Home > Destaque > Com arquitetura do mediterrâneo dos anos 40, hotel-boutique é inaugurado em Búzios – RJ

Com arquitetura do mediterrâneo dos anos 40, hotel-boutique é inaugurado em Búzios – RJ

22 de fevereiro de 2017, por Jane Galaxie
Destinos

Com arquitetura inspirada nas construções do mediterrâneo nos anos 1940 e decoração recheada de objetos de antiguidade, a Secrets de Famille – referência quando o assunto é objetos e acessórios de luxo para a casa – acaba de inaugurar a Vila da Santa, um hotel-boutique e spa em Búzios, região litorânea no Rio de Janeiro, que conquistou a diva Brigitte Bardot nos anos 60.

O empreendimento cheio de toques do passado já integra o Circuito Elegante, um selo de qualidade dado às mais representativas marcas do mercado do turismo de luxo. Além disso, o hotel funciona como um showroom para os móveis fabricados pela Secrets de Famille, que ampliou sua linha de produção.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em todos os ambientes da Vila da Santa, o conceito de “móvel-charme” da marca está presente, com direta inspiração europeia, marcenaria de luxo sob medida e design exclusivo. Como nos melhores hotéis-boutique do mundo, tudo poderá ser encomendado. E o melhor: personalizado de acordo com o desejo e a necessidade de cada cliente.

Por exemplo: se o hóspede se apaixonar pela cama de um dos quartos, poderá tê-la em casa, com as mudanças que quiser. “Não se trata apenas da customização do que já existe. Podemos partir de um modelo para criar algo único”, conta Bettina d’Archemont, dona da Secrets.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Vila da Santa é um projeto que levou cinco anos para ficar pronto. Está localizada no coração histórico de Búzios – entre a Praça e a Praia dos Ossos – e aos pés da Igreja de Sant’Ana, de 1742, onde nasceu o balneário. No estilo das vilas litorâneas do mediterrâneo, com pátios internos em vários níveis, tem arquitetura de Sandra e Ana Gnatalli.

Toda a decoração é assinada por Edgard Octávio, com cortinaria de Erasto Eiras, iluminação projetada por Ugo Nitsche e paisagismo de Gilberto Elkis e Paulo Dantas. A entrada é por uma autêntica casa de pescadores da década de 1940, que também dá acesso às duas piscinas de pedra (uma delas aquecida).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao todo são 19 suítes (não há nenhuma igual à outra!) divididas em seis categorias – incluindo o Quarto da Noiva. “Pensamos em ter algo especial, pela proximidade com a igreja. Desta forma, os noivos casam em Santana, fazem a festa na Vila da Santa e já ficam para a lua de mel”, diz Bettina.

Tudo no hotel remete ao “clima Secrets de Famille”: peças de antiguidade estão espalhadas pelas salas de estar, de convenções e de café da manhã e pelas áreas comuns do lugar. “São peças colecionadas durante 30 anos de vida, algumas autênticas de castelos franceses. Para trazer um pouco do clima que existia na Búzios de Brigitte Bardot, nos anos 60, para hoje”, conta.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cada detalhe tem charme: as louças e metais de banheiro são da inglesa Imperial (a mesma do Hotel Ritz de Paris e do Palácio de Buckingham), roupa de cama portuguesa de 600 fios, louças de cozinha Secrets de Famille e uma linha feita com exclusividade pela Cerâmica Luiz Salvador. Nas paredes, pinturas de Dominique Jardy, que também abusa das referências vintage em sua arte.

Casa Secreta

Na propriedade, ainda há a Casa Secreta, uma linda construção com seis quartos, cozinha, sala e de frente para a praia, que pode ser alugada. Inclusive para cerimônias de casamento. A Vila da Santa também foi pensada para hospedar e realizar a festa – muito pela proximidade com a Igreja de Sant’Anna.

VILA DA SANTA-009

Foto: Divulgação

Há uma suíte nupcial especialmente preparada, com 60 m² e dois andares: no primeiro, uma sala de estar aconchegante. No segundo está a suíte, com detalhes luxuosos como louças e metais de banheiro da inglesa Imperial (a mesma do Hotel Ritz de Paris e do Palácio de Buckingham) e roupa de cama portuguesa de 600 fios.

A cama, em latão e com dossel, foi comprada em um leilão, e pertenceu a um marajá que mandou construí-la especialmente para sua amada. Nas paredes, mais pinturas de Dominique Jardy. Há ainda uma jacuzzi para relaxar, um espaço para a preparação da noiva (cabelo e maquiagem) e uma romântica sacada que se abre para o pátio, de onde a noiva pode jogar o buquê.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sala de eventos do hotel abriga, confortavelmente, de 150 a 180 convidados sentados. E não é só. A Casa Secreta também pode ser alugada para pequenos grupos. “Se quiserem, os noivos podem fechar toda a pousada para seus convidados, apenas a Casa Secreta para um miniwedding na praia ou ambos”, explica Betina.

Secrets de Famille

A Secrets de Famille foi criada há 18 anos por Bettina, uma carioquíssima casada com o francês Pierre d´Archemont (de uma família de nobres antiquários e de quem herdou o título de condessa) e que morou em Paris por 15 anos. De volta ao Brasil em 1997, e apaixonada pelo art de vivre française, abriu a Secrets para trazer para o Rio o charme francês em móveis e objetos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Três anos depois abriu filial na capital paulista. E agora, quase duas décadas depois, ampliou seu campo de atuação. Diminuiu o foco nos acessórios e investiu em uma fábrica de móveis em Itu, São Paulo, e agora na Vila da Santa, um lugar que guarda muito da história de Bettina em cada um de seus detalhes.

SERVIÇO
Vila da Santa Hotel Boutique & SPA
Praça Eugênio Honold, Praia dos Ossos, Búzios – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (22) 2623-5770

Matérias Relacionadas
Ícone dos anos 70, chapéu Floppy é tendência entre frequentadoras de festivais
Conheça o hotel no Chile que mantém intacta arquitetura e mobiliário dos anos 50
Brigitte-Bardot
Brigitte Bardot: 81 anos de muitas polêmicas e controversas
Aprenda a fazer a sobremesa preferida de Brigitte Bardot

Deixe um comentário

dezoito − 9 =