Home > Destaque > Conheça o Lar das Mãezinhas, instituição beneficiada pelo Calendário do Universo Retrô

Conheça o Lar das Mãezinhas, instituição beneficiada pelo Calendário do Universo Retrô

30 de novembro de 2015, por Mirella Fonzar
Lifestyle

No próximo sábado, 5 de dezembro, acontece o lançamento do primeiro calendário impresso do site Universo Retrô, em parceria com o Be a Bombshell e a marca Sundae Inc. O projeto, que reúne 12 Pin-Ups Brasileiras representando cada um dos meses do ano, será lançado na Expo Vintage e terá parte de sua renda destinada ao Lar das Mãezinhas.

Localizada no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo, a casa de longa permanência existe há 33 anos. Coincidência ou não, o local destinado a idosas carentes foi inaugurado no dia 8 de março de 1982, Dia da Mulher. Na época, Ivana Graciano, de, então, 49 anos, convenceu seu pai, Antonio, a construir um espaço que abrigasse idosos carentes, pois, segundo ela, são os mais esquecidos por nossa sociedade e governo.

Lar das Mãezinhas

Ivana e sua filha Ivani, ambas diretoras do Lar das Mãezinhas (Foto: Universo Retrô)

Os dois, então, com a ajuda da neta e filha, Ivani Milani, trocaram a direção de um Centro Espírita na região pela construção dessa nova casa. Investiram o que podiam na época e foram atrás das novas moradoras. Inicialmente, resgataram 18 senhoras dos mais remotos locais de São Paulo; favelas, ruas e outras instituições.

A ideia era ter um lar totalmente filantrópico, com o objetivo de dar amparo, assistência integral, reinclusão e, acima de tudo, muito amor às idosas. Tudo isso com o apoio dos frequentadores do Centro. Porém, com o passar do tempo e o aumento do número de moradoras, foi ficando bastante difícil para Ivana sustentar o lar apenas com doações e voluntariado.

Lar das Mãezinhas

Idosas da Ala 1 do Lar das Mãezinhas, onde se encontram as mulheres menos debilitadas. (Foto: Universo Retrô)

Hoje, para funcionar nos conformes da lei, a casa precisa que todos os funcionários sejam registrados. As cuidadoras e os voluntários tiveram que ser substituídos por enfermeiras registradas, além de toda a alimentação das idosas ser controlada por nutricionistas. Com isso, as contas também começaram a crescer e as dificuldades a bater na porta deste lar.

A solução que Ivana encontrou foi pedir a colaboração também das famílias de algumas idosas com melhores condições, que poderiam contribuir financeiramente com a casa. Assim, hoje, cada uma colabora com o que pode. Somado a isso, doações de mantimentos, remédios, roupas, serviços ou mesmo dinheiro, vindo de empresas ou pessoas, continuam a manter o local funcionando.

Lar das Mãezinhas

Yolanda é uma das moradoras da casa. Paulistana, 87 anos, ela gosta de tricotar para se distrair (Foto: Universo Retrô)

Atualmente, o Lar das Mãezinhas abriga 34 senhoras divididas em duas alas – as mais debilitadas (60% tem Mal de Alzheimer) e as menos debilitadas -, nas quais 13 delas não têm condições de colaborar financeiramente com o local. Porém, segundo Ivana, todas são tratadas de maneira igual e, inclusive, são chamadas por ela de filhas. Ivana integra a direção da instituição desde o início e, hoje, aos 82 anos, também vive e trabalha na casa.

Além dela e sua filha Ivani, a equipe é composta por 23 profissionais de enfermagem, nutrição, cozinheiras, faxineiras, lavadeiras, cuidadoras de idosos e auxiliares de serviços gerais. Sem contar os profissionais voluntários das mais diversas áreas que colaboram para a instituição continuar seu belo trabalho. A casa é aberta para visitas três vezes por semana.

Lar das Mãezinhas

Voluntário em visita às mãezinhas num domingo (Foto: Universo Retrô)

Para ajudar, adquira o calendário do Universo Retrô durante a Expo Vintage 2016, no valor de R$ 35, ou solicite seu exemplar via e-mail: contato@universoretro.com.br. “Juntamente com a doação do valor arrecadado em dinheiro, estamos planejando uma ação muito legal com as senhoras, para proporcionar um dia de volta ao passado, com muita alegria e diversas atrações culturais”, revela Daise Alves, editora do Universo Retrô e uma das idealizadoras do projeto.

“O local precisa muito de nossa ajuda. Infelizmente, a casa corre o risco de fechar as portas por falta de verba para pagar o salário dos funcionários. Portanto, pedimos a colaboração de quem puder ajudar com a causa. Seja na compra do calendário, seja fazendo uma visita às senhoras ou mesmo doando mantimentos. O projeto é muito sério e necessita do nosso apoio”, completa Daise.

SERVIÇO

Lar das Mãezinhas
Rua Julio Colaço, 179 Vila Aricanduva – São Paulo
Perto da Estação Penha do Metrô – esquina com a Radial Leste
Tel: (11) 2294-6597 e (11) 2093-3722 – Falar com Ivani ou Ivana

Lançamento do Calendário Beneficente de Pin-Ups do Universo Retrô
Expo Vintage 2015
Data: 5 de dezembro de 2015
Horário: 15h às 22h
Local: Clube Homs | Salão Nobre
Endereço: Avenida Paulista, 735 – Próximo ao Metrô Brigadeiro – São Paulo/SP

Matérias Relacionadas
Diva Jazz
Editorial de novembro do Universo Retrô é inspirado nas divas do jazz
Dracurella
Estrelado por Dracurella, editorial pin-up de Halloween tem inspiração em ‘A Noiva de Frankenstein’
Dia da Secretária é homenageado no Calendário do Universo Retrô; veja editorial completo
Mari Kato
Com Pin-up oriental, Dia Mundial do Rock é homenageado no mês de julho do Calendário do Universo Retrô

Deixe um comentário

9 − sete =