Home > Destaque > Srta Jennie: Pin-Up do Mês leva feminilidade para oficina de carros

Srta Jennie: Pin-Up do Mês leva feminilidade para oficina de carros

12 de junho de 2024, por Daise Alves
Moda

Thaise, mais conhecida como Srta. Jennie é a Pin-Up do Mês do Universo Retrô e cria contraste ao levar feminilidade para um ambiente predominantemente masculino: uma oficina de carros. A pin-up posa ao lado de carros com um macacão que remete as operárias dos anos 40, mas com uma estética mais rockabilly e lindo vestido vermelho, inspirado no glamour dos anos 50.

Apaixonada pelo universo vintage, Jennie já participou e recebeu faixa em concurso de pin-up, atua no filme Intrépidos Voadores, que será lançado em breve, e integra o projeto Golden Girls, ao lado das pin-ups Miss Gennie e Lulu Cherry, inspirado no trio Andrews Sisters.

Continue lendo para conhecer mais a nossa Pin-Up do Mês.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Para começar, nos conte sobre o início da sua paixão pelo vintage.

Srta. Jennie: Meu pai teve Opalas durante minha infância e minha paixão por este universo começou nos carros antigos, depois quando comecei a ver os filmes dos anos 40/50 eu via as atrizes e pensava como pode as mulheres daquela época com tão menos recursos que nós serem tão belas!? Eu era fascinada, mas nesta época ainda não sabia o que eram as pin-ups. 

Foram muitos anos depois que descobri que tinham pessoas que amavam o estilo e eram adeptas… Mesmo eu seguindo e acompanhando algumas pin-ups e achar o estilo incrível, eu achava que não era para mim, que não combinava comigo. Foi quando vi uma publicação do The Pinup Project que dizia sobre a experiência de transformar mulheres normais em pin-ups que sai de Curitiba e fui a São Paulo fazer meu primeiro ensaio e a partir deste momento eu passei a ser adepta do estilo.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Qual sua década favorita e por quê?

Srta. Jennie: Minha década favorita são os anos 40. Apesar do início da década ser marcado pela segunda guerra mundial eu gosto muito da moda dos anos 40, mesmo tendo a dificuldade de ter racionamento de tecidos e a moda utilitária, era uma década em que as roupas eram feitas para durar, como as mulheres não conseguiam ter o guarda-roupa dos sonhos elas se expressavam através dos penteados, chapéus diferentes e abusavam da criatividade.

Nesta época, tinham muitas sessões nas revistas de “faça você mesma” ensinando a como aproveitar coisas que já tinham em casa para transformar em outra. Eu gosto deste espírito de resiliência, gosto também porque foi uma década que as mulheres puderam começar a vislumbrar mais oportunidades de trabalho e gosto de ouvir as histórias desta época.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Você participou do filme Intrépidos Voadores, pode nos falar sobre sua participação e do que se trata o filme? Já temos previsão de lançamento?

Srta. Jennie: O filme conta sobre o desembarque das tropas aliadas na Normandia, também conhecido como o Dia D, e mostra os eventos e planejamentos que ocorreram anteriormente para que isto acontecesse resultando na libertação da França e enfraquecimento da Alemanha, sendo crucial para a continuidade da guerra e derrota do nazismo.

No filme Intrépidos Voadores eu faço o papel de uma secretária: datilografando, atendendo telefones, tomando ditados e levando recados. O filme tem previsão de ser concluído ainda este ano.

Em paralelo ao filme, estamos gravando um curta que conta a história da Capitã Guilhermina Rodrigues Gomes (a Andréia, Sra Lulu Cherry, que já participou do pin-up do mês, contou um pouco sobre a história de sua tia).

Este curta conta a história de uma curitibana que vai à Itália para servir como enfermeira durante a segunda guerra mundial. Eu pessoalmente sou apaixonada pela história das enfermeiras pois estas mulheres foram mulheres muito corajosas, eram mulheres muito instruídas e que deixaram o conforto de suas casas para servir em outro país. 

