Dono de uma das culinárias mais saborosas e completas do mundo, o Brasil se destaca por sua enorme variedade gastronômica, que reflete nossas riquezas históricas e culturais. A mistura de influências africanas, indígenas, latinas e europeias ao longo dos séculos deu ao nosso país sabores, temperos e referências que fazem qualquer turista ficar fascinado!
Isso vale tanto para nossos pratos típicos, como a feijoada e o acarajé, quanto para os nossos doces e bolos. Não é à toa que muitas pessoas fazem a busca: como se faz um bolo de banana para inserir esses sabores em seu dia a dia.
De toda forma, degustar todas essas riquezas culinárias, para além de um privilégio, é uma oportunidade imperdível de nos conectarmos com nossas raízes.
Abaixo, separamos 7 pratos que combinam com qualquer época do ano e são sucessos desde sempre!
Pratos que combinam com qualquer época
1. Frango com quiabo
Prato típico mineiro, o frango com quiabo provavelmente é originário da África, conforme a historiografia nos conta, trazidos pelos escravos entre os séculos XVII e XIX. Eles trouxeram as sementes e cultivavam o quiabo nas lavouras em que trabalhavam. De lá pra cá, a combinação da planta com a carne de frango conquistou gerações.
2. Leitão à pururuca
Trata-se de uma versão brasileira do tradicional leitão assado português, muito querido especialmente em Minas Gerais. Pururuca quer dizer ‘barulho’ no dialeto tupi, e tem como ingrediente principal a pele do porco, que após o preparo se torna um acompanhamento crocante e bastante atrativo.
3. Galinhada com pequi
Nativo do nosso cerrado, o pequi é um fruto de sabor apaixonante e de aspecto carnudo muito popular no Centro-Oeste e Nordeste. Aliado ao arroz e ao frango, é uma refeição completa e simples, que dispensa acompanhamentos.
4. Picadinho de carne
Muito apreciado em todas as regiões, o picadinho de carne é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira – tanto que temos até uma data especial dedicada a ele: 26 de outubro, Dia Nacional do Picadinho de Carne.
Sua versão mais simples e original é composta de carne bovina cortada em cubinhos, servida cozida ou frita e com alguns acompanhamentos, como a batata e a cenoura.
5. Feijoada
Famosa internacionalmente, a feijoada se popularizou no final do século XIX em restaurantes do Rio de Janeiro. Suas origens estão diretamente ligadas ao período escravista em nosso país, época em que os escravos cozinhavam por horas as partes consideradas menos nobres do porco de moda a amolece-las.
O prato vem com feijão preto, carnes maturadas (como a carne de sol ou carne-seca) e partes do porco (lombo, costela, orelha, rabo e linguiça) e complementado com arroz branco, couve, torresmo, laranja e farofa. Sem dúvidas uma refeição completa e perfeita para os finais de semana e datas comemorativas!
6. Arroz carreteiro
Como representante típico da região sul e dos gaúchos, o arroz carreteiro é presença constante na imensa maioria dos restaurantes Brasil afora.
É uma receita prática, que faz jus à sua história, surgida quando os carreteiros (transportadores de cargas) que viajavam em carretas puxadas por bois cozinhavam em uma panela de ferro a mistura de arroz com guisado de charque (carne de sol).
Por ser fácil de fazer, era tranquilamente preparado por um viajante solitário.
7. Bobó de camarão
Mais um prato típico afro-brasileiro (e uma pitada de influências indígenas), o bobó de camarão é conhecido em todo o nosso país, especialmente no nordeste.
O prato é composto por camarões refogados com leite de coco, temperos verdes e azeite de dendê. Ao final do preparo, temos uma comida incrivelmente saborosa e agradável até aos paladares mais exigentes.
Acesse este site de receitas e saiba como preparar esta e outras iguarias!