A Vespa, também conhecidas como “scooter” (em inglês), é uma motocicleta fabricada em Pondera na Itália pela Piaggio em 1946.
Após a segunda Segunda Guerra Mundial, a marca percebeu que seria necessário criar um meio de transporte que fosse fácil e prático de usar e principalmente barato. Nasceu assim a Vespa, que caiu no gosto popular por sua simplicidade e elegância e acima de tudo seu baixo-custo.
A Vespa marcou gerações e virou um símbolo da cultura italiana. Para homenageá-la a cidade de Roma criou o Museu da Vespa, como parte da conservação e valorização do histórico e cultural automobilismo italiano e do testemunho da vida social do passado.
O material exposto tem como objetivo contar a relação entre Vespa e Roma e reforçar através do cinema como no filmes “A Princesa e o Plebeu” com Audrey Hepburn, que utiliza uma Vespa em algumas cenas do longa.
Mas não crie muito expectativa para visitar o museu. Apesar de contar um pouco da sua história o local é bem pequeno e comporta poucos visitantes simultaneamente.
CURIOSIDADES:
– A Vespa também foi um meio de transporte caraterístico dos MODs, movimento jovem inglês, famoso nos anos 60.
– A principal concorrente da Vespa foi a Lambretta, da Innocenti, outra fábrica italiana.