Em 20 de outubro de 1990, estreava a MTV Brasil. Para quem viveu esta década, fica a saudade dos diversos programas sobre música e os mais variados assuntos. O sinal da emissora, na TV aberta, foi encerrado em 30 de setembro de 2013, mas, para os saudosistas, vamos relembrar 5 VJs que passaram pelo canal.
Astrid Fontenelle: Foi a primeira pessoa a aparecer na tela da MTV Brasil e cunhou a frase “Oi, eu sou Astrid e é com o maior prazer que eu estou aqui para anunciar para vocês que está no ar a MTV Brasil!”. Apresentou três programas durante a carreira dela na emissora:
Barraco MTV, no qual, Astrid tratava de assuntos que estavam em debate no cenário nacional; Pé na Cozinha, um programa de entrevistas que contou com convidados como padre Marcelo Rossi e Disk MTV, provavelmente, muitos devem lembrar deste que foi um dos maiores sucessos da emissora. Nele, os telespectadores ligavam para escolherem o clipe que mais gostava. Os 10 mais votados entravam no ar. Atualmente, ela apresenta o programa Saia Justa, no canal de TV paga GNT.
Cazé: E quem não se lembra do Teleguiado? Foi um dos programas de maior audiência do canal. O apresentador, Cazé, ligava para um telespectador e perguntava qual clipe à pessoa gostaria de assistir. Além disso, conversavam sobre diversos assuntos em um bate-papo divertido e descontraído.
Marina Person: Para os apaixonados por cinema, o programa Cine MTV trazia as novidades dos filmes em destaque no cenário mundial e também dava aquela pitada de produções que se situavam fora da cena comercial. Marina, além de apresentar este e outros programas, entrevistou personalidades como Madonna.
Outro programa de destaque foi o Meninas Veneno. Na produção, a apresentadora recebia questionamentos e problemas das mulheres e, através de debate no estúdio, dava uma solução ao final para quem realizava o questionamento.
Marina Person apresentou diversos outros programas como Balela MTV e Os piores clipes do mundo. Ela é diretora de cinema. Recentemente, dirigiu o longa-metragem Califórnia e apresenta o programa O papel da vida, no Canal Brasil.
Penélope Nova: A MTV Brasil inovava na linguagem televisa ao focar no público jovem. Em 2004, estreava o programa Ponto Pê. Falando abertamente sobre sexo, Penélope Nova tirava dúvidas e aconselhava os telespectadores que enviavam as dúvidas através de telefonemas e e-mails.
Em algumas situações, surgiam histórias que rendiam boas risadas para quem assistia ao programa. Penélope apresentou outros programas como o MTV na Rua. Neste último, ela informava diversas notícias, ao vivo, enquanto interagia diretamente como público literalmente na rua.
Para quem quer matar as saudades, pode conferir o programa P e ponto, na web.
Gastão Moreira: Para quem era fã de heavy metal, o Fúria Metal era o programa ideal para estar atualizado sobre o gênero musical entre os anos de 1990 e 1998. Dentre várias entrevistas, Gastão esteve com personalidades como Angus Young, da banda AC/DC. Outro programa de destaque era o Mochilão MTV.
Dos lugares visitados pelo apresentador, Jericoacoara, no Ceará, segundo ele foi um dos preferidos para entrevista ao Bate papo Uol, em 2001. Após a saída da MTV, Gastão trabalhou em outras emissoras como a TV Cultura. Se você está com saudades do apresentador, ele possui um programa na web chamado República do Kazagastão.
Deu para matar a saudade? Seu VJ preferido não entrou na lista? Deixe sua opinião e sugestão nos comentários!
A MTV ajudou na minha formação cultural.
Saudades.