Home > Destaque > Mamonas Assassinas: 25 anos sem dar rolês de Brasília Amarela

Mamonas Assassinas: 25 anos sem dar rolês de Brasília Amarela

2 de março de 2021, por Leila Benedetti
Música
Mamonas Assassinas

Há exatos 25 anos, os Mamonas Assassinas tiveram que dar adeus ao seu breve sucesso por conta de um desastre aéreo. No caminho de volta de um show em Brasília, o avião se chocou contra a Serra da Cantareira e devastou todo o país.

A banda foi formada em 1989 na cidade de Guarulhos (SP) com o nome Utopia. Sua sonoridade misturava gêneros aleatórios como o pop rock, sertanejo, brega, forró, pagode romântico e ritmos internacionais. Mas o tema das letras era uma só, o humor escrachado.

Porém, o sucesso só foi alcançado em outubro de 1994 quando a banda mudou seu nome para Mamonas Assassinas e gravou uma fita demo, que incluía os então futuros hits Pelados em Santos e Robocop Gay. Em 1995, Dinho, Júlio, Bento, Samuel e Sérgio já se viam participando de programas de grandes canais abertos, fazendo shows pelo país e lançando um álbum homônimo que vendeu mais de um milhão de cópias.

O enterro dos cinco integrantes só foi realizado dois dias após o acidente, no dia 4, por conta da investigação para identificar as vítimas. O impacto que o país sofreu com a morte dos Mamonas foi tão forte que mais de 65 mil fãs compareceram à cerimônia, que, aliás, interrompeu a programação normal dos canais de TV aberta para ser transmitida ao vivo, e algumas escolas suspenderam as aulas naquele dia para prestar luto.

Mesmo após a morte, os Mamonas continuaram sendo lembrados pelo público. No resto da década de 90, produtos licenciados da banda, como brinquedos, alimentos, vestuários e HQs, foram vendidos sob a autorização da família dos integrantes. Ainda foram lançados um CD-Rom, além de CDs e DVDs de shows ao vivo, documentários e especiais para a TV ao longo dos anos 2000.

Matérias Relacionadas
Cinebiografia dos Mamonas Assassinas
Cinebiografia de Mamonas Assassinas ganha primeiro teaser
Mamonas Assassinas
Mamonas Assassinas ganha tributo com show cover em São Paulo
Turma da Mônica e o Rock
Turma da Mônica e o Rock: 8 vezes em que rolou crossover no Limoeiro
Marimar
Marimar estreia no mês de março em horário nobre do canal VIVA

Deixe um comentário