Home > Destaque > Pin-Up Mexicana: México é tema do Pin-Up Do Mês

Pin-Up Mexicana: México é tema do Pin-Up Do Mês

9 de novembro de 2020, por Daise Alves
Moda
Pin-Up Mexicana

Pin-Up Mexicana é o tema do Pin-Up do Mês de novembro. Coincidentemente, o mês de novembro é muito importante no México, já que é celebrado uma das datas mais importantes no país: o Dia de Los Muertos. 

Apesar do Dia de Los Muertos não ser o tema principal, a tradição mexicana é ilustrada neste ensaio em que a diva Miss Gennie traz todo o charme e glamour das mexicanas para esse editorial.

Miss Gennie é uma das primeiras mulheres da contemporaneidade a adotar o estilo pin-up aqui no Brasil, há mais de 20 anos. Na nossa entrevista, ela conta como tem sido toda essa trajetória, os momentos importantes ao adotar o estilo e como tem acompanhado a evolução aqui no Brasil. Confira:

Ensaio de Pin-Up Mexicana
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Você é uma das primeiras mulheres a adotar o estilo pin-up aqui no Brasil. Como foi descobrir esse universo quando ainda não tinham muitas referências? Como tudo começou?

Miss Gennie – Aquele estilo que eu admirava tanto nas ilustrações, revistas, filmes… Lá pelo ano 2000, comecei a perceber que eu mesma podia adotar, viver daquela forma que eu tanto amava, que existiam pessoas que se vestiam como as ilustrações das Pin-Ups, usavam aqueles penteados, era realmente um estilo de vida encantador!

Dali pra frente eu comecei a pesquisar, e vi que aqui no Brasil havia poucas meninas que curtiam esse visual, as fotos e tudo mais!  Nossas referências eram as Divas de Hollywood, as ilustrações e as gringas! Conheci a Ana Bandarra, que foi a primeira Pin-Up brasileira e foi uma grande inspiração pra mim, se tornou uma grande amiga e me batizou como “Miss Gennie”!

Não tínhamos opções de roupas como hoje, eu mesma sempre tive minha costureira que confecciona meus looks totalmente inspirados nos anos 40 e 50.

Naquela época, não era tão simples sair na rua com o cabelo estruturado, flores, half moon nails, roupas que não condizem com a época, ninguém entendia nada, alguns achavam estranho, mas eu sempre amei demais toda essa estética absolutamente feminina e sensual e nunca me importei!

Tive AMIGAS e PARCEIRAS como a Giovana Silvestri e a Juliana Robin, que me fotografavam quando quase ninguém fazia isso aqui pelas terras tupiniquins… eu mesma fazia a produção, cabelo, make, enfim, fazer isso passou a se tornar uma verdadeira paixão!

A música foi de extrema importância também… Meu tio Loris é o maior fã do Elvis que eu conheço, e desde pequena ele me influenciou e me ensinou a amar. Com isso fui conhecendo todas as outras bandas e artistas ligados à essa vertente, o que me inspirou ainda mais!

São 20 anos que minha paixão pelas Pin-Ups, tomou “vida”, saiu das ilustrações que eu colecionava e passou a fazer parte do meu dia a dia.

Miss Gennie em ensaio temático de pin-up mexicana
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Aliás, você deve ter acompanhado muitos momentos. Como tem sido acompanhar a evolução do estilo por aqui?

Miss Gennie – Sim, acompanho desde sempre! São muitas mudanças!

Quando comecei  a fazer ensaios, era algo muito diferente, causava muito impacto quando divulgávamos as fotos! Hoje, são muitas meninas e ensaios diários! Isso é muito bacana, mas confesso que sinto saudades daquela simplicidade toda.

As opções de  vestuário e acessórios hoje em dia são incríveis! As meninas que começaram agora estão no céu! (Haha).

Eu lutava para conseguir um tecido animal print por exemplo, era quase impossível!  Os arranjos de cabelo, eu mesma fazia e faço até hoje. Quem me conhece, sabe que lá por 2001 eu já tinha minhas coleções de arranjos… isso também me traz saudades!

Novas gerações de Pin-Ups, com belíssimas fotos , marcas de roupas incríveis à disposição… é de encher os olhos!

O Universo Retrô é algo que admiro demais! Hoje, as meninas que estão começando tem acesso à informações sérias, reportagens bem feitas, de qualidade e conteúdo para que ser Pin-Up não se resuma ao visual!

Muitas meninas novas dizem que sou uma inspiração para elas e isso me deixa absolutamente FELIZ! Para mim, ver toda essa geração, toda essa mudança é bacana à beça! Ver que aquilo que eu sempre amei, está cada vez mais forte aqui no Brasil, que tudo está mais acessível , é maravilhoso! 

Pin-Up com sombreiro mexicano
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Você já participou de diversos programas e foi destaque em vários veículos de comunicação sobre o estilo pin-up. Mas, acredito que entre os lugares que você já participou, o Programa da Hebe para divulgar o Calendário das Pin-Ups foi uma das experiências mais incríveis. Nos conte sobre essa experiência e como foi esse dia?

