Home > Destaque > 16 clipes que passavam no Disk MTV para você sentir saudades

16 clipes que passavam no Disk MTV para você sentir saudades

29 de agosto de 2016, por Vanessa Rodrigues Rabelo
Música
BackStreet Boys

Para a geração que cresceu nos anos 90, um dos momentos mais aguardados do dia era quando começava o Disk MTV na telinha. O programa, que teve seu fim em 2006, contou com a participação de várias apresentadoras. A primeira, Astrid Fontenelle, foi seguida pelas inesquecíveis Cuca Lazarotto, Sabrina Parlatore, Sarah Oliveira, Kênya e Keyla Boaventura, Carla Lamarca e, por fim, Luisa Micheletti. O formato era interativo com o público. Os telespectadores ligavam para o número de telefone do Disk MTV e votavam no videoclipe preferido.

Todos os dias, em média, os 10 clipes mais votados eram apresentados. O formato deu certo e abriu portas para outras emissoras elaborarem programas do mesmo estilo. Para matar as saudades, separamos 16 clipes especialmente para vocês:

16 – Engenheiros do Hawaii: Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones

Para começar, vamos relembrar este clipe nacional que esteve presente no primeiro episódio do Disk MTV. Esta letra, que retrata o conflito entre Estados Unidos e Vietnã, tem a capacidade de encantar até hoje os corações das novas gerações.

15 – Nirvana: Smells Like Teen Spirit

A frase que dá título à música foi originalmente pichada pela cantora punk Kathleen Hanna, amiga de Kurt, no apartamento dele. Um marco do grunge e de uma amizade intensa.

14 – Madonna: Vogue

A coreografia de Vogue é tão marcante que foi utilizada pela seleção ucraniana de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Madonna, como sempre, lançando tendências que ultrapassam décadas.

13 – The Cure: Friday I’m In Love

Com acordes fáceis de serem lembrados, esta balada da banda The Cure embalou os corações mais apaixonados dos anos 90. Além disso, o clipe é bem divertido e trás uma leveza para a aparência dos integrantes. Naquela década, quem nunca repetiu em português os versos: É sexta-feira! Estou apaixonado!

12 – Backstreet Boys: I Want It That Way

Backstreet Boys era o tipo de banda amada por uns e odiada por outros. Ainda assim, os fãs acompanham os shows da banda que é ativa até hoje. Esses rapazes americanos abriram caminhos para boys bands atuais como One Direction.

11 – Pitty: Admirável Chip Novo

Faixa título do álbum de estreia da banda Pitty, o clipe abriu novas perspectivas de vídeos musicais no Brasil. No videoclipe, os integrantes são manipulados de várias formas por um homem. A letra se encaixa perfeitamente à proposta do clipe. Vale lembrar que outro vídeo surpreendente da banda é o da canção De você. Nele um apocalipse zumbi toma conta do mundo e como a própria letra diz:

E quando o caos chegar
Nenhum muro vai te guardar
De você, de você, de você

10 – The Killers: Mr. Brightside

Com direção de Sophie Muller, o clipe é marcante para o indie rock dos anos 2000. O estilo musical perduraria com bastante intensidade na primeira metade da década. Bandas como Arctic Monkeys, Franz Ferdinand e The Strokes sempre marcavam presença nas paradas do Disk MTV. Além disso, o visual do clipe, que vez alusão à origem da banda em Las Vegas, tem uma plasticidade belíssima de se ver.

09 – Ozzy Osbourne: No More Tears

De forma bem literal e até mesmo poética, uma mulher chora até inundar uma sala neste videoclipe de Ozzy Osbourne. O heavy metal convivia com o auge do pop naquela época através de artistas como a remanescente banda dos anos 80 New Kids on the Block. Ainda assim, Ozzy estava lá para mostrar que o rock nunca morrerá.

