Home > Cinema & TV > Amor Perfeito, da Globo, é de época e aborda o amor de todas as formas

Amor Perfeito, da Globo, é de época e aborda o amor de todas as formas

13 de março de 2023, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Amor Perfeito

A Globo e suas icônicas novelas de época! Neste dia 20 de março, a emissora estreará em sua faixa das 18h a novela Amor Perfeito, cujo enredo será ambientado em uma pequena cidade fictícia, no caso a Águas de São Jacinto, entre os anos 30 e 40. Bem ao estilo de seus clássicos, como Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e Êta Mundo Bom!

Escrita por Duca Rachid e Júlio Fischer, a trama é baseada na famosa, porém triste, história de Marcelino Pão e Vinho, originalmente lançada em livro em 1953 pelo espanhol José María Sánchez Silva. Na versão original, o garoto Marcelino, que foi criado por frades franciscanos em um convento, dá de cara com e se torna amigo de Jesus e pede a ele para levá-lo ao encontro de sua mãe, que já está morta. O garoto tem seu pedido atendido, enquanto que os frades entram em choque ao encontrar o seu corpo morto. 

Mas como se trata de uma novela das 18h e, logicamente, de classificação livre, a história terá um contexto um tanto diferente. A mãe de Marcelino, Marê, interpretada por Camila Queiroz, estará viva, mas será presa por conta de uma falsa acusação de assassinato. Na cadeia, ela descobrirá que está grávida, fugirá da prisão, dará a luz ao Marcelino (Levi Asaf) no meio da fuga, mas será capturada novamente, deixando a criança recém-nascida para trás. Passado os anos e já sendo criado pelos frades, o garoto sai em busca de sua mãe. Agora se terá ajuda de Jesus no meio ou não, isso ainda não foi divulgado. 

Amor Perfeito
(O trio de protagonistas: Marê – Camila Queiroz -, Orlando – Diogo Almeida – e o pequeno Marcelino – Levi Asaf. | Foto: Divulgação/Globo)

Representatividade e o amor em todas as suas formas

Além de trazer um pouco da literatura espanhola, Amor Perfeito também tem como promessa nos mostrar uma diversidade que nenhuma outra novela de época da Globo mostrou antes. A começar pelo tema “amor”, que sempre foi retratada apenas de forma romântica, mas agora será abordada em suas outras vertentes além desta, como a entre pais e filhos, ao próximo, pelos animais e pela natureza. Outros temas, que são a religião e o feminismo, também serão abordados. Enquanto o primeiro irá mais além da cristã/católica, o segundo voltará para o casamento tóxico e a implicância contra o guarda-roupa feminino.

Além disso, a Globo escalou um elenco de peso para a novela. Alguns nomes são veteranos, como Mariana Ximenes, Tonico Pereira, Paulo Betti e Tony Tornado, que comemora seu retorno às novelas. Já outros são rostos um pouco mais novos, como Bruno Montaleone, João Fernandes Nunes, entre outros. Mas o destaque vai para a escalação de atores e atrizes negros, que são em sua maioria e com papéis de poder como os de protagonistas, frades e nomes da alta sociedade. 

Elenco
(Mariana Ximenes, Paulo Betti e Juliana Alves estarão no elenco de Amor Perfeito. | Foto: Divulgação/Globo)

Aquela vibe vintage e nostálgica que todos amam

Claro que, além de toda a adaptação para ser aceita pelo público atual, a novela Amor Perfeito seguirá aquele mesmo esquema de novelas globais de época das 18h, que, aliás, sempre foi muito querido – uma pequena e fictícia cidade do interior, mas que tem um pouco de tudo como um cinema de rua, um mercadinho, uma pequena loja disso, uma pequena loja daquilo, uma praça com coreto, uma igreja no centro e por aí vai, carregada de referências fiéis a década que ambienta o enredo e muito bom-humor simplista envolvido. 

Enquanto a Irmandade de São Jacinto dos Clérigos é o cenário que se encarrega da trama principal da novela, o ambiente que nos levará a uma grande viagem nostálgica no tempo, fora a cidade fictícia em si, é o Grande Hotel Budapeste, um lugar tão fictício quanto os demais cenários do folhetim, mas bem frequentado por nomes que realmente fizeram parte da história do Brasil naquela época. 

Priscilla Alcântara como Carmem Miranda
(Priscilla Alcântara estreia nas novelas já atuando como Carmen Miranda no primeiro capítulo. | Foto: Reprodução/Priscilla Alcântara-Facebook)

O maior destaque entre as cenas ambientadas no hotel é a apresentação de Carmen Miranda, interpretada por Priscilla Alcântara, logo no primeiro capítulo, durante a cena da inauguração do Café-Concerto, badalado espaço para shows do local. Se já vamos ter uma aparição cover extremamente fiel à de Carmen logo no começo da novela, é muito provável que o público seja surpreendido por outras atrações históricas nos próximos capítulos.  

Amor Perfeito, nova novela de época das 18h, além de ir para o ar no canal aberto da Rede Globo, também entrará para o catálogo da Globoplay no mesmo dia da estreia. 

Matérias Relacionadas
Renascer
Renascer: mais uma novela clássica dos anos 90 ganha remake na Globo
Rede Globo
Rede Globo lança dois canais FAST dedicados às suas novelas dos anos 70 e 80
Fera Palace Hotel
Fera Palace Hotel, uma viagem no tempo para a Salvador dos anos 30
Roberto Carlos
Roberto Carlos: 7 filmes para assistir enquanto comemora o aniversário do Rei

Deixe um comentário