No próximo sábado (18), às 16h, o Universo Retrô fará sua primeira Live Shop no perfil do Instagram da plataforma (@siteuniversoretro) para promover o Brechó das Editoras lançado como loja online em março deste ano.
O Brechó das Editoras surgiu a partir do Desapego das Pin-Ups, evento presencial feito em parceria com as criadoras da Scandal Clothing: Bianca Gouveia (Dracurella) e Larissa R. (Murder Queen), para desapegar de peças pessoais.
Com o início da pandemia e as limitações para fazer um evento físico, o portal decidiu abrir uma versão online do Desapego das Pin-Ups, criando assim uma loja online com vendas das peças de desapego, e também coleções exclusivas criadas pelo portal.
Como muitas peças ainda não foram publicadas no site, a Live Shop será a oportunidade para os seguidores, clientes e leitores vejam algumas peças em primeira mão e conferir como os produtos estão em bom estado.
Desapego durante a pandemia
“Antes mesmo da pandemia, já estávamos passando por um processo de desapego com muitas coisas que tínhamos no guarda-roupa. Seja por mudança de corpo, adaptação de estilo, peças que não faziam mais sentido para nós, por isso, criamos o ‘Desapego das Pin-Ups’, como forma de passar para frente peças que estavam em bom estado e poderiam fazer diferença na vida de outra pessoa”, afirma Mirella Fonzar.
“A pandemia só veio para impulsionar ainda mais essa transformação pessoal. Passando mais tempo em casa e precisando de menos roupa para sair, tiramos ainda mais peças do armário e queremos dar uma nova chance para elas”, completa.
De fato, a pandemia contribui para mudança de comportamento e consumo em relação à moda e mudou a percepção das pessoas em adquirir produtos usados. De acordo com levantamento do Sebrae, estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão, como brechós, tiveram um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. Além de questões financeiras, a preocupação com sustentabilidade e propósito contribuíram para esse crescimento.
O que é Live Shop?
Live Shop é uma estratégia de vendas para divulgar e vender produtos ao vivo, além de entreter o consumidor. Geralmente, a live acontece em algum canal da marca como Instagram e YouTube, os apresentadores mostram os produtos, tiram dúvidas sobre eles, falam de suas características e atributos, interagem com os seguidores e incentivam a venda, para que o produto seja comprado simultaneamente durante a live.
O consumo de vídeos já vinha crescendo antes mesmo da pandemia, e durante essa “paralisação do mundo”, as lives se tornaram alternativas para entreter, educar e informar o consumidor. Além disso, as vendas online também tiveram crescimento. Segundo dados da 42ª edição do Webshoppers, estudo sobre e-commerce brasileiro elaborado semestralmente pela Ebit | Nielsen, o e-commerce registrou crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020.
O crescimento das lives, aliado ao aumento das vendas online, foi a oportunidade para que expandisse esse novo conceito de vendas no varejo que aproxima e gera relacionamento com o cliente.
Serviço
Live Shop Universo Retrô
Desapego: Brechó das Editoras (Miss De-Lovely e Miss Daisy)
Onde: Instagram @siteuniversoretro
Quando: Sábado (18), às 16h