(Foto: Bruno Carlesse)

Elas cumpriam escalas de trabalho de 12 horas, o inverno era rigoroso, outro idioma, diferenças culturais e as dificuldades que uma guerra ocasiona, diante de tudo isto o que vemos nos documentários, cartas e demais registros são mulheres fortes, gentis, que exerceram sua função com muito amor.

Eu me sinto muito honrada por poder participar como enfermeira deste curta. A Capitã Guilhermina será interpretada pela Genise e a produção do filme está ficando incrível! A Andréia usou os moldes originais do uniforme da tia dela para fazer os uniformes das enfermeiras e teremos cenas em um acampamento de guerra encenando um pouco da rotina das enfermeiras, o curta se chama Eu estive lá e tem previsão de ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Você está no Calendário de Pin-Ups da Ju Gouveia. Como se sente sendo uma verdadeira pin-up? Pode nos falar sobre essa experiência?

Srta. Jennie: Foi incrível! Eu como pin-up tinha este desejo de ser “pendurada” (risos). Eu adoro quando eu vejo o calendário nos lugares e sempre posto fotos marcando a pin-up do mês. O calendário foi uma ideia que a Ju Gouveia, junto com a Ivin tiveram quando se aproximou o final do ano, juntas elas tem o New Pinup e aproveitaram o material que já tinham de várias pin-ups aqui de Curitiba para fazer este calendário que ficou lindo!

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Você ganhou a faixa de Miss no Curitiba Custom Day. Foi seu primeiro concurso? Como se sente entrando para o time das Misses Pin-Up do Brasil?

Srta. Jennie: Em 2022 eu participei do SC Custom Show, mas fui extremamente tímida em minha performance, o Curitiba Custom Day foi meu segundo concurso e sou grata por ter superado minha timidez e ter feito uma apresentação que me orgulho é mais sobre vencer a mim mesma. Eu me sinto feliz por poder mostrar ao público um pouco desta cultura que eu amo, grata pelas pessoas que torceram por mim, que me parabenizaram de uma maneira tão calorosa, é mais sobre isto, entende?

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Para você, qual o maior desafio em manter o estilo vintage no dia a dia?

Srta. Jennie: O meu maior desafio são os penteados, porque eu adoro e adoraria usar mais no dia a dia mas não consigo pela falta de tempo, o que eu consigo e faço é topetes e um corte de cabelo que remete mais a época.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Qual a inspiração para seu ensaio para o Universo Retrô?

Srta. Jennie: Desde que começou as gravações de Intrépidos Voadores eu passei a explorar mais a pin-up em um ambiente de trabalho. Para este ensaio eu me inspirei nas operárias dos anos 40, o macacão mais soltinho, sapato oxford, eu fiz uma produção com uma pegada mais rockabilly, indo mais para os anos 50 e brinquei com este contraste de um ambiente predominantemente masculino que é uma oficina mecânica com a feminilidade da pin-up.

O interessante deste ensaio é que o vestido vermelho foi levado como peça reserva mas na hora começamos por ele, o contraste com os carros estava super legal, nos empolgamos e não vimos a hora passar. Como já estava quase na hora de irmos embora o ensaio com o macacão foi feito em 12 minutos, foi super rápido, mas ainda assim conseguimos captar a essência do que queríamos mostrar.

(Foto: Bruno Carlesse)

Universo Retrô: Quais são seus planos dentro da cultura retrô? Tem algum projeto?

Srta. Jennie: Este ano tem sido super legal com a participação no calendário, as gravações dos filmes, agora sendo pin-up do mês. Eu ainda tenho vontade de participar de alguns concursos pin-ups para poder desenvolver algumas apresentações que eu acho que seriam bacanas e também tenho vontade de conhecer vários festivais. De projetos eu, a Genise e a Andréia temos o Golden Girls e estamos planejando apresentações com o repertório das Andrews Sisters. Para osegundo semestre teremos essa novidade!

(Foto: Bruno Carlesse)

FICHA TÉCNICA

Modelo: Srta. Jennie

Fotografia: Bruno Carlesse @bruno.carlesse

Deixe um comentário