(Foto: Tainá Lossëhelin)
Profilling é o novo podcast de true crime, um dos gêneros de conteúdo mais consumidos da atualidade, produzido pela Pod360 – maior hub brasileiro dedicado exclusivamente à produção e gestão de podcasts profissionais – e apresentado por Paula Febbe, escritora, roteirista, psicanalista forense e Pin-Up do Mês do Universo Retrô.
A série terá como objeto de estudo casos paradigmáticos da criminalidade brasileira, como os de Chico Picadinho, Madame Satã, Cabeça Branca e PC Farias. Disponível em todas as plataformas de streaming de áudio, o novo podcast terá 15 episódios e estreia próxima quinta-feira (28), já com os 3 primeiros casos disponíveis.
A abordagem Profilling
Extrapolando a abordagem padrão dos programas do gênero, que se debruçam sobre os aspectos grotescos dos crimes para chocar a audiência, o podcast Profiling irá traçar os perfis psicológicos dos maiores criminosos da história brasileira. Com isso, mais do que apenas recontar a história dos crimes, o Profiling busca esclarecer as circunstâncias e eventos responsáveis pelo seu desenvolvimento patológico, apontando caminhos para prevenção e identificação de futuros casos.
Desmitificando a ideia do “mal inato”, Febbe trabalha os meandros da subjetividade criminosa, estabelecendo laços de causalidade entre os traumas pessoais das personagens e os crimes emblemáticos que cometeram. Com isso, a autora demonstra que, mais do que uma determinação genética, o potencial para perversidade é inerente à humanidade, eclodindo quando negligências e abusos geram traumas não trabalhados pelo indivíduo.
O que dizem os idealizadores de Profilling
“O Profiling não é um podcast para rememorar a barbárie, mas para tentar entender a complexidade de fatores que geram o comportamento criminoso. Não à toa as mulheres são o principal público para conteúdos true crime. Para elas, mais do que apenas entretenimento, é uma ferramenta para identificar comportamentos perigosos e manter-se mais seguras”, afirma Paula Febbe.
“A Pod360 não segue fórmulas prontas e tem como propósito elevar a qualidade da indústria de podcasts brasileira. E nós fazemos isso não apenas na parte técnica, mas sobretudo no conteúdo. Oferecer uma nova perspectiva para um gênero tão querido da audiência como o true crime, com a colaboração de uma pessoa de referência no assunto, reforça nosso compromisso com o formato”, afirmou Felipe Lobão, sócio e head de conteúdo da Pod360.