Home > Destaque > 10 mulheres que estão na terceira idade e são ícones de estilo

10 mulheres que estão na terceira idade e são ícones de estilo

15 de fevereiro de 2016, por Daise Alves
Moda
Linda Rodin

Os amantes da cultura retrô são grandes admiradores do início do século XX. A inspiração pela moda e comportamento é buscada principalmente entre as décadas de 20 a 60. Referências de beleza dessas décadas, as garotas que nasceram naquelas épocas já chegaram à terceira idade.

Mesmo com a tendência de que as pessoas estão envelhecendo cada vez mais tarde e que os idosos têm mais disposição e energia, essa fase da vida ainda tem pouca representatividade na mídia e está bem distante do mercado da beleza.

Mas indo contra aos padrões ditados pela indústria da moda, essas senhoras acima dos 60 anos hoje são reconhecidas por sua autenticidade e estilo. Elas têm uma carreira consolidada não só no mundo da moda, mas também nos setores de design, artes e empreendedorismo. Confira:

Linda Rodin – Modelo desde a década e 1960, Linda foi editora de moda da revista Harper’s Bazaar e conselheira de moda de artistas como Madonna e Giselle Bündchen. Depois dos 60 anos, ela criou sua própria marca, a Rodin Olio Lusso, com óleos, cremes, perfumes e outros produtos de beleza. Linda não fez nenhuma plástica e valoriza seus cabelos brancos.

Linda Rodin (

Linda Rodin não tem nenhuma plástica e adora seus cabelos brancos (Foto: Reprodução)

Beatrix Ost – Escritora, atriz, designer e produtora, Beatrix é originalmente alemã, nascida nos anos 40, mas atualmente vive na cidade de Charlottesville, nos EUA. Beatriz tem grande influencia nas artes e na moda, sendo um grande símbolo de elegância.

Beatriz, influente nas artes e na moda

Beatriz Ost fotografada em Nova York por Danielle Kosann. Beatrix está usando vestido de Alexander McQueen. (Foto: Reprodução)

Iris Apfel – Atualmente com 94 anos, Iris é designer de interiores e apesar de nunca ter sido estilista, modelo ou editora de moda, é ícone de estilo e autenticidade. Ela, que é famosa pelos seus óculos redondos e gigantes, é um exemplo de como envelhecer bem. Já na velhice, ganhou uma exposição sobre suas roupas no Metropolitan Museum; apresentou peças de seu guarda-roupa para o livro “Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel”; fechou parceria com a M.A.C para lançar uma coleção de maquiagem; foi capa da “Dazed & Confused” entre outros.

Iris Afpel para Newsweek

Iris Afpel para Newsweek (Foto: Jennifer Livingston)

Carmen Dell’Orefice – Carmen, atualmente com 84 anos, é a modelo de mais tempo em atividade no mercado. Ela já representou grandes marcas como Vivienne Westwood, Dior, Jean Paul Gaultie, entre outros. Também é atriz, tendo participado de alguns filmes e documentários.

Carmen

Carmen Dell’Orefice, modelo de mais tempo em atividade no mercado (Foto: Reprodução)

Sarah Jane Adams – Com 60 anos, Sarah é dona da marca de jóias Saramai. Ela faz parte do time de mulheres que acredita que não há idade para se vestir como deseja e ser feliz assim. Sarah adora publicar suas produções despojadas e divertidas no Instagram.

Sarah

Sarah conhecida por ter um estilo divertido e despojado (Foto: Reprodução)

Nazaré Pinela – Portuguesa, moradora da região de Sintra, Nazaré tem um estilo bem retrô. Ela adora coisas antigas desde os 15 anos e é apaixonada pelos anos 40 e 50, além de ser uma garimpadora de brechós. No seu guarda-roupa há muitos creepers, vestidos e acessórios com inspirações tiki e rockabilly. Atualmente, ela tem um estúdio de tatuagem com seu marido Eduardo Pinela, no qual ela é body piercing.

Nazaré Pinela para o Lisboa Vintage

Nazaré Pinela para o Lisboa Vintage (Foto: Mariza Seita)

Yasmina Rossi – A modelo francesa de 59 anos tem quebrado alguns padrões de beleza. Ela começou a carreira com mais de 20 anos, mas foi aos 45 anos, quando se mudou para Nova Iorque, que teve a oportunidade de ser destaque da campanha da marca Macy’s e fez seu nome internacionalmente, depois de conseguir um trabalho como modelo da Marks & Spencers na Europa. Sua beleza clássica é realçada pelos seus longos cabelos branco e corpo de garota.

Yasmina

Yasmina, conhecida por sua beleza clássica e longos cabelos branco. (Foto: Reprodução)

Ilona Royce – IIona é professora de artes plásticas e conhecida pela sua simpatia, estilo ousado com cores vibrantes, cabelos vermelhos e longos cílios (feitos por ela com seu próprio cabelo). Ilona diz que sempre buscou ser linda, ao invés de ser jovem eternamente.

IIone Royce

IIone tem os cílios feitos por ela com seu próprio cabelo (Foto: Reprodução)

Joyce Carpati – Refinada, Joyce vive em um elegante apartamento em Manhattan. Ex-diretora de beleza, moda e publicidade da revista Cosmopolitan, Carpati possui muita experiência na indústria da moda. Seu estilo oscila entre Sophia Loren e Audrey Hepburn, e ela ainda conta com um colar de pérolas adornando seu pescoço.

Joyce

Joyce, refinada e elegante (Foto: Reprodução)

Jacky O’Shaughnessy – Com mais de 60 anos, Jacky O’Shaughnessy é uma das responsáveis por mudar os padrões de beleza da moda. Modelo da marca American Apparel, Jacky, com seus olhos claros, boca carnuda e cabelos brancos, ganhou grande destaque ao posar para a marca sem retorques.

Jacky O'Shaughnessy

Jacky O’Shaughnessy para American Apparel

Um projeto que valoriza a estética fashion na terceira idade é o Advanced Style, idealizado pelo fotógrafo Ari Seth Cohen. Em seu blog, que já virou livro e documentário, ele destaca senhoras, modernas, criativas e estilosas que estejam acima dos 60 anos.

O que essas mulheres nos provam é que não devemos ter medo de envelhecer, mas nos aceitar como somos e envelhecer bem. Um sonho envelhecer assim, não é mesmo?!

Matérias Relacionadas
10 coisas que revolucionaram a moda e o comportamento nos anos de 1950
8 ícones da moda; saiba quem são as mulheres que revolucionaram o universo da moda

6 Responses

    1. Oi Rafa, confesso que até eu quando estava fazendo a matéria, senti dificuldade em encontrar referências de mulheres negras que tivessem grande relevância na mídia como essas senhoras, pois se para esse nicho a representatividade é baixa, imagino que seja ainda mais para as mulheres negras. Mas essa é uma lista pequena, é claro que não falta espaço para nos aprofundarmos e fazermos outra matéria com mais referências de personalidade, nacionalidade, origem e estilo :)

Deixe um comentário

1 × 4 =