A barba por muito tempo foi sinal de homem que não se cuidava e era até aviso de reprovação em uma entrevista de emprego. Hoje, já existe um novo homem com uma nova cultura, que gosta de se cuidar tanto quanto a mulher. Além disso, a barba é sinônimo de virilidade e, para os homens que gostam de manter um estilo retrô, esse acaba sendo um elemento que complementa o visual.
Pensando nesse público, chegou no mercado a Sobrebarba, primeira marca brasileira de produtos para quem tem barba, com e-commerce oficial. A marca é a primeira 100% brasileira em oferecer produtos desenvolvidos especificamente para o cuidado da barba. À venda pelo site com entrega em todo o território nacional.
Publicitário e barbudo, Samuel Tonin, fundador da marca junto com a também publicitária, Fernanda Kawazoe, sempre achou difícil encontrar no Brasil produtos específicos para a os cuidados da barba, tendo de recorrer à compra de produtos importados. Percebendo que esse era um problema coletivo, em 2014 os sócios resolveram fazer uma pesquisa por diversas redes sociais para conhecer as opiniões e experiências de outros homens com barba.
Durante um ano, a participação ativa de mais de 20 mil seguidores foi crucial para a criação e desenvolvimento da marca: as opiniões destes futuros consumidores ajudaram desde o desenvolvimento dos produtos, de acordo com as necessidades de quem cultiva a barba, até em como deveriam ser as embalagens, essências etc.
A Sobrebarba apresenta uma linha de produtos, testados em barbas de verdade, formada por shampoo, balm, óleo de barba e cera de bigode, e aposta em matérias-primas naturais e de origem vegetal. Completa a proposta da marca uma seleção de acessórios, que inclui pentes de madeira de fontes responsáveis, fabricados manualmente, dente por dente.
O relacionamento próximo com o cliente é uma das principais preocupações dos sócios. Por isso, todo o processo de venda e atendimento é tratado como um diálogo informal entre amigos. Destas conversas com os clientes surgiram as “Mixtapes”, uma forma de compartilhar no site da Sobrebarba as histórias e projetos de outros homens com barba, sempre associados a uma trilha sonora feita por eles.
O negócio de produtos de cuidado masculino
Nos últimos cinco anos, o mercado de produtos para homem tem mudado consideravelmente com uma diminuição de vendas de produtos e aparelhos para barbear em contrapartida a um aumento de produtos para o cuidado pessoal voltados para o público masculino. Houve um crescimento de 15% desde 2008 nos Estados Unidos e de 17% na Europa, chegando até US$ 3,9 bilhões em 2013, segundo pesquisa da Datamonitor’s Consumer Product Launch Analytics.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), nos últimos cinco anos, o faturamento do setor de beleza masculino dobrou, passando de US$ 2,2 bilhões em 2008 para US$ 4,5 bilhões em 2013. O público masculino brasileiro é o segundo que mais consome, atrás apenas dos americanos.
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