Home > Destaque > Mercado Vintage: vanguarda e estilo em Porto Alegre (RS), acontece esse fim de semana

Mercado Vintage: vanguarda e estilo em Porto Alegre (RS), acontece esse fim de semana

10 de junho de 2016, por Lily Presley
Eventos
Mercado Vintage

O Mercado Vintage é um projeto idealizado pelas amigas Aline Ebert e Jade Primavera, ambas donas de brechós, Nina Garimpa e Acervo Frenesi, respectivamente. A ideia foi reunir brechós da região e promover uma feira onde se encontre num só local, várias opções para quem procura moda vintage. Esta proposta vai de encontro ao consumo capitalista arraigado em nossa sociedade e propõe uma nova maneira de consumo, sustentável e com estilo.

Sua primeira edição ocorreu em 16 de agosto de 2014, na Casa de Cultura Mário Quintana, ponto turístico do Centro Histórico da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Inicialmente o evento era mensal, passando a ser bimestral posteriormente.

Em sua terceira edição iniciou-se a elaboração de editoriais para definir a época à ser homenageada, tendo como modelos principais as próprias idealizadoras do projeto, provando que o estilo está além da visão de negócios, mas na alma das mesmas. Neste primeiro editorial foi elaborada uma produção especial anos 1980; já na sua última edição de 2014 abordou a queridíssima moda dos anos 1960, bem como a edição Navy de março 2015 trouxe brilhantemente o clássico e o esporte no estilo náutico.

Foto: Reprodução

(Foto: Reprodução)

O Universo Retrô conversou com Jade e Aline, e elas falaram um pouco mais sobre como funciona o Mercado Vintage. Confira a entrevista abaixo:

Universo Retrô: Quem pode expor no Mercado Vintage? O que é necessário para se inscrever?

Mercado Vintage: Expositores de peças vintage, ou seja, de época, com mais de 20 anos, dos anos 1990, 1980, 1970, 1960, 1950 em diante. Assim como brechós, antiquários, sebos e vinis. Também temos a parte de alimentação, que é possível expor com doces, salgados e bebidas. Para se inscrever é preciso enviar algumas fotos de produtos para avaliarmos se realmente são vintage (no caso de expositores novos).

Universo Retrô: O evento possui intenção de se estabelecer no mesmo local ou há possibilidade de ser itinerante?

Mercado Vintage: Atualmente temos um contrato com a Casa de Cultura Mário Quintana que garante uma agenda do nosso evento até o final de 2016. Pretendemos continuar, mas sempre dependemos da aprovação do nosso projeto junto à diretoria da Casa.

Universo Retrô: Vocês têm planos de fazer edições em outros Estados?

Mercado Vintage: Já foi pauta, mas por enquanto ainda não temos nada planejado nesse sentido.

Mercado Vintage

Mercado Vintage (Foto: Reprodução)

Universo Retrô: Vocês diriam que o público interessado em cultura vintage aumentou nos últimos anos em Porto Alegre e no cenário brasileiro em geral?

Mercado Vintage: Certamente. O público aos poucos começou a valorizar as peças de época, primeiro por estilo, e hoje, depois de diversas denúncias de trabalho escravo em grandes redes de fast fashion, vemos uma conscientização e um estilo de vida adquirido por algumas pessoas.  Outro fator forte foi que de dois, três anos para cá, grandes revistas como a Vogue (BR) trouxeram para seus editoriais colaborações de brechós em ensaios que uniam roupas de grandes maisons à peças de época. Aos poucos estampas e roupas únicas têm se valorizado até mesmo para classes mais altas, e em coleções recentes de grandes marcas, como a Gucci, vemos uma reinterpretação do vintage original. Nesse sentido, vemos uma crescente conscientização para uma revolução um pouco lenta, mas mundial.

Atualmente, o Mercado Vintage tornou-se um ícone na cena cultural da cidade, sendo um evento muito aguardado pelos amantes da cultura vintage de Porto Alegre e arredores.

Em sua última edição, contou com a parceria do Projeto Fashion Revolution, que trabalha com a temática: “Quem fez a sua roupa?”, o que relaciona-se diretamente ao trabalho proposto nesse evento, atraindo o público curioso que possa vir a adotar este estilo, bem como o público carente de eventos como este na cidade.

Serviço
Mercado Vintage
Aline Ebert e Jade Primavera
www.facebook.com/mercadovintage
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
Endereço: Travessa dos Cataventos, Porto Alegre – RS
Data: 11 de junho de 2016
Horário: das 13 às 20hs

Matérias Relacionadas
Brechó
Brechó em São Paulo comemora 3 anos com ‘Encontro Vintage’
Impala 1966
Representante da BookAClassic no Brasil, Bruno Pontes fala sobre o mercado de aluguel de carros antigos no país
Uma das feiras retrô mais antigas do mundo, a Vintage Fashion Expo acontece há 30 anos na Califórnia
Brechó Tks God
10 brechós para você conhecer quando visitar Paris e Milão

Deixe um comentário

11 − 9 =