O mês de fevereiro da Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo, está repleto de cursos para os admiradores do cinema e da literatura. Vale ressaltar que todos os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site da Casa Guilherme de Almeida. Confira abaixo os cursos deste mês:
Um dos grandes destaques é o curso inédito sobre a vida e obra do cineasta Stanley Kubrick. Ministrado pelo jornalista Franthiesco Ballerini, nos dias 11 e 18 de fevereiro, das 10h às 17h, o curso mergulha na cinematografia do diretor, começando pela formação de seu olhar como fotógrafo, a escolha dos temas de seus filmes, o tratamento dos roteiros e a concepção fotográfica e de direção de arte em obras de ficção científica e filmes de guerra. O curso Stanley Kubrick: poesia e precisão no cinema também exibe trechos de todos os filmes de Kubrick, estudando referências e analisando suas proezas técnicas, estéticas e de linguagem que tanto colaboraram para o cinema mundial.
De 7 a 10 de fevereiro, das 19h às 21h, a escritora Mariella Masagão e o maestro Flávio Villar Fernandes abordarão as linguagens envolvidas no curso As linguagens do cinema: imagem, palavra e música. A ideia é analisar personagens, gênero e trama, dando destaque para a interação entre a imagem, o som na narrativa e o papel do músico na arte cinematográfica. Alguns dos filmes analisados serão “Um peixe chamado Wanda” (1988), de John Cleese e Charles Crichton, “Prenda-me se for capaz” (2002), de Steven Spielberg, “Morte em Veneza” (1971), de Luchino Visconti e “Um corpo que cai” (1958), de Alfred Hitchcock.
Os Haicais e poemas concretos também têm espaço no curso Poesia e síntese: haicai e concretos, nos dias 14 e 15 de fevereiro, às 19h, com o poeta e diretor da Casa Marcelo Tápia. Este breve curso focalizará o legado poético de Pedro Xisto (1901-1987), um dos participantes do movimento da Poesia Concreta brasileira, que produziu os poemas visuais da série Logogramas (1964-1966) e cerca de 1.500 haicais. A obra de Xisto será uma referência para discussões sobre a criação poética experimental da vanguarda do século XX, assim como de suas relações com a forma de poema breve oriunda do Japão, que motivou a adaptação do modelo a nossa língua por poetas como Guilherme de Almeida.
E na semana que antecede o Carnaval 2017, o curso Cinema, pandeiro e carnaval: um desfile pelas chanchadas da Atlântida, pelo cineasta Donny Correia, convida os alunos para passear pelas histórias das famosas chanchadas carnavalescas nos dias 21 e 22 fevereiro, das 19h às 21h. O curso falará da Atlântida Cinematográfica no Rio de Janeiro, a mais importante produtora desse gênero burlesco entre as décadas de 1940 e 1960. Serão exibidos trechos dos filmes “Carnaval no fogo” (1949),”Aviso aos navegantes” (1950), ambos dirigidos por Watson Macedo, e “Mulheres e samba” (1956), de Carlos Manga, para mostrar a importância da produção carnavalesca na evolução do cinema nacional.
Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
SERVIÇO
Casa Guilherme de Almeida
R. Macapá, 187 – Perdizes / Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943
São Paulo – SP
Inscrições gratuitas pelo site http://casaguilhermedealmeida.org.br