Com o crescimento do estilo pin-up, o visual retrô tem permeado o mundo da moda nos últimos anos e isso se reflete na mídia, principalmente, com as cantoras pops, que muitas vezes são responsáveis por massificar essa estética.
De artistas mais populares às pouco conhecidas, as pin-ups têm sido uma ótima inspiração para projetos musicais, transformando-se em personagens presentes nos mais diversos vídeo clipes. Pensando nisso, fizemos uma pequena seleção onde elas ganham destaque. Confira:
Christina Aguilera – Candyman: O clipe reforça a estética dos anos 40, fazendo referência aos tempos de guerra, com a presença de soldados e alusão ao trio Andrews Sisters, conhecidas como o grupo vocal feminino mais popular do século XX.
Monarchy – Disintegration: O clipe não é só inspirado como tem uma verdadeira pin-up. Com participação da diva burlesca Dita Von Teese, a personagem representa uma mulher dos anos 50 que não está feliz com seu casamento e com sua família que vem se desintegrando, então, passa a fantasiar um mundo de sonhos com amantes. Assim, o clipe começa a apresentar, em forma não linear, a vida real misturada a pensamentos conturbados de seu mundo imaginário.
Marko Tolja – Znaj: A música do cantor croata Marko Tolja pouco tem a ver com o que estamos acostumados a ouvir, a começar pela língua, mas possui a presença de famosas pin-ups modernas daquela região, como Ana Perduv, Miss Bo e Greta MaCabre.
Emir & Frozen Camels – Ters Bosanka: Outro clipe com uma pin-up moderna, a famosa Idda van Munster. Nesse clipe, a bela aparece com seu visual clássico, já conhecido por seus fãs.
Katy Perry – Thinking Of You: Apesar da música pop, o clipe é bem clássico e traz referências dos anos 40 e a segunda guerra mundial, principalmente no figurino e cenário que não deixam a desejar.
Si Cranstoun – 50’s Pin-Ups: Com uma música bem animada e dançante, Si Cranstoun tem em seu clipe Bernie Dexter, a pin-up moderna que ficou famosa por se parecer com a clássica Bettie Page.
Kate Nash – Do-Wah-Doo: O clipe é inspirado naquela época em que pegar avião era coisa para poucos e ser aeromoça era praticamente uma profissão de luxo.
The Saturdays – Just Can’t get enough: Inspirado nas pin-ups do calendário, essa é uma versão colorida da música com diferentes estilos de pin-ups.
Beyoncé – Why Don’t You Love Me: Com cenário e figurino retrô, o clipe conta com algumas cenas inspiradas nos vídeos de Bettie Page.
Gwen Stefani – Cool: O clipe não linear se passa em duas épocas, uma em que Gwen interpreta uma garota com visual vintage mais romântico, e outra em que representa uma mulher com um visual pin-up mais moderno.
Essa é uma pequena seleção dos clipes inspirados em pin-ups. Conhece mais algum? Comente.