Home > Destaque > The Rutles, a paródia dos Beatles criada pelos mesmos integrantes de Monty Python

The Rutles, a paródia dos Beatles criada pelos mesmos integrantes de Monty Python

17 de fevereiro de 2024, por Leila Benedetti
Música

Com o tremendo sucesso dos Beatles, foi inevitável surgir bandas que imitassem os fab-four e até mesmo paródias. Neste último caso, a paródia mais conhecida é o The Rutles, que começou como quadro de um programa humorístico, acabou fazendo sucesso e se tornou uma banda de verdade, mas ainda com tom de paródia. 

Criada em 1975 pelos comediantes já consagrados com o Monty Python, Eric Idle e Neil Innes (este último também músico), a banda, inicialmente, era fictícia e era uma das esquetes do programa Rutland Weekend Television, do canal britânico da BBC. Seu visual era bem fiel ao dos Beatles (com exceção da fisionomia dos integrantes, que era um tanto oposta), assim como a sonoridade, que era vinda de um repertório com músicas que lembravam às do quarteto, tanto na melodia quanto nas letras parodiadas.  

Mas a maior sacada de gênio de seus criadores vai para a distribuição dos papeis no elenco. É bem perceptível que a escolha de “quem interpreta quem” foi bem pensada, para se ter uma ideia, Eric e Neil deram vida à Dick McQuickly e Ron Nasty, que lembram Paul McCartney e John Lennon, respectivamente, por estarem na linha de frente do projeto. 

Quanto às analogias de George Harrison e Ringo Starr, estes são o sul-africano Stig O’Hara (interpretado por Ricky Fataar), o “Rutle quieto”, e Barrington Womble (John Halsey), que foi persuadido pela banda a trocar de nome para Barry Wom. Até o “quinto beatle” Stuart Sutcliffe não foi perdoado, ganhando uma analogia chamada Leppo Sitoncliff (Ollie Halsall), o “quinto Rutle” que saiu logo no começo por não saber tocar seu instrumento e dificultar o trabalho da banda. 

All Things Fall Down
(Paródia de All Things Must Pass, álbum solo de George Harrison. | Foto: Divulgação/The Rutles)

All You Need is Cash

Com o sucesso das esquetes da BBC, os Rutles ganharam um mocumentário (documentário com fatos fictícios, geralmente em tom de sátira ou paródia) em 1978 chamado All You Need is Cash, dirigido por Gary Weis, então diretor dos curtas do Saturday Night Live, e roteirizado por Eric. 

Lá é mostrado como os Rutles surgiram, a “Rutlemania”, a transição de fase deles para a psicodelia, as “Rutlettes” (destaque para uma versão da Yoko nazista) até chegar ao fim da banda e às carreiras solo. Fortemente baseado no estilo de comédia do Monty Python, este filme conta com humor ácido, caricato e tão bobo que nos faz cair na risada. 

Além disso, o mocumentário contou com participações de Mick Jagger e Paul Simon interpretando eles mesmos, além do próprio George Harrison, que não apenas ajudou na produção, como também fez uma ponta como um repórter de telejornal. Apesar de não ter feito sucesso nos EUA, All You Need is Cash foi muito bem recebido pelos britânicos e fez com que os Rutles ganhassem mais destaque entre os fãs de Beatles e a mídia em geral. O filme tem completo, legendado, gratuito e de boa qualidade no Youtube.

A reação dos Beatles

Sobre a reação dos Beatles, esta foi medianamente positiva. George já apoiava o trabalho de Monty Python antes do mocumentário. Já John recebeu o filme e sua trilha sonora antes do lançamento para aprovação e amou tanto que recusou devolver o material. Ringo não disse muito sobre a banda, apenas que ele gostava das cenas cômicas, mas não aprovava as cenas mais tristes. Entretanto Paul desaprovou a banda no início, mas um tempo depois ele mudou de ideia após ver que sua esposa Linda havia curtido. 

Uma curiosidade, que, aliás, virou até polêmica, é que Paul processou os Rutles por conta da música Get Up and Go, que não era apenas uma paródia, como também era quase que uma cópia descarada de Get Back. Este ato já havia sido previsto e alertado por John, e a tal paródia foi banida das faixas do disco da trilha sonora do filme.   

Pós mocumentário

The Rutles continuou firme e forte na ativa por décadas até 2019, quando Neil Innes morreu. Em 1996, três dos membros dos Rutles, Neil, John Halsey e Ricky, aproveitaram o lançamento do álbum Beatles Anthology e lançaram o Rutles Archeology. Assim como a obra parodiada, esta foi lançada com as clássicas músicas da banda na fictícia ordem cronológica. Eric Idle havia sido convidado para participar do projeto, mas recusou. 

Em 2003 os Rutles (agora com Eric incluso) lançaram mais um mocumentário, The Rutles 2 – Can’t Buy Me Lunch, que reconta toda a trajetória contada no primeiro filme, mas de forma mais atualizada para a época contemporânea. Em 2023, como forma de satirizar “a última música dos Beatles”, Now and Then, fãs dos Rutles pegaram a música Hard to Get, cantada por Neil Innes em um quadro paralelo ao dos Rutles no programa da BBC nos anos 70, e lançaram na internet como sendo “a última música dos Rutles”, com a mesma história da fita demo e do uso da inteligência artificial.   

Matérias Relacionadas
Beatles '64
Beatles ‘64: os fab-four ganham novo documentário da Disney+ com trailer já lançado
Seja Amor - Além do Destino
Seja Amor: Além do Destino anuncia versão “mantra” de single de estreia
Half - Aline Love & Club Band
Half: Aline Love & Club Band lança primeiro single em inglês e cheio de atitude
Black Jack
Black Jack lança álbum homônimo de estreia unindo hard rock com rock clássico

Deixe um comentário