Sabemos que hoje a Disney tem parceria com marcas que há alguns anos atrás não acreditaríamos que ela teria. A produtora já nos surpreendeu ao anunciar trabalhos com a Fox, Marvel e Lucasfilm, nas quais suas imagens e público alvo são bem diferentes. Mas ela já havia “zerado o game” nos anos 90 ao produzir Plymouth, uma série de ficção em parceria com a NASA.
Fugindo um pouco de suas animações protagonizadas por princesas e animais falantes, muito comum na época, a produtora do Mickey Mouse aceitou o pedido de encomenda da emissora americana ABC para criar uma série de ficção científica em live-action voltada para um público mais adulto. No enredo, a pequena e fictícia cidade de Plymouth é tomada por um vazamento radioativo e seus habitantes acabam perdendo suas casas. Portanto, eles recebem a proposta de uma empresa para reconstruírem suas vidas em uma colônia lunar e serem remunerados por isso.
A produção da série escrita e dirigida pelo produtor da emissora Lee David Zlotoff (MacGyver) em 1990 investiu pesado em seu episódio piloto. Foram 8 milhões de dólares muito bem gastos, 700 toneladas de areia tingida para compor os cenários lunares, 3 galpões que abrigaram a cidade cenográfica de Plymouth, 36 atores formando o elenco, assim como o espaço da Culver Studios (onde foi gravado Matrix), na Califórnia, cedido para as filmagens. Além disso, também houve assessoria de engenheiros e cientistas da NASA para que a experiência fictícia na lua fosse a mais próxima possível da real.
Plymouth tinha uma premissa grande e foi até bem avaliada pela própria chefia dos estúdios da Disney, chegando até a ganhar um acréscimo no orçamento do piloto para regravar algumas cenas. A ABC também demonstrava grande interesse, como se fosse um dos programas mais promissores de sua programação, e o piloto da série foi até exibido na Europa pela emissora italiana RAI. Entretanto, a ABC mudou repentinamente de ideia e cancelou a série antes de encomendar novos episódios alegando que o projeto “não atingiu as expectativas”.
Um ano depois, a ABC surpreendeu o público novamente tirando o piloto de Plymouth da gaveta e exibindo em rede nacional na forma de telefilme. Foi um mistério para o público, imprensa, NASA e Disney, que tinham duas perguntas na mente – “por quê o cancelamento repentino de uma série bem-sucedida?” e “por quê a volta dela em forma de telefilme?”. A primeira pergunta foi respondida ainda naquela época, Lee revelou que a série foi cancelada porque ele migrou para a concorrente Columbia Studios logo quando as gravações do piloto foram concluídas.
Já a segunda pergunta ainda segue uma incógnita e até hoje Plymouth (intitulado Um Mundo Novo no Brasil) é classificado como filme pela internet. Com Cindy Pickett e Dale Midkiff no elenco, o filme pode ser conferido na íntegra (porém em inglês e sem legendas) no Youtube.