesso no Brasil durante a década de 1980 e 1990. O desenho traz a história de uma banda de rock, que foi inspirada nos Beatles. Nas horas vagas, os integrantes se transformavam em super-heróis: Homem-Mola, Homem-Fluído e Multi-Homem, juntos, eles combatiam um vilão diferente a cada episódio. No desenho, havia um palco móvel que se transformava em um carro voador, o Impossicar, que os personagens usavam para combater o crime. A séria animada fazia muito sucesso entre a garotada.
Corrida Maluca
Originalmente de 1968, a animação Corrida Maluca foi produzida pelos estúdios Hanna-Barbera e fez muito sucesso, tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil. A história era sobre competidores que buscavam o título mundial de Corredor Mais Maluco do Mundo. Desse clássico saíram queridos personagens como Dick Vigarista e seu cachorro Mutlley, Penélope Charmosa e a Quadrilha Morte, que caíram tanto no gosto do público que até ganharam desenhos solos posteriormente.
Super Amigos
O desenho de 1973 foi baseado nos quadrinhos da Liga da Justiça. Para a alegria de muita gente que é fã de super-heróis, a animação trazia um time de peso, que em sua formação original contava com Super-Homem, Mulher Maravilha, Aquaman e Batman e Robin. Esses heróis juntavam suas forças a dois adolescentes, Wendy e Marvin, e ao Supercão, para assim poderem proteger a humanidade de todo o mal. A equipe ainda contava com outros super-heróis, como Lanterna Verde, Flash, Super Gêmeos e Homem e Mulher Águia; todos se reuniam na famosa Sala de Justiça para tomar suas importantes decisões. Liga da Justiça sucesso, principalmente entre os meninos.
Caverna do Dragão
O desenho Caverna do Dragão foi um grande sucesso aqui no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990. Ele contava a história de um grupo de crianças que, durante uma ida a uma simples montanha-russa, acabam atravessando um portal para um mundo parelelo. Chegando ao outro lado, os personagens ganham armas mágicas e a ajuda do sábio Mestre dos Magos para destruir o vilão Vingador. Passando por muitas aventuras, as crianças tentam voltar para casa.
Thundercats
Thundercats é original de 1987 e traz a história de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. Com o seu planeta destruído pelos mutantes de Plun-Darr, eles fogem para o Terceiro Mundo, liderados por Lion-O. O grupo possui a espada com o olho mítico de Thundera, que é a maior fonte de poder dos Thundercats. Mesmo em uma nova terra, o grupo não deixa de enfrentar perigos, já que foram seguidos pelos mutantes, que são liderados pelo maligno feiticeiro Mumm-Ra, que quer conquistar o poderoso Olho de Thundera para, assim, conseguir controlar o planeta.
Os ursinhos Gummi
Os Ursinhos Gummi foi produzido pela Walt Disney a partir de 1985 e fez um sucesso tremendo aqui no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990. A animação contava a história de ursinhos inteligentes e falantes que viviam em um reino medieval mágico, chamado Dunwyn. As aventuras dessas criaturas mágicas começam quando Crispim, um menino humano, descobre a existência dos ursinhos e promete não contar a ninguém sobre o local em que eles vivem. Mas, na verdade, a grande sensação do desenho era o Suco Gummi, uma fórmula secreta que dava aos personagens a capacidade de saltar rapidamente, assim, eles fogiam das confusões.
Cavalo de Fogo
O desenho, original de 1986, contava a história de Sara, uma menina que ainda bebê é salva de uma bruxa por um místico cavalo falante, chamado Cavalo de Fogo. Sara possui um medalhão que quando ela completa 13 anos começa a brilhar misteriosamente. Ela descobre que na verdade o objeto é um amuleto mágico, que manda um sinal até o cavalo que a salvou. O Cavalo do Fogo conta que na verdade a menina é princesa de um reino paralelo e desse momento em diante muitas aventuras passam a acontecer.
Ducktales
Produzida pelos estúdios Walt Disney em 1987, a animação trazia os já conhecidos personagens do público, Tio Patinhas e seus sobrinhos Zezinho, Huguinho e Luisinho, além dos Irmãos Metralha. Sucesso na década de 1990, os episódios tinha histórias variadas, que geralmente eram sobre as viagens dos personagens por diversos lugares do mundo a procura de tesouros lendários e relíquias. Quando não estavam viajando, os personagens se metiam em confusões dentro da cidade de Patópolis.
O Fantástico Mundo de Bobby
Quem não se lembra do pequeno Bobby pilotando o seu triciclo? O desenho, grande sucesso da década de 1990, trazia as aventuras de Bobby e sua família. O menino possuía uma imaginação bem fértil e passava por altas aventuras; ninguém escapava da mente de Bobby, nem mesmo os membros de sua família, como o divertido Tio Ted, com suas camisas coloridas, seu cachorro Roger, sua mãe Martha, que era fã de Elvis Presley e os irmãos mais velhos Kelly e Derek. Outra personagem inesquecível era Jackie, uma garota de cabelos ruivos que era apaixonada por Bobby e vivia perseguindo o garoto. O Fantástico Mundo de Bobby deixou muitas saudades nas crianças dos anos 1990.
Cavaleiros do Zodíaco
Cavaleiros do Zodíaco foi uma série japonesa de anime que se transformou em um fenômeno da década de 1990. A animação contava a história de jovens guerreiros que tinham suas vidas guiadas pelas constelações. Eles eram os protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra, Athena. Um dos favoritos da galerinha era Seya de Pegasus, o principal protetor da Deusa. Sem dúvida foi um dos maiores sucessos entre os meninos, era praticamente impossível encontrar um que não gostesse.
Capitão Planeta
“Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!” O desenho, que possuía um apelo educacional, ensinava às crianças a necessidade de proteger o mundo através da sustentabilidade; sim, o assunto já era pauta nos anos 1990. O Capitão Planeta era um herói que aparecia apenas quando os cinco protetores combinavam os seus poderes através de seus anéis. Quem não se lembra dos cinco heróis chamando seus poderes: “Terra, Fogo, Água, Ar e Coração!”. Assim, o Capitão Planeta aparecia para ajudar seus amigos a “limpar a sujeira” dos vilões. Sempre no final dos episódios, era passada uma mensagem de sustentabilidade e reciclagem, “vamos cuidar do planeta: O poder é de vocês!”.
Doug
Quem não se lembra de Doug, Costelinha, Skeeter Valentine e Patty Maionese? O desenho da década de 1990 se passava na fictícia cidade de Bluffington e mostrava a vida e imaginações de Doug Funnie, um garoto de 11 anos. A maioria dos episódios começavam com Doug escrevendo em seu diário alguns fatos recentes de sua vida. Já outros traziam a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna, que usava um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Um dos principais temas do desenho era a vida amorosa de Doug e sua paixão por Patty.
Pink e Cérebro
“Cérebro, o que faremos amanhã a noite?” – “A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky… Tentar conquistar o mundo!”. Pink e o Cérebro foi sucesso na década de 1990 e trazia a história de dois ratinhos de laboratórios que todas as noites arquitetavam algum plano mirabolante para tentar dominar o mundo. Isso porque Cerébro era inconformado com a sua condição de rato e só podia contar com a ajuda do atrapalhado Pink para colocar os seus planos em ação.