Home > Destaque > Delineado ‘gatinho’: Sua origem e como se popularizou até os dias de hoje

Delineado ‘gatinho’: Sua origem e como se popularizou até os dias de hoje

13 de outubro de 2016, por Jessica Silva
Moda
Olha gatinho

Você saber porque o delineado puxado no canto recebe o nome de “delineado gatinho”? Basicamente este tipo de delineado foi criado e popularizado através dos egípcios. Não é de hoje que sabemos que eles têm uma especial ligação com os gatos, considerando-os até mesmo sagrados.

No antigo Egito, os gatos eram endeusados porque perseguiam ratos, protegendo assim, seus donos e suas colheitas. Na época, os ratos infestavam a região, destruindo colheitas de grãos e cereais, disseminavam doenças para outros animais e aos humanos. Quando notaram que os gatos matavam os ratos, os egípcios começaram a tratá-los como membros importantes da família e posteriormente divindades.

Os egípcios tinham tanta devoção pelos bichanos, que raspavam as sobrancelhas em sinal de luto quando algum de seus companheiros morria. As mulheres, além de cultuá-los, costumavam ver os gatos como símbolo de beleza, imitando o formato de seus olhos nas maquiagens. Pronto! Estava criado o tipo de delineado mais utilizado até hoje. Este delineado consiste em traçar as pálpebras superiores bem rente aos cílios e puxar o cantinho externo.

Elisabeth Taylor

Olho gatinho de Elisabeth Taylor interpretando Cleópatra, rainha do Egito, no cinema (Foto: Reprodução)

Registros comprovam que aproximadamente a 10.000 AC homens e mulheres egípcios já delineavam os olhos, inicialmente como uma tentativa de proteger os olhos do sol escaldante e ao longo dos anos adotaram os olhos marcados por estética. Os primeiros traços eram feitos com um tipo de tinta que recebia o nome de Kohl, por ser à base de antimônio e carvão. Cleópatra é grande exemplo de beleza e vaidade, e talvez a maior precursora do delineado estilo gatinho.

Na década de 1920, a tumba do Faraó Tutankhamon foi aberta e então o mundo moderno teve contato com estes registros de traços, o que possibilitou divulgar ao mundo todo o delineado. Como já vimos aqui, a maquiagem se popularizou através do cinema nesta década e nas décadas seguintes o delineado recebeu outras formas e estilos, eternizado em belezas mundialmente conhecidas como Brigitte Bardot e Audrey Hepburn.

Brigitte Bardot

Olho gatinho de Brigitte Bardot (Foto: Reprodução)

De lá para cá vários outros estilos foram criados, tais como o “simples” ou “básico” com apenas um traço fino, o “grego” ressaltando os cantos externos dos olhos, o dramático preenchendo toda a pálpebra, entre outros.

O delineado é tão marcante na imagem de algumas mulheres que não tem como falar de delineado sem citar Amy Winehouse, que provou que o delineado pode sim, ser do jeito que você quiser! Já que nos despedimos de Amy tão cedo, vale relembrar que ainda vemos por aí Adele representando com tudo o estilo retrô.

Tanto é verdade que um delineado pessoal é poderoso, que alguns estilos não recebem mais nomes técnicos, mas levam o nome das divas. Então quando falarem: esse delineado é tão Amy, é tão Marilyn, é tão Audrey, você já sabe o que significa. E você, já criou o seu?

Matérias Relacionadas
Editora do Universo Retrô protagoniza vídeo da That Girl para o canal Beleza na Web
Tudo sobre delineadores: Aplicação, referências e produtos preferidos

Deixe um comentário

15 + 12 =