Home > Destaque > As abóboras na cultura americana de Halloween e Dia de Ação de Graças

As abóboras na cultura americana de Halloween e Dia de Ação de Graças

26 de outubro de 2015, por Ana Marisa Fonzar
Lifestyle

Os meses de outubro e novembro são marcados por duas datas comemorativas muito importantes na cultura norte-americana – o Halloween, em 31 de outubro, e o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), celebrado na quarta quinta-feira de novembro.

Nesta época do ano, as abóboras têm um papel fundamental na culinária e na decoração americana. Esculpidas em forma do personagem “Jack O’Lantern” ou decoradas artesanalmente, podemos encontrá-las espalhadas pelas casas de forma muito divertida. São usadas também no preparo da deliciosa “Pumpkin Pie”, a famosa torta do Dia de Ação de Graças.

A lenda de Jack O’Lantern

Abóboras no Halloween

Abóboras no Halloween (Foto: Reprodução)

A mais famosa referência do Halloween é a abóbora oca, esculpida com aparência demoníaca, denominada Jack O’Lantern. Sua origem está no folclore irlandês. Segundo a lenda, um homem chamado Jack, beberrão e trapaceiro, consegue enganar várias vezes o diabo, em vida. Quando morre, tenta entrar no céu e não consegue, sem alternativa, vai para o inferno onde também é proibido de entrar devido às suas trapaças.

Com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para Jack iluminar seu caminho. Ele põe a brasa dentro de um nabo oco para que sua chama seja preservada. Na Irlanda, os nabos eram originalmente usados para simbolizar as “lanternas do Jack”. Mas quando os imigrantes irlandeses aportaram na américa, em 1840, acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que os nabos. Então, Jack O’Lantern, na América passou a ser uma abóbora, iluminada com uma vela.

O cardápido de Dia de Ação de Graças

Dia de Ação de Graças

Dia de Ação de Graças (Foto: Reprodução)

O Dia de Ação de Graças, “Thanksgiving”, tem suas origens nos festivais promovidos para expressar gratidão por uma colheita abundante. É o período mais movimentado em viagens dentro dos Estados Unidos, pois as famílias fazem um esforço especial para se reunir e partilhar uma refeição tradicional, expressando sua gratidão pelas coisas boas da vida.

Uma das sobremesas tradicionais à mesa é a Pumpkin Pie, uma torta composta de massa base e recheio de creme de abóbora temperado com especiarias e servida com chantilly. O recheio de abóbora pode ser encontrado pronto, enlatado, mas isso só facilita a preparação do prato e mostra que a tradição e a cultura norte-americana caminham juntas com o desenvolvimento industrial. Aprenda a preparar a tradicional e deliciosa receita de torta de abóbora:

Torta de abóbora

Torta de abóbora tradicional americana (Foto: Reprodução)


Pumpkin Pie

Ingredientes:

750 g de abóbora descascada e sem sementes
2 colheres (sopa) de manteiga
4 gemas
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz moscada ralada
2 colheres (chá) de gengibre ralado
4 claras batidas com 1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de maisena
1 fundo de torta doce assado (escolha a receita de sua preferência)
200 g de creme de leite fresco para Chantilly

Modo de Preparo:

Pique a abóbora e cozinhe com ½ xícara de água por 15 minutos. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Derreta a manteiga e deixe esfriar. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme bem claro. Junte a canela, a noz moscada, o gengibre e a manteiga. Misture a maisena à abóbora e junte ao creme de gemas. Por último, junte as claras em neve. Coloque esse recheio no fundo da torta assada e leve ao forno por mais 25 minutos. Deixe esfriar e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Bata o Chantilly e sirva com a torta.

Matérias Relacionadas
Dracurella
Estrelado por Dracurella, editorial pin-up de Halloween tem inspiração em ‘A Noiva de Frankenstein’
Confira o roteiro do Universo Retrô com as festas de Halloween mais legais de SP
Relembre os cartões-postais vintages dedicados ao Halloween
Conheça a história do Halloween e suas tradições

Deixe um comentário

4 + 2 =