Home > Destaque > Yanca Alvim é a Pin-Up do Mês de novembro do Universo Retrô

Yanca Alvim é a Pin-Up do Mês de novembro do Universo Retrô

17 de novembro de 2023, por Daise Alves
Moda
Yanca

Yanca Alvim, também conhecida como Pinup Grrrrl no Instagram, é historiadora e cientista social e entusiasta da estética vintage, principalmente entre os anos de 1940 e 1950. Residente de Goiânia, cidade de Goiás,  no centro-oeste do país, com frequência ela compartilha seus looks, tutoriais de penteados vintage e suas inspirações na moda e no cinema. 

Preparados para conhecer ainda mais a nossa Pin-Up do Mês? Veja a seguir esse ensaio belíssimo, clicado pela fotógrafa Tainá Lossëhelin, no Belle Epoque, em São Paulo, no melhor estilo Old Hollywood.

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Vemos muitas referências de Marilyn Monroe em você; cabelo, roupas, etc. Acertamos? Qual é a sua maior referência de estilo? 

Yanca Alvim – Acertaram. Ela é uma das minhas maiores referências no estilo. Além disso, eu gosto bastante dela como atriz, acho ela muito engraçada e me sensibilizo muito com sua história também; ela foi bem injustiçada na sua carreira e teve muitas dificuldades na vida pessoal.

Mas, além da Marilyn, eu me inspiro muito em outras atrizes da Old Hollywood – como a Jayne Mansfield, a Diana Dors, a Mamie Van Doren, a Brigitte Bardot, a Rita Hayworth, a Betty Grable etc – e, na atualidade, as minhas maiores referências são a Mosh e a Dita.

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Como você definiria seu estilo?  

Yanca Alvim – Eu me defino como uma Pin-Up, mas eu gosto de todo o universo vintage de modo geral. Dentro do estilo Pin-Up, eu gosto bastante da estética da Old Hollywood, mas também amo a maneira como as pessoas se vestiam no seu dia a dia nos anos 40 e 50, inclusive as grandes atrizes. Ultimamente, eu tenho gostado de incluir alguns elementos de outras estéticas retrôs, como o Dark Academia e o Cottagecore.

Além disso, eu adoro experimentar coisas novas, como penteados e maquiagens dos anos 60. Para mim, uma das grandes magias do estilo vintage é poder se transportar para inúmeras décadas através da vestimenta, do cabelo e da maquiagem. 

Pinup Yanca Alvim
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Você é historiadora, certo? Algo que tem tudo a ver com o vintage. A sua profissão surgiu antes ou depois de adotar o estilo Pin-Up? 

Yanca Alvim – Isso. Eu comecei a me interessar pela História e tive contato com o estilo Pin-Up mais ou menos na mesma época, na minha adolescência, mas o interesse por cada um teve motivações diferentes. A minha paixão pela História surgiu por causa dos meus professores e também porque eu reconheci nela uma maneira de compreender o nosso tempo presente. Já a minha atração pelo estilo Pin-Up surgiu de uma admiração pela estética do passado, tanto de objetos de decoração quanto pelo modo como as pessoas se vestiam. 

Yanca Alvim
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Há quanto tempo aderiu ao estilo Pin-Up e qual foi a sua maior motivação? 

Yanca Alvim – Eu tenho 26 anos e aderi ao estilo em 2017. Eu já conhecia a estética há alguns anos, mas só decidi aderir de verdade quando percebi que haviam mulheres no Brasil que se vestiam assim e lojas brasileiras em que eu podia comprar as roupas e acessórios que precisasse. 

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Conta pra gente como começou o seu interesse pelo universo das Pin-Ups e da cultura vintage?

Yanca Alvim – Me lembro que quando era criança e adolescente haviam algumas cantoras pop que faziam várias referências ao estilo Pin-Up, como a Katy Perry e a Cristina Aguilera, e eu achava muito lindo. Além disso, eu já gostava bastante de artigos de decoração e carros antigos. Meu bisavô tinha uma geladeira vermelha (acredito que era dos anos 50) que eu era muito apaixonada.