Durante todo esse tempo, tive o prazer de ser entrevistada por revistas como ISTO É e VEJA. Participei de programas de TV e muitos eventos voltados ao estilo, mas OBVIAMENTE, estar no palco do PROGRAMA DA HEBE foi uma das experiências mais incríveis da minha vida!

Eu, Ana Bandarra, Maria Clara (Cherry on Fire) e a Carol Malta fomos convidadas pela produção do programa, com a pauta: “Meninas que tem o hobby de fazer fotos inspiradas em Pin-Ups”.

As três foram do Rio para São Paulo e eu aqui de Curitiba! Chegando no aeroporto, o motorista segurando a placa escrito SBT e “Miss Gennie” já foi o máximo! (risos) 

Tínhamos um camarim com uma estrela na porta escrito: “Pin-Ups”! Canapés, espumante… memorável!

Ficamos em um camarim de maquiagem com vários artistas, mega ansiosas… o programa era AO VIVO!!!!!

Na coxia ouvimos ela nos chamar para o palco! Ah, que emoção!

A produção montou 4 mini cenários, cada uma ficou em um deles, fizemos uma performance enquanto a banda tocava uma música que era usada em uma das apresentações da Dita Von Teese.

Em seguida ela nos cumprimenta, faz perguntas relacionadas aos nossos ensaios que passavam no telão do palco. Tem como não se emocionar? Hebe elogiando  nossas fotos em um telão enorme, dizendo que nos admirava pelo nosso estilo e ainda me chamou de “gracinha”! (Hahaha)

Inesquecível…. pra sempre!

Ensaio temático de pin-up mexicana
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Inclusive, o projeto Garotas do Calendário 2010 foi o primeiro calendário de pin-ups aqui no Brasil dessa era mais moderna. Como foi realizar esse projeto?

Miss Gennie – Os calendários são o início de tudo, onde o termo Pin-Up passou a ser conhecido com as belas ilustrações de artistas incríveis da época.

Aqui  no Brasil, nada havia sido feito nesse sentido, então  eu, Ana e Maria Clara, nos unimos mais uma vez para realizar esse Projeto tão bacana! O calendário contava com 12 ensaios inéditos que foram expostos aqui em Curitiba, com  cobertura da RPC, Rio de Janeiro e São Paulo.

Era um calendário de mesa, em acrílico, super fofo! Todos que visitavam a exposição e garantiam seu calendário, recebia como brinde um monóculos (aqueles que a gente colocava o olho para enxergar, bem  vintage). Neles, tinham todas as fotos dos nossos ensaios!

Para mim, foi um enorme prazer fazer parte desse projeto, com amigas tão queridas e talentosas! Fizemos com muito carinho!

Participar do Primeiro Calendário de Pin-Ups do Brasil, foi DEMAISl!  Sinto um imenso orgulho! 

Pin-Up Miss Gennie em ensaio mexicano
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Você tem uma filha linda e percebemos que são bastante apegadas. Como ela enxerga todo esse universo? Ela é bastante influenciada por essa estética?

Miss Gennie – A Beatriz nasceu em um lar onde se respira o estilo dos anos 40 e 50! Meu marido Raphael Ballura é músico, foi um dos primeiros a adotar o estilo Rockabilly no Brasil na década de 90.

Nossa casa tem todas as características do nosso estilo, então, ela cresceu num ambiente onde o Papai usa um topete enorme e a Mamãe Victory Rolls, com roupas diferentes dos Pais dos amiguinhos, radiola tocando discos de vinil, enfim, ela gosta e curte bastante! Adora usar roupas como as minhas, é fã de penteados!

Ou seja, não tem como não ser influenciada! E ficamos felizes por ela curtir tudo isso conosco! Somos completos! 

Flores mexicanas
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – E como você percebe a influência dos novos ídolos dela que não têm a ver com esse estilo?

Miss Gennie – Ah sim! Mesmo ela tendo essa influência de estilo e música em casa, ela vive na época dela, curte as músicas que estão na moda dentro da sua faixa etária, tem seus ídolos…

Ela nos acompanha desde bebezinha em eventos, sempre vai aos shows do Papai, sente-se orgulhosa e se diverte muito!

Plantamos a sementinha, isso é importante! Porém, jamais vamos querer que ela siga nosso gosto, com o passar dos anos ela vai criar sua personalidade, mas temos certeza que essa essência vintage sempre vai estar dentro dela.

Flores Mexicanas
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Nos fale sobre a inspiração do seu ensaio para o portal.

Miss Gennie – Eu tenho uma grande admiração pela cultura mexicana, desde sua religiosidade peculiar, música, cores e alegria.

O estilo Rockabilly mesmo sendo tipicamente americano, possui muita influência latina. Assim como os americanos nas décadas de 40 e 50, os mexicanos seus vizinhos, estavam tendo os mesmos estímulos. Muitos artistas mexicanos fizeram sucesso nesse estilo musical.

O estilo Pin-Up pega uma carona totalmente ligada à música e também traz uma pitada de sensualidade latina.