08 – Alanis Morissette: You Oughta Know

Fins de relacionamento são sempre experiências válidas para a criação de novas canções. Nos anos 90, depois de um término aparentemente nada agradável, Alanis compôs a música You Oughta Know que esteve, por tempo considerável, entre os clipes mais pedidos do Disk MTV. Alanis já se utilizava de todo o girl power emanado naquela década e representava o feminismo ao falar versos como:

Não desejo nada além
Do melhor para vocês dois
Uma versão mais velha de mim
Ela é pervertida como eu?

07 – Desteny’s Child: Say my name

E por falar em feminismo, a antiga banda de Beyoncé mostrava ao mundo o que é ser uma mulher independente e decidida. Apesar das desavenças e mudanças entre as integrantes do grupo, o que provocou até mesmo dificuldades na gravação deste vídeo porque uma componente as abandonou, trabalharam juntas de 1990 até 2006 e enraizaram o R&B na cena pop.

06 – Simple Plan: Perfect

O clipe e a música marcaram a geração que seguiu o caminho diferente do que foi traçado pelos pais. Simple Plan dava voz para todos os adolescentes que queriam dizer:

Hey pai, olhe para mim
Pense de novo e converse comigo
Eu cresci de acordo com o plano?
E você acha que eu estou perdendo meu tempo fazendo coisas que eu quero fazer?
Mas dói quando você desaprova tudo

05 – Raimundos: Mulher de fases

A música tem uma letra bela e engraçada ao mesmo tempo. O videoclipe é bastante divertido e retrata um pouco das culturas locais brasileiras de uma forma bem humorada. Isso define a banda Raimundos: fazem rock com elementos musicais brasileiros e bem humorados.

04 – The White Stripes: Seven Nation Army

Os irmãos Jack White e Meg White estrelam este clipe que tem uma bela estética. Ele é produzido nas cores vermelha, preta e branca que são características da identidade visual da dupla. Em 2003, ano de lançamento do videoclipe, a produção recebeu a indicação do MTV Video Music Award de Melhores Efeitos Especiais.

03 – Sandy e Junior: Desperdiçou

Uma dupla que dominou as paradas das rádios brasileiras nas décadas de 1990 e 2000, não poderia faltar nesta lista. O clipe da música Desperdiçou foi por várias vezes o vídeo mais pedido do Disk MTV. Nele, Sandy interpreta desde uma âncora de um jornal até uma repórter ao lado do irmão Júnior que encena um sequestrador. Sandy e Júnior concorreram por essa gravação ao MTV Video Music Brasil, em 2004, na categoria vídeo do ano.

02 – Guns N’ Roses: November Rain

Neste vídeo, a banda Guns N’ Roses conta a história de amor fatídica entre Elizabeth, interpretada pela atriz Stephanie Seymour, e Mane, encenado pelo vocalista Axl Rose. Entre momentos alegres de um casamento e a tristeza de um velório, o guitarrista da banda, Slash, sai de dentro de uma capela para tocar em um local desértico. Com certeza, se você assistia ao Disk MTV, já viu muito esse clipe.

01 – Beyoncé: Crazy in love

E para completar a lista, encerramos com um dos clipes que trouxe para os holofotes a grande artista do pop Beyoncé em carreira solo. A música rendeu o prêmio MTV Europe Music Awards de canção do ano. Além disso, é um dos clipes mais icônicos quando o assunto fala sobre os anos 2000.

Você era fã do Disk MTV, mas o seu clipe preferido não entrou na lista? Deixe um comentário com a sugestão para a galera curtir.

Matérias Relacionadas
Sabrina Parlatore
Relembre 5 VJs que marcaram a programação da MTV
Chocolate Nestlé Turma da Mônica
Chocolate Turma da Mônica voltará para o supermercado
Visual anos 90
O revival dos anos 90: 9 tendências da moda que estão de volta
Power Rangers C&A
Os anos 90 estão de volta: C&A lança coleção de camisetas inspirada nos Power Rangers

2 Responses

    1. Vanessa Rodrigues Rabelo

      É bom relembrar, né?

      Eu gostava de todas as apresentadoras. Em especial, gostava da banda em que as apresentadoras Kênya e Keyla cantavam também. Chamava-se K-sis.

Deixe um comentário

sete + 5 =