Já que não podemos ir até a Pinacoteca de São Paulo pessoalmente durante este período de isolamento social, ela é que vem até a gente através da tela de nossos celulares, tablets e computadores. Além de publicar todo o seu acervo diariamente e promover uma série de lives semanais em seu Instagram, a #PinaDeCasaLive, o museu cadastrou sua unidade instalada na Praça da Luz, na região central da cidade de São Paulo, na plataforma virtual iTeleport.
De forma gratuita, a plataforma permite com que o visitante “passeie” pelas dependências da Pinacoteca, como se estivesse realmente no local, e aprecie todo o acervo permanente do museu. E não é só o passeio em 360° que a plataforma oferece, também é possível observar o prédio do museu no modo Floor View e no modo Dollhouse View, além do formato Realidade Virtual para quem possui óculos específicos.
“O tour virtual da Pinacoteca, assim como as ações da campanha #pinadecasa, não pretendem substituir a visitação ao museu, mas oferecem informações complementares e ajudam a manter a conexão do público com a arte nesses tempos em que é recomendado ficar em casa”, afirma Jochen Volz, diretor geral da Pinacoteca, durante uma entrevista para a plataforma iG Gente. A tour pode ser acessada no site oficial da iTeleport.
A plataforma iTeleport
A plataforma brasileira surgiu inicialmente para ajudar o mercado imobiliário, oferecendo tours virtuais em 360º e Realidade Virtual pelos imóveis que estão à venda ou para aluguel. Com a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus, o aluguel e venda de imóveis ficou mais escassa enquanto que a procura por atividades culturais sem sair de casa só aumentou, portanto, o serviço resolveu temporariamente focar nos grandes museus e outros locais históricos espalhados pelo mundo todo.
Além da Pinacoteca de São Paulo, a iTeleport também oferece visitas virtuais pelo Instituto Tomie Ohtake, Museu Nacional da Irlanda, o Museu de História Natural de Oxford, entre outros.