Sai um pouco da minha zona de conforto, meus ensaios sempre foram voltados para o estilo americano. Adoro as pinturas de Jesús de la Helguera e me inspirei muito nas lindas mexicanas que ele retratava. María Félix, musa do cinema mexicano dos anos 40 e 50, também foi uma das minhas inspirações.

Toda essa latinidade e cultura singular, foram a minha inspiração para fazer um ensaio divertido, colorido, alegre e sensual.

Pin-Up Mexicana
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô  – Atualmente você tem feito algumas participações no Band Mulher para falar sobre cabelos. Nos fale sobre essa oportunidade.

Miss Gennie – Cabelos! Uma das minhas grandes paixões! O hair spray sempre esteve presente na minha vida.

Na época da escola, com 11/12 anos, eu acordava super cedo para fazer meu topete, a franja cortada por mim mesma, de uma forma toda especial, para um acabamento perfeito! Ou seja, sempre amei tudo que se relaciona com cabelo!

O Programa Band Mulher e minha grande amiga Ana Chu, carinhosamente me convidaram para um quadro falando sobre cuidados com os cabelos! Lá passei  receitinhas caseiras, dei várias dicas legais, falar sobre o que a gente gosta é sempre muito bom!

Me identifico muito com o programa, uma vez que ele é voltado para as mulheres com reportagens e entrevistas interessantes que agregam valor!

Temos muitos  planos para essa parceria!

Pin-Up Mexico
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Falando em cabelos, depois de muito treino e especialização em penteados vintage, você decidiu abrir o Hair Do Espaço Beleza, em Curitiba (PR). É possível viver de beleza vintage ou é preciso abraçar coisas mais modernas para manter o salão?

Miss Gennie – O Hair-Do é meu sonho realizado! Eu e a Fabiana minha sócia-irmã, estamos felizes e realizadas com nosso espaço de beleza que a cada dia se torna mais incrível!

Como já disse, sempre amei cabelos… cuidados, cortes, colorações e principalmente penteados que aprendi  sozinha, anos de treino, várias técnicas e muito amor!

O Hair-Do tem uma pitada vintage, afinal, a beleza dos cabelos das décadas passadas são extremamente inspiradoras e encantadoras! Nossa logo é totalmente voltada ao estilo retrô, algumas decorações e inspirações são voltadas para isso também! Mas não podemos nos prender à isso!

A maioria das meninas que curtem o estilo Pin-Up, acabam aprendendo sozinhas a fazer seus penteados! Faz parte do “ritual”! Enrolar os cabelos com bobs, criar seu penteado, o treino faz parte e é uma delícia!

Por conta disso, na minha opinião, não se consegue viver de beleza vintage. É uma demanda muito pequena e específica. Um salão é muito mais que isso, engloba todos os estilos de mulheres e seus gostos pessoais, além da moda, que querendo ou não influencia demais! 

As clientes que vêm até nós para um penteado moderno, passam  pela experiência dos bobs e lenço de cetim para estruturar o cabelo e acham o máximo!

O estilo vintage atrai! Encanta, dificilmente encontramos uma mulher que não sinta essa admiração ao menos!

Nós adoramos fazer as mulheres felizes, se sentirem bonitas, independente do estilo! Fazemos cortes e penteados voltados ao vintage, mas também estamos por dentde toda a tecnologia e modernidade!

Sombreiro mexicano
(Foto: Giovana Caldas Silvestri)

Universo Retrô – Para finalizar, qual a sua melhor lembrança relacionada a sua vivência com o estilo pin-up?

Não consigo citar apenas uma lembrança… Toda essa minha trajetória é extremamente importante prá mim, são 20 anos dedicados à um estilo e muito amor! É muito mais que o visual, ele expressa o que meu coração sente!

Eu me sinto feliz quando durmo de bobs, quando crio meus penteados, faço uma make com batom vermelho, delineado gatinho, unhas pontudas, cinta-liga, vestido vintage, ouvindo  rockabilly na radiola, esse momento de “se arrumar” me faz sentir-se feminina, empoderada. É sem igual é a minha essência!

Todos os momentos são boas lembranças! Desde o começo, quando eu descobri que podia me vestir como as mulheres das ilustrações, que pessoas tinham isso como estilo de vida, passando pelo meu casamento com penteado Victory Rolls entrando na Igreja com uma Banda tocando Elvis, todas as participações em programas, revistas, jurada de concursos até os dias de hoje… Me sinto cada vez mais enraizada e realizada dentro desse universo apaixonante!

Ficha Técnica

Modelo: Genise Strappazzon Ballura
Fotografia: Giovana Caldas Silvestri
Assistência: Josiane Dorneles
Cabelo, maquiagem, figurino: Genise Strappazzon Ballura 

Matérias Relacionadas
Jamilly Belladona busca inspiração nos amores da Segunda Guerra para o Pin-Up do Mês de Abril
Dany Bunny
Dani Van Rogers: Coelhinha da Playboy dos anos 60 é tema do Pin-Up do Mês de março
Miss Nikkie Doll
Miss Nikkie Doll é a Pin-Up do Mês com ensaio fotográfico em monumentos históricos das ruas de Goiânia (GO)
Pin-Up de Março se despede do verão com editorial ensolarado em Paranapiacaba – SP

Deixe um comentário