Na internet, eu costumava assistir aos tutoriais da Cherry Dollface sobre penteados e looks e ver mulheres da gringa que se vestiam no estilo, mas não imaginava que algo assim existia no Brasil ou que era possível. Muitos anos depois, eu percebi que haviam algumas meninas aqui que se vestiam assim, então eu decidi aderir também. 

Yanca Alvim em ensaio Old Hollywood no Belle Epoque
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Você também é uma grande fã de cinema clássico e musicais, certo? Dá pra citar algum filme, atriz e ator preferido? 

Yanca Alvim – Sim, musical é o meu tipo de filme favorito e eu amo os da Old Hollywood. Até o momento, os meus filmes favoritos são Singing in the rain (1952), Funny Face (1957), Summer Stock (1950), Viva Las Vegas (1964), Funny Girl (1968), Sweet Charity (1969), West Side Story (1961), Cover Girl (1944), Gentlemen Prefer Blondes (1953) etc.

Entre os atores e atrizes, eu gosto bastante do Gene Kelly, da Marilyn Monroe, da Rita Hayworth, da Debbie Reynolds etc. Eu acho interessante que, apesar dos inúmeros problemas que havia nos bastidores, os artistas eram muito completos: eles atuavam, cantavam e dançavam. 

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Seu estilo é super clássico, mas você também vira e mexe faz vídeos tutoriais de cabelo, por exemplo, para o Instagram, ou seja, mistura o passado com o presente super bem. Você é do tipo que gostaria de voltar no tempo ou está bem onde está?

Yanca Alvim – Apesar de amar o estilo Pin-Up e a cultura vintage, eu não voltaria no tempo. Minha admiração pelos anos 40, 50 e 60 se restringe à estética desses períodos e não aos seus valores dominantes. Talvez eu voltasse para viver algum momento muito específico, mas não gostaria de viver nessas épocas.

Assim como hoje as pessoas no geral tendem a valorizar sobremaneira o presente como o “melhor dos tempos” em relação ao passado, nós que compartilhamos de uma cultura vintage, geralmente, nos inclinamos à romantização do passado e à depreciação do presente, mas isso pode ser perigoso. 

Yanca Alvim em ensaio Old Hollywood
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – O estilo é algo que você leva para o seu dia a dia ou só para ocasiões especiais?

Yanca Alvim – No dia a dia, eu já tentei manter por completo o estilo, mas eu não consigo e acredito que está tudo bem. Então, atualmente eu tento manter sempre algum elemento, como o cabelo, as unhas ou algumas peças de roupas. Mas, sempre que saio de casa, seja para um almoço de família, um cafezinho com as amigas ou um cinema, eu gosto de me produzir. 

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – Como você enxerga a aceitação do estilo Pin-Up na sua cidade?

Yanca Alvim – Pessoalmente, eu acredito que as peças aceitam bem, eu nunca recebi olhares julgadores ou palavras ofensivas. Ao contrário, as pessoas sempre me elogiam e admiram bastante o estilo. Em várias ocasiões, falam que eu lembro a Marilyn Monroe ou aquelas mulheres de propagandas e filmes antigos. Mas, eu percebo também que as pessoas geralmente não identificam o estilo como sendo um “estilo Pin-Up”. 

Yanca Alvim
(Foto: Tainá Lossëhelin)

Universo Retrô – E a cena vintage em Goiânia? É algo que você acredita que tem crescido? Qual a sua percepção local?

Yanca Alvim –  Como disse a Monyk na sua entrevista, eu acredito que a cena é bem tímida. O que eu percebo nesse pouco tempo em que faço parte da cena é que muitas pessoas se interessam no início, mas logo abandonam. Acredito que isso acontece pela dificuldade em manter o estilo ou pela falta de uma identificação mais profunda com a estética, a música, o cinema etc. 

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Ficha Técnica

Fotografia: Tainá Lossëhelin

Locação: Belle Epoque

Deixe um comentário