Home > Cinema & TV > Perry Henzell: cineasta jamaicano tem seus filmes exibidos nos cinemas do IMS

Perry Henzell: cineasta jamaicano tem seus filmes exibidos nos cinemas do IMS

27 de julho de 2022, por Leila Benedetti
Cinema & TV
Perry Henzell

Chegou mais uma edição da Sessão Mutual Films, promovido pelo IMS, neste mês de julho, celebrando os filmes do cineasta jamaicano Perry Henzell. A sessão já aconteceu na unidade do Rio no último dia 23 e, agora, acontecerá na unidade Paulista nos dias 28 e 30. Os longas a serem apresentados são Balada Sangrenta e Não Há Lugar Como Nosso Lar, ambos filmados nos anos 70. 

Lançado em 1972, Balada Sangrenta foi o longa-metragem que consagrou a carreira de Perry no meio do cinema alternativo, sem contar que foi o primeiro não apenas de seu portfólio como também o primeiro longa de ficção a ser produzido em toda a Jamaica independente. Além disso, ele é estrelado pelo músico de reggae Jimmy Cliff, que também assinou sua trilha sonora, com destaque para a música-tema The Harder They Come.

Roteirizado em parceria com o dramaturgo jamaicano Trevor D. Rhone, o enredo conta a história de um jovem do campo que muda para a capital, Kingston, a fim de seguir carreira na música. Uma curiosidade é que o personagem principal foi inspirado em Ivanhoe Martin, um criminoso jamaicano que amedrontou, mas também causou admiração nos anos 40. 

Balada Sangrenta
(Jimmy Cliff -dir.- em Balada Sangrenta. | Foto: Divulgação)

Enquanto isso, o Não Há Lugar Como Nosso Lar foi lançado em 2006 e foi o segundo e último da carreira de Perry, falecido meses depois. Este filme retrata um grupo de nova-iorquinos que viaja para a Jamaica para gravar um comercial de xampu, mas a atriz da produção desaparece e a produtora se aventura em uma jornada pelo país acompanhada pelo motorista jamaicano da equipe. 

Apesar de lançado décadas depois, este filme foi filmado nos anos 70 e seu processo de gravação levou oito anos para ser concluído, mais especificamente entre os anos de 1973 e 1981. Sua produção passou por grandes dificuldades e seus negativos foram perdidos antes de sua conclusão. Entretanto, nos anos 2000, este material foi resgatado e restaurado, e o longa finalizado e lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O longa foi lançado comercialmente apenas em 2019 e só agora, nesta sessão do IMS, que está sendo exibido pela primeira vez no Brasil. 

Não Há Lugar Como Nosso Lar
(Cena de Não Há Lugar Como Nosso Lar. | Foto: Divulgação)

A Sessão Mutual Films exibirá Balada Sangrenta às 18h e Não Há Lugar Como Nosso Lar às 20h em ambas as datas. Seu ingresso, cujo valor é acessível, estará à venda fisicamente na bilheteria do IMS Paulista nos dias de evento.

Serviço

Sessão Mutual Films – Jogos de Poder: A Jamaica de Perry Henzell

Data: 28 e 30 de julho de 2022 às 18h e às 20h
Local: IMS Paulista – Av. Paulista, 2424, São Paulo/SP
Ingressos a R$10 (inteira) e R$5 (meia)

Matérias Relacionadas
Coleção Primavera/Verão 2018 Levi’s é inspirada na Jamaica dos anos 60 e 70
Lee “Scratch” Perry vem ao Brasil para show no Cine Joia em São Paulo
Musicais brasileiros
Filmes nacionais dos anos 50 e 60 que talvez você nunca ouviu falar
Gautherot
Festival mineiro destaca obra de fotógrafo que registrou o Brasil durante os anos 40 e 60

Deixe um comentário