Tatiana Peloia, de codinome pin-up Taty Page, em homenagem a sua musa inspiradora Bettie Page, aproveitou o Mês da Mulher para enaltecer a sua carreira profissional, unindo assim suas duas paixões: a arquitetura e a estética pin-up.
Em ensaio clicado por Alex Fotografia, organização do projeto Classic Me Up, direção de Lady Orchid Royale e figurino All Right Mama, Taty traz o espiríto dos anos 50 com uma pin-up mais clássica.
Universo Retrô – Nos conte como iniciou seu contato com a estética pin-up.
Taty Page – Sempre curti o estilo retro, mas comecei a me ver pin-up quando assumi minha franja curtinha inspirada na diva Bettie Page. Depois da franjinha e recém separada, resolvi me dar de aniversário de 40 anos um ensaio pin-up. Queria me ver diva, bem bonequinha, como as pin-ups. Depois disso, me apaixonei de vez! Aprendi a dançar rockabilly, ir em shows e realmente encontrei meu estilo!
Universo Retrô – Seu nome pin-up é Taty Page e está sempre com a franjinha inspirada na rainha das pin-ups. Bettie Page é a sua musa inspiradora?
Taty Page – Com certeza ela é minha musa inspiradora. Mas, pra qual pin-up ela não é? Fico lisonjeada quando falam que me pareço com ela ou como já me chamaram algumas vezes “Bettie Page Tupiniquim” (risos).
Universo Retrô – Para você, o que significa fazer ensaios fotográficos?
Taty Page – Pra mim é uma forma de celebrar a mulher que me tornei, lutei muito pra ser ela. Fui mãe cedo, fiquei 19 anos casada, fiz bariátrica há 7 anos, me separei, consegui minha formação profissional mais tarde do que o esperado, mas nunca desisti. E, por muitas vezes, renasci, algumas nem sei como, mas hoje tenho orgulho do caminho que percorri. Pra mim, é libertador e gratificante, uma sensação que todo mundo deveria sentir ao menos uma vez na vida.
Universo Retrô – Qual temática de ensaio você mais curte fazer?
Gosto de novas propostas sempre! Como dizia meu pai, sou novidadeira! (risos) Mas amo Rockabilly, navy, army, hot rods, quase todos.
Universo Retrô – Como você conectou a arquitetura com a fotografia pin-up?
Taty Page – Quando comecei minha faculdade, eu e meus amigos fazíamos passeios pelo centro de SP, pra conhecer e estudar a arquitetura da cidade. Um deles é um ótimo fotografo e tirávamos muitas fotos, algumas sérias e outras nem tanto (risos), mas cada vez mais eu gostava de ver e de tirar essas fotos e quando surgiu a oportunidade de juntar as duas paixões em um ensaio, eu topei na hora.
Universo Retrô – Você consegue trazer a arquitetura retrô para o seu trabalho ou acaba não misturando as coisas?
Taty Page – Eu prefiro não misturar as coisas porque o projeto é pensando no cliente, nas necessidades e bem-estar dele! Mas, particularmente, me satisfaço quando o cliente curte o estilo e pede algo retrô. Nos dias de hoje, é tendência utilizar o vintage e o retrô na composição dos ambientes. As linhas modernas, as cores vibrantes e a mistura de materiais dos anos 50 são as preferidas para compor o layout.
Universo Retrô – Como você enxerga o estilo pin-up e a moda retrô aqui no Brasil?
Taty Page – Acho que é um movimento que vem crescendo aqui no Brasil, mas gostaria que fosse mais conhecido e mais valorizado como é lá fora em alguns países.
Universo Retrô – Para você, a música faz parte do estilo ou isso é algo indiferente?
Taty Page – Acho que a música é uma parte essencial do estilo! Na verdade para qualquer estilo. A música é um instrumento que ajuda a formar identidades, a fazer amigos e formar galeras. Pra mim o rockbilly faz parte de tudo, é inspirador, simplesmente adoro! Academia, projetando, dançando… Toda hora é hora!
Universo Retrô – Além do estilo, quais são suas inspirações musicais?
Taty Page – É clichê, mas amo o Elvis, de música, beleza, enfim… é o rei né! (risos) Tanto que tenho uma tatuagem dele na minha panturrilha. Mas fora ele, adoro Stray Cats, Frank Sinatra, Si Cranstoun, The Firebirds, entre muitos outros.
Universo Retrô – Para finalizar, quando a pandemia passar, qual primeiro show ou evento que você pretende ir?
Taty Page – Como não sabemos quando tudo isso vai passar, pretendo ir no primeiro evento que tiver. Mal posso esperar pra poder “aglomerar” novamente e dançar muito!
Ficha Técnica
Foto: @alexsfotografia
Organização: @classic_me_up
Direção: @ladyorchidroyale
Figurino: @allrightmamabelanizia
Óculos: @rubioticamaua2