O ator e dublador Orlando Drummond morreu nesta última terça-feira (27) em sua casa no Rio aos 101 anos. A causa da morte, que aliás foi confirmada por familiares, foi de falência múltipla dos órgãos.
Um marco na infância de muitos, seja dublando personagens icônicos, como Scooby-Doo e Alf, ou interpretando Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo, o ator começou sua carreira em 1942 no rádio, assim como muitos artistas de sua geração. Sua função, inicialmente, era contrarregra, mas logo passou a atuar na frente do microfone.
Nos anos 50, Orlando passou a trabalhar paralelamente no cinema atuando em filmes como Rei do Movimento (1954) e Angu de Caroço (1955), ao mesmo tempo em que começou a atuar como dublador, função essa que ganhou grande notoriedade. Entre seus personagens estão Alf, Scooby-Doo (que lhe rendeu um espaço no Guinness Book por dublar o personagem por mais de 35 anos), Popeye, entre outros.
Mas seu destaque mesmo foi na televisão ao interpretar Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo a partir dos anos 90. Com o sucesso de seu personagem, ele passou a fazer parte do elenco de outras produções humorísticas da Globo, como Zorra Total e a novela infanto-juvenil Caça Talentos.
Orlando Drummond permaneceu na ativa até 2015, quando passou a sentir tonturas, chegando a causar pequenos acidentes. Mas o ator fez participações especiais em 2019, reinterpretando Seu Peru no remake de Escolinha do Professor Raimundo, em celebração aos seus 100 anos, e em 2020 no papel de um pescador no filme De Perto Ela Não É Normal.