Home > Destaque > O curioso fato das pessoas parecerem mais velhas no passado

O curioso fato das pessoas parecerem mais velhas no passado

21 de setembro de 2023, por Leila Benedetti
Lifestyle
Pessoas pareciam mais velhas no passado

Eis uma situação muito comum de acontecer: a gente se depara com uma foto ou video antigo nas redes sociais ou arquivos de família e se espanta com a idade das pessoas lá registradas, cuja aparência não bate. É jovenzinhos de 20 anos com cara de 40, pessoas de 60 com corpo de 80 e por aí vai. 

Exemplos é que não faltam, um deles são alguns trechos postados no Youtube de programas como Namoro na TV e Em Nome do Amor, comandados por Silvio Santos nos anos 80 e 90, respectivamente, em que os solteiros, já bigodudos e calvos, respondiam sobre suas idades para o apresentador e seu público. Todos na casa dos 20 anos ou menos, tornando esses videos um meme. 

Outro exemplo é a foto da atriz brasileira Maria Gladys, que foi clicada nos anos 50 durante a sua festa de 15 anos. A garota, muito séria e de maquiagem carregada, aparentava ter uns 30 anos de idade e, portanto, acabou viralizando no Twitter (ou pior “X”) recentemente. E também é inevitável citar as séries clássicas, em que os americanos ganham dos brasileiros na categoria de “melhores pessoas que pareciam mais velhas no passado”. 

Os motivos das pessoas parecerem mais velhas no passado

Claro que as roupas e o cabelo ajudavam a “envelhecer” as pessoas, mas há também outros motivos além deste que envolvem questões sociais, culturais e de saúde. Quanto mais distante o passado, mais velha a pessoa parecia, pois necessidades como a financeira e a sanitária foram se afrouxando no decorrer do tempo. 

Por conta das constantes guerras, a sociedade estava sempre apertada financeiramente, a ponto de muitos terem que abandonar os estudos antes dos 18 anos para entrar no mercado de trabalho e ajudar nas despesas da família. O conservadorismo da época também contribuía com o envelhecimento precoce aproveitando esse abandono escolar e migração para o mercado de trabalho para pressionar os jovens a constituírem seus próprios lares e famílias, dobrando suas responsabilidades, além de adotar comportamentos mais sérios e maior respeito aos mais velhos. 

Além disso, o estilo de vida era muito diferente do que temos agora, como o maior contato com o trabalho braçal e menor preocupação com a saúde, o que também interferia na expectativa de vida da população da época. De acordo com um estudo publicado em 2018 nos EUA, a idade biológica (pelo menos da população norte-americana) diminuiu tanto para homens quanto para mulheres em 20 anos, mas, comparando ambos os gêneros, a do sexo masculino diminuiu mais que a do feminino, o que causou um estreitamento da diferença de mortalidade por gênero. 

Ainda, o mesmo estudo aponta que as pessoas do passado não apenas pareciam mais velhos, mas sim envelheciam por completo, visto que a função dos pulmões e da pressão arterial também era diferente da geração de hoje. 

Preconceito com a moda de antigamente

Ok que o retrô está voltando, inclusive na moda, mas muitos ainda tem um certo preconceito com as vestimentas de décadas passadas. Pelo menos é o que aponta o youtuber e cientista americano Michael Stevens, do canal Vsauce

Em seu video com 20 minutos de duração ele aponta muita coisa abordada nessa matéria, como o estilo de vida das pessoas de antigamente, assim como suas questões sociais e culturais, nomeando esse fenômeno como Retrospective Aging. Mas ressalta que o senso comum justifica o “envelhecimento precoce” do passado unicamente com as roupas e corte de cabelo da época, que são vistos de forma negativa e são associadas à velhice hoje em dia. 

Logo, é bastante comum uma pessoa ver um jovem de 18 anos, por exemplo, com a aparência condizente com a sua idade usando terno em uma foto antiga e logo constatar que aquele ali clicado está na casa dos 50 anos apenas pelo figurino. Conclusão: ambos os aspectos, o estilo de vida e a moda de antigamente, são válidos para justificar o porquê das pessoas se parecerem mais velhas no passado, mas o motivo principal ainda é ignorado. 

Matérias Relacionadas
Millennials: Terra Celta
Millennials: Terra Celta manifesta a nostalgia da Geração Y em novo single
Micro Franjas
Micro franjas, o corte “cinquentinha” que voltou a ser tendência
Como assim faliram?
Como assim faliram?: 5 gigantes que ninguém imaginava fechar as suas portas
Fiat Topolino
Fiat Topolino: carro clássico dos anos 30 ganha nova versão elétrica

1 Response

Deixe um comentário