Home > Destaque > Em clima de Halloween, Murder Queen traz seu estilo horror para o Pin-Up do Mês de Outubro

Em clima de Halloween, Murder Queen traz seu estilo horror para o Pin-Up do Mês de Outubro

1 de outubro de 2018, por Daise Alves
Moda
Murder Queen

Iniciamos outubro divulgando o editorial da nossa Pin-Up do Mês Larissa R., também conhecida digitalmente como Murder Queen, uma horror pin-up brasileira. O ensaio, fotografado no centro de São Paulo, com a fotógrafa Renata Cândido, foi inspirado nos famosos lookbooks, geralmente fotografo em cidades, e mostra a verdadeira essência da nossa pin-up, que ama a estética horror retrô.

Ela, que também é embaixadora da festa de anos do Universo Retrô Halloween Vintage Partyfala sobre suas paixões, o crescimento do estilo  no Brasil e suas parcerias, principalmente com a marca Kat Von Beauty, da famosa tatuadora Kat Von D.

Universo Retrô – Como surgiu a sua conexão entre horror e o estilo retrô?

Murder Queen – Eu sempre fui apaixonada pela estética gótica, por filmes de terror e pelo estilo retrô/pin-up, mas foi apenas há alguns anos que descobri como unir tudo isso e expressar os meus gostos num único estilo que realmente manifestasse minha personalidade. Desde criança quando comecei a me interessar por música eu já me identificava muito com o estilo gótico, e me mantive exclusivamente nessa linha até uns 15 anos de idade. Sempre usando muito preto, coturnos e camisetas de banda.

Mas ao mesmo tempo também sempre me interessei muito pelo estilo pin-up/retrô, sempre fui apaixonada por história da moda, amo muito estudar e conhecer o passado. Achava muito lindo, mas não me identificava muito com as pin-ups cheesecakes mais tradicionais, coloridas, estampa de cerejinha etc. Foi só quando eu fiz uns 16 anos que descobri que eu poderia unir esses dois universos e me encontrei ali no meio.

Como também sempre fui apaixonada pelo Halloween e por filmes de terror também encontrei minha inspiração nesse mundo, e acabei incorporando também esses elementos no visual e senti que finalmente me encontrei nessa linha.

Murder Queen

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – O estilo horror pin-up é um dos que mais cresce no Brasil. Porque você acha que o estilo está crescendo e tem tanta identificação?

Murder Queen – Eu não fazia ideia que as horror pin-up fossem se popularizar tanto aqui no Brasil, e de uma hora pra outra! Comecei a me interessar e me identificar com esse estilo acredito que lá pra 2010, mas nessa época não existia nenhuma loja por aqui com peças que eu gostava, então era uma luta pra economizar e conseguir importar qualquer coisa para compor o estilo.

Eu acabava montando uns looks mais básicos e focando em algum sapato, acessório diferente, na maquiagem, no cabelo. Levei muitos anos pra conseguir ficar mais ou menos feliz com o meu guarda-roupas (risos). Hoje em dia acredito que como tem surgido cada vez mais marcas nesse estilo aqui facilitou MUITO para quem gosta conseguir se vestir assim, e também para popularizar mais o estilo.

O Instagram também torna muito mais fácil de encontrarmos referências e inspirações. Apesar de em outros países como nos EUA e na Europa o estilo já ser mais popular há uns anos, aqui no Brasil as pessoas ainda não conhecem muito, e acho que tudo o que é novo chama muita atenção.

Murder Queen

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – Quais são suas referências nesse estilo?

Murder Queen – Minhas primeiras referências encontrei nos filmes de terror e no Halloween, e também em personagens como a Elvira e a Morticia Addams. Até hoje acho A Família Addams uma das séries/filmes mais geniais que já fizeram, lembro de assistir quando pequena e enquanto todo mundo achava muito engraçado/caricato eu só queria ter aquela vida pra mim (risos).

Hoje em dia procuro buscar minhas referências no passado mesmo, sempre gostei muito de pesquisar e estudar moda e sou apaixonada principalmente pelas décadas de 30, 40 e 50. Tento me inspirar nas silhuetas, acessórios, penteados… também sou louca pelo burlesco e a estética fetichista. Então passo muito tempo buscando inspirações e estudando tudo o que já foi feito no passado para descobrir como trazer isso para os dias de hoje e traduzir à moda contemporânea.

Gosto muito de estudar sobre as atrizes e modelos dessa época, personagens dos filmes de terror e também dançarinas do burlesco. Mas, é claro, que o Instagram também ajuda muito a encontrar outras meninas que são adeptas ao estilo, me inspiro muito na Micheline Pitt, na Mosh, Dita Von Teese, Vintage Vandal, Acid Doll, Dina Morti, Lady Munster, Alexandra Amethyst… são muitas meninas maravilhosas!

E na minha horror twin Dracurella, claro <3 Infelizmente acho que ainda estou bem longe de ter o guarda-roupas dos meus sonhos, mas aos pouquinhos vou conseguindo chegar cada vez mais próxima do meu objetivo.

Murder Queen

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – Qual foi sua inspiração para o ensaio do Pin-Up do Mês?

Murder Queen – Fazia muito tempo que eu queria fazer um ensaio mais urbano, na rua mesmo, estilo as fotos da Rachel Ann Jensen (do antigo blog Chicago Chic). Eu recebi algumas peças da loja Unique Vintage e queria muito fotografar nesse estilo lookbook. Quando vocês me convidaram para ser a pin-up do mês de Outubro (que honra!) achei que seria a oportunidade perfeita.

