Home > Destaque > Blusas da década de 1940 e Vestidos Floridos de 1950: duas peças marcantes para compor um look Retrô

Blusas da década de 1940 e Vestidos Floridos de 1950: duas peças marcantes para compor um look Retrô

23 de abril de 2017, por Sana Skull
Moda

A silhueta da década de 1940 consistia basicamente em ombros largos e almofadados, uma cintura natural e quadris estreitos. Peças de destaque eram as blusas que faziam ou não conjuntos com calças ou saias. Por ser época de guerra, havia restrições de tecido, fazendo com que as roupas fossem obrigatoriamente simples e principalmente confortáveis, soltinhas – isso era muito importante – para as atividades que as mulheres precisavam exercer.

Algumas destas restrições eram que: as blusas tivessem um só bolso ou, apenas dois laços ou, se havia um babado não podia ter pregas e vice versa, entre várias outras regras de mínima decoração. Um dos detalhes mais femininos eram as mangas bufantes, acompanhando a silhueta de ombros largos da época.

Blusas anos 1940

Modelo de blusinhas usadas nos anos 40 (Foto: Reprodução)

Além dos tons sóbrios como cinza e marinho, listras e flores também serviam como estampa. Cropped, peplum, ciganinha, manga raglã e golas tanto pontudas quanto redondas eram apenas alguns dos modelos usados na época.

Podemos encontrar peças inspiradas nesta época em lojas como a Unique Vintage:

Blusas retrô

(Foto: Divulgação, Unique Vintage)

Blusas retrô

(Foto: Divulgação, Unique Vintage)

OS VESTIDOS DOS ANOS 50

Já na década de 1950, uma peça muito comum especialmente para os meses de verão eram os vestidos floridos. Sempre muito coloridos, fossem em tons mais fortes ou tons pastel (variou de acordo com os anos), podiam ser acompanhados de acessórios combinando, como sombrinhas ou luvas. Era uma peça obrigatória para as mulheres se considerarem elegantemente na moda.

Woman's Day-Jun 1954

Woman’s Day-Jun 1954 (Foto: Revista Burda 1959)

Repare nas imagens acima, a silhueta ampulheta característica da época é de praxe, as flores são dos mais diversos tamanhos e estilos. A variação de modelo ocorre através da diferenciação de mangas e golas.

Vejamos alguns exemplos atuais da Unique Vintage e da Pinup Girl Clothing que usam das mangas e golas também como forma de variar as peças:

Vestidos floridos retrô

(Foto: Pinup Girl Clothing / Unique Vintage)

Pinup Girl Clothing

(Foto: Pinup Girl Clothing)

Você tem estas peças no seu guarda de roupas pin-up? Qual dos dois estilos é seu preferido? Conta pra gente!

Matérias Relacionadas
13 Tendências de moda atuais que podem ser usadas em looks retrô
Brooklin filme
Veja 5 filmes atuais com figurinos retrô para inspirar

Deixe um comentário

um × um =