Home > Destaque > Tweed Ride SP: Saiba como foi a última edição do evento

Tweed Ride SP: Saiba como foi a última edição do evento

23 de agosto de 2022, por Mariana de la Rosa
Eventos
Tweed Ride

No último dia 31 de Julho, aconteceu mais uma edição do Tweed Ride SP, marcando o alegre retorno do passeio ciclístico mais elegante que existe. A edição deste ano se revelou um sucesso. Realizado anualmente, tem sido, numericamente, o maior passeio do tipo no Brasil.

A concentração se deu às 9hs da manhã, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, onde os participantes puderam confraternizar e tirar fotos com suas bicicletas e figurinos, enquanto aguardavam a hora de saída do passeio. 

Destaca-se o clima descontraído de camaradagem entre os ciclistas. Qualquer ciclista é bem-vindo ao passeio, independente da sua idade, bicicleta que esteja pedalando ou figurino, o trajeto é leve e relativamente curto em função desses fatores.

Tweed Ride SP
(Foto:  Ivson Miranda)

Após um rápido informativo, se deu a partida do passeio, deslocando-se pelo centro velho de São Paulo, passando pelo Vale do Anhangabaú, Pateo do Collegio, Viaduto do Chá, Estação da Luz, onde ocorreram paradas para fotos e apreciação dos locais, terminando em um piquenique no Parque Jardim da Luz.

Nesta edição, além dos paulistanos e participantes de municípios próximos, tomaram parte no evento Gil Sotero, Will Odilon e Eric Elias Guimarães da organização do Tweed Ride Belo Horizonte (MG), que diferentemente do modelo anual, promovem seus passeios três vezes ao ano.

A adesão ao evento no pós-pandemia demonstrou que este não perdeu força na capital paulista, e que continua sendo uma excelente opção para quem curte história, arquitetura, moda vintage, bicicleta e boas conversas.

Tweed Ride
(Foto:  Ivson Miranda)

Em tempo: Está sendo cogitada uma nova edição do Tweed Ride SP ainda em fins de setembro deste ano, na época em que era promovido o passeio antes da pandemia.

Definição do Tweed Ride 

Criado em 2009 em Londres, quando um grupo de ciclistas resolveu pedalar resgatando vestimentas de inverno dos anos 20, 30 e 40, destacou-se o tweed, um tecido de lã utilizado em estações frias, sendo o passeio batizado de Tweed Ride ou Tweed Run, que ganhou o mundo com a mesma mensagem: a bicicleta é uma forma elegante de se deslocar pela cidade.

Em 2011, foi realizado o primeiro Tweed Ride SP, logo após o primeiro passeio do tipo no Brasil, em 2010 na cidade de Curitiba (PR). Atualmente, o Tweed acontece em cidades como Paris, Viena, Nova York, Madrid, Sidney, Berlin, Amsterdam, Estocolmo, Toronto, Copenhague, Moscou, Tóquio e outras.

Tweed Ride SP
(Foto:  Ivson Miranda)

No Brasil, existiram edições em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Atualmente, permanecem ativos os passeios nas capitais de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, além de ocorrer também nas cidades de Santa Cruz do Sul (RS) e Piraquara (SC).

O tweed ride associa três elementos

Moda

Através dos figurinos de época é incentivado o slow fashion, a cultura dos brechós, pois você não precisará fabricar uma roupa nova, poupando assim recursos naturais e financeiros. Inclusive, nesse quesito, é incentivada a participação de bicicletas antigas, com essa mesma lógica de reaproveitamento e para dar um charme a mais ao evento. Em algumas edições determinadas, são premiados os melhores e mais fiéis figurinos de época.

O estilo tradicional no tweed inglês é composto de roupas de inverno dos anos 1910 a 1950, feitas do tecido chamado tweed (que batiza o evento londrino, lá denominado de Tweed Run). Aqui nos trópicos não se limita às roupas de inverno, assim como outros tweeds pelo mundo em lugares mais quentes. A inspiração nesses casos também é do mesmo período, sem se restringir aos figurinos de estações frias.       

Turismo

O passeio provoca um reconhecimento da cidade, pois nos passeios são apontadas as construções marcantes, ressaltando o patrimônio histórico da cidade e incentivando sua preservação.

Mobilidade urbana

Através do uso da bicicleta para locomoção nos passeios, se provoca a conscientização de que é possível se locomover pela cidade de bicicleta no dia a dia, sem que se necessite ser um atleta ou ter bicicletas e roupas especiais, contribuindo para a diminuição da poluição e dos engarrafamentos, além de incentivar um estilo de vida menos sedentário.

Em resumo, é um passeio tranquilo em que podem ir amigos, familiares e bicicleteiros de todos os níveis. Ele desvincula a bicicleta do esporte, mostrando que é possível pedalar pela cidade com roupas e bicicletas comuns.

Deixe um comentário