Home > Destaque > Pin-Up de Março se despede do verão com editorial ensolarado em Paranapiacaba – SP

Pin-Up de Março se despede do verão com editorial ensolarado em Paranapiacaba – SP

16 de março de 2023, por Mirella Fonzar
Moda

Nossa Pin-Up do Mês de Março chega ao Universo Retrô acompanhada de um editorial retrô pra lá de ensolarado e divertido. Clicada em Paranapiacaba, São Paulo, pela fotógrafa Tainá Lossehelin, Lola Pin-Up (Vania Guedes) prova que o seu lema nas redes sociais faz todo sentido: “todo mundo é uma estrela e tem o direito de brilhar”.

Pedagoga, professora de educação infantil, fã de rockabilly e dos filmes de Elvis Presley e mãe de dois rapazes, no auge dos seus 40 anos, a paulistana Lola traz todo seu brilho para se despedir dos últimos dias do verão. Conheça a seguir mais sobre essa bela ruiva de cabelos cacheados, no nosso bate-papo exclusivo!  

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Qual foi a inspiração para fazer o ensaio para o Universo Retrô? Nos conte mais sobre o local das fotos.

Lola Pin-Up – Me inspirei na pequena vila operária de Paranapiacaba, em São Paulo, um lugar  lindo com uma arquitetura inglesa maravilhosa e cercada de muita vegetação. A vila foi construída para os operários na época da construção da linha férrea, atualmente o lugar é tombado e considerado patrimônio público. No meio da vila, bem no alto de um morro, fica a casa do engenheiro chefe da época, que hoje é um museu também conhecido como Castelinho. As fotos que mais gostei foram feitas exatamente na frente do Castelinho e foi bem difícil escolher as minhas preferidas. Um lugar perfeito para um delicioso piquenique, passeio em família no fim de semana e principalmente fazer lindas fotos em vários pontos da vila, não tem como não se inspirar!

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Há quanto tempo você curte o estilo Pin-Up? 

Lola Pin-Up – Na adolescência eu já achava o estilo lindo e me encantava quando assistia a filmes como  Grease, ou os clássicos do Elvis, mas apenas depois dos meus 30 anos que me identifiquei com o estilo e percebi que era o estilo perfeito para os meus gostos, e a mais ou menos 9 anos depois de um topete e uma bandana, passei a levar totalmente o retrô como um estilo de vida mesmo.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – O que te incentivou a gostar de vintage e ser uma Pin-up?

Lola Pin-Up – Além do Rockabilly que eu sempre achei incrível, não tem como não dizer que o incentivo veio dos filmes. É clichê, eu sei, mas é a mais pura verdade (risos). Quando eu  assistia aos filmes do Elvis, da Marilyn Monroe, entre outros clássicos, eu me imaginava ali dentro, na verdade isso ainda acontece! Me vejo usando os looks maravilhosos ou dirigindo um belo Cadillac, ou até dançando loucamente o Rockabilly com o mocinho do filme (risos). Basicamente o que me incentiva até hoje é exatamente isso: filmes, carros e música da época.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Como você definiria o seu estilo?

Lola Pin-Up – No meio das Pin-Ups temos aí, no mínimo, uns nove estilos, todos para mim são perfeitos e estou começando a explorar um pouco de cada, mas, sem dúvida, o meu preferido sempre vai ser o Rockabilly!

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Como você carrega o estilo em seu dia a dia?

Lola Pin-Up – Vou contar algo engraçado. Já chegaram a perguntar para o meu esposo se eu sou um Cosplay (risos). Pin-Up não é Cosplay! É a minha identidade, quem eu sou. Quando eu não estiver toda montada por conta da ocasião, com certeza, vou estar pelo menos com algum acessório, o delineado gatinho, sem contar que minhas tattoos já falam por si só e quem conhece de cara saca que sou uma amante do vintage! Sou professora de educação infantil, já cheguei a dar aulas toda montada no estilo, as crianças ficaram encantadas. Na minha casa também tenho alguns cantinhos retrô que adoro. Enfim, sigo plena e bem Pin-Up no meu dia a dia.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Você é mãe de adolescentes, certo? Como seus filhos enxergam o seu amor pelo estilo Pin-Up?

Lola Pin-Up – Sou mãe de dois adolescentes incríveis, parceiros em tudo. O primogênito Yan (22 anos) e o caçula Ygor (19 anos), eles super me incentivam. Também são amantes do rock ‘n roll e, às vezes, me acompanham nos rolês. Super me apoiam nos concursos Pin-Up, inclusive, levam os amigos deles para torcer por mim. É muito legal! Outra coisa boa é que estão sempre me presenteando com mimos vintage, pois o que eles gostam mesmo é me ver feliz, como eles mesmo falam “é da hora, mãe”.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Quais são suas maiores inspirações atuais e/ou do passado? 

Lola Pin-Up – Toda Pin-Up me inspira, principalmente, as minhas amigas Pin-Up que conheço hoje em dia. Tento absorver ao máximo tudo que posso delas, gosto de aprender e ainda estou em processo de evolução, então, presto atenção em cada detalhe. Quando comecei e ainda não conhecia Pin-Ups reais, eu me inspirava bastante nas cantoras Pitty, Christina Aguilera, Amy Winehouse, Gwen Stefani e Katy Perry, mas toda Pin-Up é inspiradora, na minha opinião.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – Você já participou de concursos de Pin-Up, certo? Como foram as experiências?

Lola Pin-Up – Sim, participei de alguns concursos. No começo, não foi uma experiência legal, mas acho que por minha causa mesmo. Eu ficava muito tensa e até séria demais; o frio na barriga é normal, claro, mas com tanta tensão eu esquecia do principal que é a diversão, então, comecei a trocar experiência com as meninas e aprendi a ficar menos tensa e aproveitar esses eventos para fazer amizades e aprender mais sobre a cultura vintage. Sem hipocrisia, claro que ganhar o primeiro lugar é bom e é a experiência que todas nós Pin-Ups queremos, mas tem que ser mais que isso. É bom participar e aprender a ser uma boa ganhadora, mas é melhor ainda aprender que mesmo não levando um pódio você não  perde nada, mas ganha evoluindo e aprendendo, para estar melhor na próxima vez.

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

Universo Retrô – As competições são algo que continuam te brilhando os olhos?

Lola Pin-Up – Sim, mas confesso que já pensei em parar com as competições, mas, como boa leonina que sou, gosto muito de me mostrar e aparecer (risos). As competições quando regadas a amizade, simpatia, ajuda, troca de experiência e sororidade são gostosas e importantes para o nosso amadurecimento como Pin-Up. Até o momento eu já consegui o terceiro lugar duas vezes e um segundo lugar, então está faltando o primeiro lugar, né? (risos). Não vou desistir assim tão fácil! Quero minha faixa de miss Pin-Up, então, bora correr atrás!

Lola Pin-Up Paranapiacaba
(Foto: Tainá Lossehelin)

FICHA TÉCNICA:

Modelo: Lola Pin-Up – Vania Guedes
Fotografia: Tainá Lossehelin
Locação: Paranapiacaba

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
Tatuadora Mirella Brizzi
Tatuadora paulistana Mirella Brizzi é a Pin-Up do Mês de Junho do Universo Retrô

Deixe um comentário