Também pensei em fazer um ensaio realmente temático de Halloween, mas achei que seria mais interessante mostrar o meu estilo de uma forma mais real para as pessoas entenderem que essa sou eu mesmo, realmente me visto dessa forma na rua e o estilo não é uma fantasia. Então preferi compor um look mais clássico e deixar a questão do Halloween nos detalhes.

Conversei com a Renata e ela amou a ideia, ainda sugeriu que fizéssemos as fotos no centro de São Paulo. A arquitetura de lá é maravilhosa, acho que o ensaio expressou muito bem o que é ser uma horror pin-up aqui em São Paulo, amei o resultado e fiquei muito feliz por ser a pin-up do mês!

Murder Queen

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – Você é embaixadora da Halloween Vintage Party do Universo Retrô, ao lado da Dracurella. Como está sendo fazer parte desse evento, desde a organização a representação?

Murder Queen – Um sonho se realizando, e muita correria! Desde que eu conheci a Dracurella e nos tornamos amigas nós planejamos fazer uma festa de Halloween juntas, sempre foi algo que imaginamos os mínimos detalhes. A parceria com o Universo Retrô ajudou a tornar tudo isso possível, e é muito legal trabalhar ao lado de mulheres tão incríveis.

Junto com a Daise e a Mirella, eu e a Bianca estamos cuidando de todos os detalhes e participando de tudo na organização do evento. Tudo o que vocês verão na festa tem um pouquinho de cada uma de nós.

Estamos há vários meses planejando tudo e é muito incrível ver todas as ideias finalmente tomando forma. Vocês não tem ideia do que estamos preparando para essa noite! Estou quase sem dormir aqui de tanta coisa acontecendo, e eu e a Dracurella temos nos empenhado bastante na parte da decoração que é algo que gostamos muito de fazer.

Ser embaixadora do evento também é maravilhoso, o Halloween é minha época favorita do ano e fico muito feliz em poder representar isso. Espero encontrar todos vocês por lá, receberemos os convidados com muitos doces e travessuras.

Murder Queen

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – Você tem sido referência para quem segue esse estilo e tem tido grande reconhecimento, inclusive, de marcas estrangeiras como a Kat Von D Beauty. Como tem sido lidar com esse reconhecimento?

Murder Queen – Isso tudo me deixa muito, mas muito feliz! Eu nunca imaginei que pudesse virar referência no estilo, ainda é muito surreal para mim. A melhor parte é com certeza receber mensagens de tantas meninas dizendo que se inspiram em mim, e que eu as ajudei a resgatar a auto estima, a vaidade, que de alguma forma ajudei a se sentirem melhores consigo mesmas. Isso pra mim é algo que não tem preço, e tenho muito carinho por todo mundo que acompanha o meu trabalho e sou muito grata mesmo.

O reconhecimento de marcas que admiro também é maravilhoso. O contato com a Kat Von D definitivamente tem sido a minha maior conquista até hoje, às vezes ainda não consigo acreditar que a marca me proporcionou a melhor viagem da minha vida e fez questão de me levar de outro continente até Los Angeles por acreditar no meu trabalho e admirar quem eu sou.

Inclusive essa viagem acrescentou muito também no meu estilo, tive a oportunidade de conhecer brechós maravilhosos, ver de pertinho muitas peças incríveis das décadas de 40 e 50, pude conhecer de perto a história de Hollywood e sentir um pouco do gostinho do glamour dos anos dourados. Visitei os cemitérios onde estão enterradas a Maila Nurmi, a Bettie Page e a Marilyn Monroe. Foi realmente uma experiência muito enriquecedora!

Horror Pin-Up

(Foto: Renata Cândido)

Universo Retrô – Por fim, qual sua dica para quem está investindo nesse estilo?

Murder Queen – Muita pesquisa! Acho muito importante pra quem se interessa pela moda retrô a realmente conhecer as décadas passadas, pesquisar silhuetas, modelagens, estilos, acessórios, penteados… O que vemos hoje em dia são releituras de tudo aquilo que já foi feito, então apesar de ser muito incrível ter acesso a uma infinidade de referências atuais, é muito legal também ter repertório para criar suas próprias versões. Depois que você se encontra no próprio estilo fica tudo muito mais fácil.

Hoje em dia aqui no Brasil está muito mais fácil para quem está começando, muitas lojas e marcas já tem peças que se encaixam no estilo (confiram o guia de compras do Universo Retrô!) e também muitas meninas fazem peças totalmente personalizadas e sob medida. Muita coisa linda! É só usar a criatividade, dá pra ter bastante coisa incrível e sem pesar muito no bolso. Outra dica que eu sempre dou é maquiagem. Uma maquiagem bem feita faz qualquer look ficar muito mais incrível!

FICHA TÉCNICA
Fotos e cabelo: Renata Cândido
https://www.instagram.com/renatacandido.foto/
Modelo, produção e make: Larissa R./ Murder Queen
https://www.instagram.com/murderqueen/
http://murderqueen.com.br/
Saia: Unique Vintage
Top: handmade/ acervo pessoal
Broche aranha: Kreepsville 666
Sapatos: Bettie Page Shoes

Matérias Relacionadas
Pin-Up Taco de Baseball
Com olhar esportivo, baseball é a temática do Pin-Up do Mês com Miss Salty
Dj
Conheça os DJs que irão discotecar na Halloween Vintage Party
Halloween Vintage
Concorra a um par de ingressos para a Halloween Vintage Party
Pin-Ups
Com suéteres temáticos, editoras do UR posam ao lado de Dracurella e Murder Queen em ensaio de Halloween

Deixe um comentário

5 × 2 =