Home > Destaque > Feiras de Antiguidades: 8 pontos para gastar seus “pixes” pelo Brasil

Feiras de Antiguidades: 8 pontos para gastar seus “pixes” pelo Brasil

10 de junho de 2023, por Leila Benedetti
Destinos
Feiras de Antiguidades

Se tem um local de compra que todo designer, diretor de arte (tanto na fotografia quanto no audiovisual) e apenas o simples amante do vintage frequenta são as feiras de antiguidades, afinal, é lá que garimpamos várias relíquias do passado e, por vezes, com preços acessíveis. 

Só aqui no Brasil há várias espalhadas por diversos estados e, nós aqui do UR, listamos algumas para quem está disposto a passear, torrar um tanto de seu suado dinheirinho, decorar sua casa ou até mesmo montar o cenário daquela produção de época, confira. 

X feiras de antiguidades no Brasil para conhecer e gastar

1 – MuBE

Com mais de 15 anos, a tradicional Feira de Antiguidades e Design do MuBE, em São Paulo, acontece todos os domingos das 10h às 17h na área externa do museu homônimo. Lá é possível encontrar de tudo o que é antigo, como pratarias, tapetes, luminárias, entre outras coisas. Esta feira foi inspirada no Museu Uffizi, de Florença, que criou um espaço para vendas de artigos após a Segunda Guerra Mundial.

Feira do MuBE
(A Feira de Antiguidades do MuBE, em São Paulo, acontece todos os domingos na área externa do museu homônimo. |Foto: Divulgação/Atelier de Ideia News)

2 – Praça Benedito Calixto 

Também tradicional em São Paulo, a Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, abriga stands de artesanato, gastronomia e música. Mas o destaque maior deste evento que acontece todos os sábados à partir das 9h são os numerosos stands de antiguidades e discos de vinil. 

Benedito Calixto
(Além de antiguidades, a Feira da Benedito Calixto também conta com stands de artesanato e gastronomia. | Foto: Raquel Ramos/ Blog Superlinda)

3 – Praça XV 

Tradição no Rio de Janeiro, a Feira de Antiguidades da Praça XV ocupa uma área da praça homônima desde 1970 e abriga cerca de 700 expositores que vendem dos mais variados e inusitados itens. Muito do que é vendido nessa feira são objetos pessoais da Família Real Portuguesa, que migrou para o estado carioca em 1808, ou então algo de valor muito histórico, como um filme que registra o enterro do escritor João do Rio, por exemplo.

Praça XV
(Muitos itens vendidos na feira da Praça XV são objetos pessoais da Família Real Portuguesa. | Foto: Edy Tando/Blog Tu Já Viu)

4 – Caxias do Sul 

Já no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Caxias, acontece a famosa Feira de Antiguidades promovida pelo garimpeiro Jonathan Franco. Esta edição que acontece neste fim de semana, do dia 10 e 11, fará uma homenagem da extinta e uma das mais importantes lojas de fotografia da cidade, a Studio Geremia, expondo um acervo de máquinas fotográficas, gravadores e projetores que datam dos anos 50 aos 80, período em que o tal comércio estava em atividade.

Feira de Antiguidades Jonathan Franco
(Esta edição tem como destaque máquinas fotográficas, projetores e gravadores dos anos 50 a 80. | Foto: Divulgação/Jonathan Franco)

5 – Gilberto Salomão

Os mais de 45 stands da tradicional Feira de Antiguidades do Centro Comercial Gilberto Salomão, em Brasília, expõem por décadas coleções de arte sacra dos séculos XVIII e XIX, assim como peças de alta joalheria. Além disso, o evento também expõe coleções de móveis dos anos 60 assinadas por nomes como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin, entre outros, e carros antigos. 

Feira da Gilberto Salomão
(A feira instalada no Centro Comercial Gilberto Salomão é voltada para itens de arte sacra e joalheria fina. | Foto: Divulgação)

6 – Paranapiacaba 

Voltando para o estado de São Paulo, a região de Santo André promove, desde 2015, a Feira de Artes e Antiguidades, que acontece todo 2º domingo de cada mês no Clube União Lira Serrano, em Paranapiacaba. Além disso, há também stands de artesanatos, oficinas e shows. 

Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba
(Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba. | Foto: Gustavo Maluly/PSA)

7 – Praça Ary Coelho 

A Feira da Praça Ary Coelho, em Campo Grande, existe desde 2014 e, depois do seu retorno pós-pandêmico, incluiu stands de brechó e artesanato. Em relação às antiguidades, o evento expõe de tudo, desde brinquedos e eletrônicos a itens do século XIX de alto valor. A feira acontece aos fins de semana das 8h30 às 14h30. 

Feira de Antiguidades da Praça Ary Coelho
(Itens da feira da Praça Ary Coelho tem valor de até R$22 mil. | Foto: Henrique Arakaki)

8 – Avenida Getúlio Vargas 

Antes instalada na Praça da Kalilândia, esta feira funciona na Avenida Getúlio Vargas, ambas na cidade Feira de Santana (BA), desde o último mês de janeiro. O evento também tem de tudo o que é antigo, como móveis, louças, moedas e discos, mas tudo com um preço acessível.  

Feira de Antiguidades da Avenida Getúlio Vargas
(A feira localizada na Avenida Getúlio Vargas, na cidade baiana Feira de Santana, vende antiguidades por preços acessíveis. | Foto: Cau Preto)

Conhece e frequenta mais alguma feira de antiguidades em sua cidade? Comente.  

Matérias Relacionadas
Calça Corsário
Calça Corsário, a queridinha da virada do milênio, volta a ser tendência em 2024
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping
Exposição Estrela: Cantareira Norte Shopping exibe brinquedos clássicos da marca
Feminismo Mod
Feminismo mod: 6 representantes femininas da subcultura que fizeram diferença
Design Kitsch
Design Kitsch: para uns é cafona, para outros uma tendência nostálgica

Deixe um comentário