Home > Destaque > Confira tudo que rolou na II edição do ‘Beard And Moustache Championship – With Pin Ups’

Confira tudo que rolou na II edição do ‘Beard And Moustache Championship – With Pin Ups’

25 de outubro de 2016, por Leticia Hammes
Eventos
Beard And Moustache Championship

O objetivo do Beard And Moustache Championship – With Pin Ups é simples: “Trazer a cultura de competições de candidatos barbeiros, no estilo dos festivais que ocorrem na Alemanha e em outros países, para o Brasil, especificamente ao Rio Grande do Sul, e instigar a curiosidade e o conhecimento da comunidade em geral”. E foi isso mesmo que aconteceu, no último dia 9 de outubro, na Confraria das Máquinas, na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre (RS), na segunda edição do evento.

Da primeira edição, (que ano passado foi no Antique Bar, em Porto Alegre) até o presente momento, o mercado das barbearias e profissionais barbeiros cresceu muitíssimo. Por razão desta expansão, abriu-se um leque promissor aos profissionais, oferecendo a locação de espaço para a divulgação de marcas, barbearias e produtos de beleza e manutenção. “Neste sentido o evento foi muito importante, pois acreditamos que o mercado tende a expandir cada vez mais”, diz Márcia Pazzini, produtora do evento.

Barber Shop

R-Spartan Barber Shop — com Diego Leal Barber e Elias Santos Dos Santos (Foto: Hunter Concept)

Uma das inovações do evento foi a Barbearia Itinerante, montada especialmente para atender o pessoal que participou. Onde barbeiros compenetrados trabalharam “sem parar”, atendendo o povo presente com os serviços de barba, cabelo e bigode durante toda a programação. Além de outras várias atividades que abrilhantaram ainda mais o evento e divertiram o público participante.

Discotecagem em vinil

Discotecagem em vinil do DJs Riccieri Cash e também de Billy Joe Rocker (Foto: Hunter Concept)

A competição em si foi trabalho árduo para os profissionais barbeiros que julgaram os candidatos em suas categorias e estilos. Teve também exposição de carros e motos antigas e custom e performance de pin-ups. Além da divulgação e venda de ingressos da 5º edição do Big River Festival Brazil.

Exposição de Motos

Exposição de carros e motos antigas e custom (Foto: Hunter Concept)

E no final da tarde, a diversão ficou por conta da linda Josy Cats que abrilhantou o palco com a banda “Cherry Bomb” e fez os participantes dançarem pra valer!

Cherry Bomb — com Josy Cats Moreira e Billy Joe Rocker

Cherry Bomb — com Josy Cats Moreira e Billy Joe Rocker (Foto: Hunter Concept)

O Universo Retrô conversou com Márcia Pazzini, que nos falou um pouco mais sobre o evento e a competição. Confira a entrevista abaixo:

Universo Retrô – Márcia, você diria que o público interessado em cultura vintage e retrô aumentou nos últimos anos?

Márcia Pazzini – Sim, a cultura cresceu e expande-se dia a dia, é notório o interesse de novos adeptos da cena e isso é o que nos gratifica, isso é o que nos move a prosseguir com os eventos.

Universo Retrô – Quem pode participar da competição no Beard And Moustache Championship – With Pin Ups? O que é necessário para se inscrever?

Márcia Pazzini – Candidatos que já tenham completado 18 anos, que se identificam com a proposta e que possuam o perfil para concorrer. Eles são adequados em suas categorias e a inscrição é feita online mediante um contrato entre o candidato e a produção. A inscrição é gratuita.

Universo Retrô – Como foi feita a seleção e a avaliação dos candidatos?

Márcia Pazzini – A seleção é bem simples, basta apenas o candidato se adequar em uma categoria e estilo. Avaliação é realizada pelos profissionais barbeiros, eles são previamente informados relativo aos concorrentes e na data do campeonato rola um bate-papo entre eles e posteriormente a apresentação individual de cada candidato ao público, os quesitos pontuados são: capricho, originalidade e performance.

Universo Retrô – O evento possui intenção de se estabelecer anualmente? E continuará sendo itinerante?

Márcia Pazzini – A nossa intenção é realizar duas edições anuais. O campeonato é itinerante e assim pretendemos permanecer, isso possibilita a divulgação e a oportunidade de expandir para todo o Rio Grande do Sul. Recebemos convites para realizar edições em outros estados do Brasil, estamos também avaliando esta possibilidade.

Universo Retrô – Em termos de divulgação da cena vintage, como você vê a Região Sul inserida neste Universo e quais os planos para os próximos eventos da cultura Vintage e Retrô no RS?

Márcia Pazzini – Estamos “engatinhando” ainda, temos que ser humildes e admitir que estamos no caminho, mas se não deixarmos de lado os nossos “melindres” pessoais a cena pode desaparecer, ou então se dividir, o que é ainda pior, pois o púbico ainda é pequeno. Acreditamos que nos unirmos e criarmos boas parcerias, seja a única forma de expandir a cultura, apoiar os eventos um dos outros, convidar os jovens para se engajar, pois eles é que darão continuidade no futuro.

Agora estamos trabalhando na III edição do Pinup Kustom Party. E também fomos convidados a produzir a II Edição do Big River Dance Contest, uma competição de dança de casais, que acontece durante a quinta edição do Big River Festival Brazil em Sapucaia dos Sul (RS) durante os dias 11, 12 e 13 de novembro. Temos outros projetos sendo avaliados e muitas surpresas vindo por aí! Além das produções das próximas edições do Beard And Moustache Championship – With Pin Ups.

Matérias Relacionadas
Sailor Jack, a marca retrô de cosméticos masculinos para pele, barba, cabelo e bigode
Nova barbearia do bairro de Moema, em São Paulo, integra também conceito de tabacaria
Barbeira Gaby
Profissão Retrô: Florence Gaby, conheça a barbeira girl power da Serra Gaúcha (RS)
Barbearia 9 de julho
Barbearia 9 de Julho comemora 9 anos de sucesso com festa rockabilly em SP

Deixe um comentário

dois × 3 =