Home > Destaque > Turma da Mônica e o Rock: 8 vezes em que rolou crossover no Limoeiro

Turma da Mônica e o Rock: 8 vezes em que rolou crossover no Limoeiro

28 de março de 2022, por Leila Benedetti
Música
Turma da Mônica e o Rock

Como a Turma da Mônica é sucesso por gerações, além de ser um dos ícones da cultura pop nacional, claro que ela faz referência a outros ícones do tipo em muitas de suas HQs, em especial no cenário do rock. São muitas sacadas cômicas e homenagens que passaram (e ainda vão passar) pelas pranchetas do Maurício de Sousa e listamos algumas por aqui, confira. 

A Turma da Mônica e suas referências com o rock

1 – The Bidus

Os Beatles já foram homenageados por diversas vezes pela turminha, seja a banda completa ou apenas um dos integrantes ao vivo interagindo com os personagens, aliás dois dos roteiristas da Maurício de Sousa Produções, Flávio Teixeira e Paulo Back, além do próprio Maurício, já assumiram ao público que são beatlemaníacos convictos. 

Mas, entre essas homenagens, o destaque maior vai para a historinha The Bidus, publicada na revista Mônica nº149 nos anos 90. Seu enredo é uma espécie de biografia da banda integrada por Bidu Macarta, Duque Estar, Manfredo Harrison e Bugu Lenon, cuja cidade natal é Liverpulga e é empresariada por Boxer Epistain. Com várias outras referências hilárias, como o Carrocinha Club fazendo alusão ao Cavern Club, por exemplo, essa homenagem não só diverte os fãs dos Beatles, como também arrancam “aaaawwws…” daqueles beatlemaníacos que também amam cachorros. 

The Bidus
(Paródia sobre a biografia dos Beatles é contada com os personagens da Turma do Bidu. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

2 – Ziggy Stardust

Essa foi especial para homenagear David Bowie e o seu alter ego Ziggy Stardust quando o artista morreu em 2016. Na história, o Astronauta pousa sua nave em um planeta misterioso e dá de cara com Ziggi Stardusti. Nota-se que nesta HQ o personagem especial foi muito bem desenhado, o rosto dele lembra muito bem o de David Bowie e o figurino é bem de acordo com os trajes usados na vida real. 

Não foram encontradas informações sobre em qual edição e em qual revista da Turma da Mônica essa homenagem foi publicada, só se sabe que o ano de lançamento é 2016. Então, se você tem a HQ guardada por aí, nos mande um comentário. 

Ziggi Stardusti
(Astronauta se encontra com “Ziggi Stardusti. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

3 – Guns n’ Roses

A Guns n’ Roses foi citada algumas vezes nas HQs da turminha, mas essas menções nos fazem questionar se o Maurício tem alguma rixa com a banda pelo fato delas não serem muito positivas. O que circula pela internet são duas histórias do tipo – uma do Rolo em que ele tenta impressionar, sem sucesso, uma garota tocando uma das músicas no baixo, e outra em que o Cascão quebra o clima do Cebolinha enquanto este escutava empolgadamente Sweet Child O’ Mine na vitrola.   

Guns n' Roses
(Pelo o que tudo indica, Maurício não é muito fã de Guns n’ Roses. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

4 – “Região” Urbana

Ainda, na mesma HQ em que Cebolinha exalta os “Ganzenlouzes”, Cascão afirma que a Legião Urbana…ou melhor, “Região” Urbana, é melhor que a banda liderada por AXL Rose

Região Urbana
(Cascão exaltando a “Região” Urbana. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

5 – Amy Winehouse

Amy Winehouse também dá as caras nas HQs da Turma da Mônica, mas não como ela mesma. Ao lado de outras personagens que lembram descaradamente Madonna e Lady Gaga, ela é um anjo rival do Anjinho durante um concurso de penteados no céu. Sob o título O Grande Concurso Angelical de Cabeleiras, essa HQ foi publicada em 2009 na revista Mônica nº33 da Panini Comics.  

Amy Winehouse
(Amy, Madonna e Lady Gaga no papel das Serafinas. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

6 – Mamonas Assassinas

A Maurício de Sousa Produções sempre ficou de olho no que é tendência entre os jovens e, quando os Mamonas Assassinas vieram, não foi diferente. Na revista Cebolinha nº113, publicado em 1996, o sucesso da banda foi tema de uma de suas HQs, protagonizada pelo Do Contra. Na história, a turminha aparecia com os trajes icônicos dos “Mamonas Assanhadinhas” e cantava constantemente trechos de seus hits.  

Segundo um texto escrito pelo próprio Maurício e publicado na mesma revista, essa HQ foi escrita em 1995, com os integrantes da banda ainda vivos, e tinha como objetivo inicial ser publicada aproveitando seu sucesso. Mas, com a morte repentina deles, a publicação, lançada em maio de 1996, acabou virando uma homenagem póstuma. 

Mamonas Assanhadinhas
(Os Mamonas ganharam homenagem póstuma pela Turma da Mônica. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

7 – Rita Lee

Sob o nome de Rita Lica, Rita Lee aparece como uma nova e misteriosa vizinha de Chico Bento na edição nº 57 da revista homônima publicada em 2011 pela Panini Comics. Na história Eu Não Acredito em Bruxas! (Mas que Elas Existem, Existem Sim!), o personagem e sua turma tentam investigar a senhora com suspeitas de que ela é uma bruxa.

Rita Lica
(Chico Bento e sua turma se encontram com “Rita Lica. | Arte: Maurício de Sousa prod.)

8 – U2

Mais uma vez a turminha faz referência aos Beatles em uma das clássicas edições da revista Parque da Mônica. Mas além do quarteto de Liverpool, a banda U2 também ganhou um espaço na edição nº165 publicada em 2006. Primeiro, quando os Bitous chegam ao parque e dão de cara com a turminha, eles são confundidos com a Iu Tu, além de Bingo (Ringo) ser confundido com Bongo (Bono Vox). Mais algumas referências sobre as músicas da banda depois, o próprio Iu Tu aparece no final. 

Iu Tu
(Iu Tu aparecendo no final de uma HQ. | Arte: Maurício de Sousa Prod.)

Sabe de mais alguma HQ da Turma da Mônica que faz referência com o rock? Comente. 

Matérias Relacionadas
Pérolas
Pérolas: joia clássica e atemporal fortifica sua presença neste outono/inverno 2024
Beatles
Images of a Woman: quadro pintado pelos Beatles em 1966 foi leiloado
Back to Black: Amy Winehouse ganha cinebiografia
Back to Black: Amy Winehouse ganha cinebiografia e já tem trailer, confira!
Demo 1: Marcos Vendramini
Demo 1: Marcos Vendramini lança EP solo com pitadas de classic e indie rock

4 Responses

  1. Renato Fernandes

    Tenho a revistinha que homenageia o David Bowie! Foi uma hq da Mônica, ed. 13 de maio/2016. A história que ilustra a capa é “O Ladrão das Horas”.

  2. Renato Lima

    Cebolinha e Cascão já fizeram uma banda cover de Secos e Molhados chamada “Os Abobrinhas “. E cantaram “No Rancho Fundo” para a Mônica, que caiu na gargalhada com os dois maquiados ?

  3. Renato Lima

    Cebolinha e Cascão já fizeram uma banda cover de Secos e Molhados chamada “Os Abobrinhas “. E cantaram “No Rancho Fundo” para a Mônica, que caiu na gargalhada com os dois maquiados ?

Deixe um comentário