Home > Cinema & TV > As referências cinematográficas que inspiraram cenas de La La Land

As referências cinematográficas que inspiraram cenas de La La Land

29 de janeiro de 2017, por Letícia Loureiro
Cinema & TV
La La Land

Com quatorze indicações ao Oscar e sete estatuetas do Globo de Ouro, La La Land, filme estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling traz para as telonas uma verdadeira homenagem aos grandes musicais da história do cinema. O diretor Damien Chazelle, de Whiplash, proporciona aos amantes do cinema clássico um verdadeiro deleite com cenas inspiradas em nomes como Fred Astaire, Ginger Rogers e Gene Kelly.

Além das cenas inspiradas em musicais icônicos, o filme ainda nos presenteia com pôsteres e citações para cinéfilo nenhum colocar defeito. Como o filme de James Dean que está em cartaz em um cinema da cidade e é ponto de encontro de Mia e Sebastian, protagonistas da história.

Separamos mais algumas referências cinematográficas que inspiraram muitas cenas em La La Land. Veja a seguir:

Duas garotas românticas, 1967 – A cena de abertura, em que todos estão dançando no trânsito foi comparada com a do filme Duas Garotas Românticas de 1967.

Referência Duas Garotas em La La Land

Referência Duas Garotas em La La Land (Foto: Reprodução)

Grease, 1978 – É impossível não se lembrar de Grease quando Mia está com as amigas em casa e todas começam a cantar.

Referência Grease em La La Land

Referência Grease em La La Land (Foto: Reprodução)

Amor, sublime amor, 1961 – A cena em que Mia e suas amigas começam a dançar no quarto e criar vestidos imaginários com as cortinas foi muito compara com a de Amor, sublime amor.

Amor, sublime amor

Referência de ‘Amor, sublime amor’ em La La Land (Foto: Reprodução)

Charity, meu amor, 1969 –  Quando as meninas decidem sair, cada uma com um vestido de cor diferente e dançam no meio da rua é bem parecida com a de Charity, meu amor de 1969.

Referência Charity em La La Land

Referência Charity em La La Land (Foto: Reprodução)

Cantando na chuva, 1952 – É difícil listar todas as referências desse grande clássico musical, a mais icônica, em que Gene Kelly roda em um poste de luz é reproduzida pelo personagem de Ryan Gosling.

La La Land

La La Land fazendo referência ao filme “Cantando na Chuva” (Foto: Reprodução)

Boogie Nights, 1997 – A cena da festa na piscina é inconfundível!

Cena da Piscina referência em La La Lan

Cena da Piscina referência em La La Land (Foto: Reprodução)

Vamos dançar?, 1937 – Não é só o desafeto que o casal sente no começo que nos faz lembrar Fred Astaire e Ginger Rogers, mas muitos dos passinhos de dança reproduzidos em La La Land já são nossos velhos conhecidos.

La La Land

La La Land fazendo referência ao filme “Vamos dançar?” de 1937 (Foto: Reprodução)

A roda da fortuna, 1953 – Esse foi outro filme que inspirou os passos de dança durante a cena icônica em que Mia e Seb estão no entardecer.

A Roda da Fortuna

Referência de ‘A Roda da Fortuna’ em La La Land (Foto: Reprodução)

Moulin Rouge, 2001 – Seb e Mia dançando com as estrelas de fundo nos lembra outro casal bem famoso dos musicais: Christian e Satine de Moulin Rouge.

Moulan Rouge em La La Land

Referência de Moulan Rouge em La La Land (Foto: Reprodução)

Melodia da Broadway, 1940 – Mas tem quem diga que a cena foi mesmo inspirada em Melodia da Broadway de 1940, inclusive, reparem no vestido de Mia!

Melodia da Broadoway

Melodia da Broadoway

Cinderela em Paris, 1957 – Os balões coloridos que entregam para Mia durante uma sessão de fotos é propositalmente igual ao que Audrey Hepburn recebe em Cinderela em Paris.

Referência Cinderela em Paris

Referência Cinderela em Paris em La La Land (Foto: Reprodução)

Casablanca, 1942 – Em frente ao café que Mia trabalha está a janela que Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman) olham em Casablanca. Como em Casablanca, Paris se torna um lugar importantíssimo para a trama.

O bar também é um fator que se repete nas duas tramas, de Casablanca recebe o nome de Rick’s uma abreviação de Richard, em La La Land Sebastian batiza seu bar de Seb’s.

Ficou curioso para ver todas essas referências? Sara Preciado, uma estudante de cinema espanhola criou um vídeo com as cenas desse grande tributo aos musicais clássicos. Dá só uma olhada!

Matérias Relacionadas
La La Land
Canal CineFix publica vídeo de La La Land em 8-bit
Review de La La Land – Dançando as estações: Um conto de fadas para aquecer o coração
Filme La La Land
La La Land: A nostalgia conquista Hollywood mais uma vez

Deixe um comentário

3 + dois =