Depois de duas edições realizadas online durante a pandemia de COVID-19, o Retro Talks aconteceu novamente de forma presencial no último domingo, 12 de março, durante o evento GazBilly Pin-Up Day, no Gaz Burning Bar, em São Paulo.
A 9ª edição projeto do Universo Retrô, que convida leitoras e especialistas para discussões em torno da cultura vintage, aproveitou o mês da mulher para reunir Pin-Ups para debater a evolução do estilo no Brasil.
Mediado pelas editoras do portal, a publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar, o bate-papo contou com a presença de diversas mulheres entusiastas da cultura vintage e do estilo Pin-Up, que compartilharam experiências e percepções sobre estilo e cultura retrô.
Entre elas, as convidadas Patty Boop, Barb Bombshell, Julie Van Wilpe e Srta La Rodriguez falaram sobre suas experiências vividas em diferentes fases do movimento, cada uma representando uma década: 1990, 2000, 2010 e 2020, respectivamente.
A linha do tempo do movimento Pin-Up, que começou com as referências retrô na cena rockabilly e hoje segue com uma subcultura com suas próprias regras, foi o tema que permeou essa animada roda de conversa entre mulheres.
As mudanças nos últimos 30 anos, os destaques de cada década e como o feminismo impacta hoje no movimento foram discutidos durante mais de 1 hora, no Gaz Burning Bar, com transmissão ao vivo pelo Instagram do Universo Retrô. O papo, inclusive, pode ser conferido no feed da plataforma.
Após o Retro Talks, rolou programação musical com Paty Presley e banda Pink Vigarista, seguida pelo concurso Miss Sororidade, organizado pela All Right Mama em comemoração ao mês da mulher, e banda Seedão e Os Destruidores de Arquivo.
Durante todo o evento, o público pôde conferir expositores de diversas marcas retrô no local. O projeto Classic Me Up também esteve presente cobrindo o evento e realizando mini ensaios fotográficos retrô.