Home > Destaque > Ícone da moda retrô, a sofisticação da saia midi nunca sai de moda

Ícone da moda retrô, a sofisticação da saia midi nunca sai de moda

9 de junho de 2016, por Natalia Yamazaki
Moda

A primeira grande guerra (1914-1918) “levava” os homens aos campos de batalha, enquanto as mulheres saíam de casa pela primeira vez, a seus postos de trabalho.

A necessidade de roupas mais confortáveis e adequadas para exercer as funções na produção agrícola, criação de animais, trabalhar nas indústrias ou até dirigindo ônibus e caminhões, possibilitou uma revolução significativa nas peças de roupas femininas: o encurtamento de saias e vestidos.

Foi na década de 20 que a revolucionária Coco Chanel adotou o comprimento midi – aquele que termina abaixo do joelho e vai até mais ou menos o fim da panturrilha – em suas produções, possibilitando o uso de trajes mais confortáveis e leves.

Depois dos anos 30, os comprimentos longos começaram a voltar. Com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as roupas ficaram super masculinizadas, com modelos que imitavam uniformes militares.

foto_0830

O tamanho midi voltou com tudo no final da década de 40. Dior revolucionou apresentando o New Look: seios naturais, ombros arredondados, cintura bem marcada e saia volumosa abaixo do joelho.

O comprimento midi foi muito usado nas décadas de 40 e 50, tornando-se um ícone do estilo vintage e retrô hoje. A seguir, as artistas atuais que adoram vestir um look com midi:

Keira Knightley (Foto: Reprodução)

Keira Knightley (Foto: Reprodução)

Taylor Swift (Foto: Reprodução)

Taylor Swift (Foto: Reprodução)

Dita Von Teese (Foto: Reprodução)

Dita Von Teese (Foto: Reprodução)

Com uma releitura mais contemporânea, o comprimento midi voltou a ser tendência. Mas com uma pegada atual ou retro, o importante é saber que “A moda sai de moda, o estilo jamais.”- Coco Chanel

Saia midi nas ruas (Foto: Reprodução)

Saia midi nas ruas (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Moda anos 90 da C&A
Marcas de fast-fashion investem na moda retrô para suas coleções
Como compor um look retrô da cabeça aos pés com peças fáceis de encontrar
Evento colaborativo ‘Pin-Ups On Attack’ promete fortalecer a cena vintage feminina em SP
13 Tendências de moda atuais que podem ser usadas em looks retrô

Deixe um comentário

18 − doze =