Essa semana falamos sobre a edição especial do mês de maio da The Gift Box com o tema sobre o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias e lançamos uma promoção em nossa página do Facebook para premiar um dos nossos leitores com um par de ingressos para o Geek e Game Rio Festival. Para embalar essa temática que tem como plano de fundo a ficção científica, aproveitamos para lançar uma playlist em nosso perfil no Spotify sobre o tema e escolhemos como estilo musical o Psychobilly; entenda por quê.
O PSYCHOBILLY E A FICÇÃO CIENTÍFICA
Surgido no Reino Unido no final dos anos 70, o estilo musical que mistura rockabilly, punk rock e letras sobre monstros, psicose e demônios, definitivamente não poderia deixar de fora a temática da “sci-fi” em suas músicas. Afinal, a época que o Psychobilly nasceu vai de encontro com a era de ouro da ficção científica, tanto no cinema, com clássicos como Star Wars, quanto em outros formatos, como O Guia do Mochileiro das Galáxias, que acabou sendo adaptado para rádio, livros, série, entre outros.
Além disso, na época, muitos dos garotos, que foram os responsáveis pelo nascimento da cultura psycho nos subúrbios e clubes ingleses, eram leitores assíduos da 2000 A.D., revista britânica de quadrinhos de ficção científica muitíssimo popular e que influenciou toda uma geração de leitores e artistas; dela participaram nomes como Alan Moore, Grant Morrisson, Neil Gaiman, Brian Bolland, Dave Gibbons, e nasceram personagens como Juiz Dredd e Sláine.
UNIVERSO RETRÔ NO SPOTIFY
Pensando nessa salada de referências, elaboramos uma playlist – com o apoio da The Gift Box – com os primórdios do Psychobilly inglês que, provavelmente, beberam dessas fontes. Por lá, é possível encontrar clássicos como Frenzy, com Robot Riot; Klingonz (influenciados diretamente por Star Trek), com a instrumental Klingzonez; os pais do Psychobilly, The Meteors, com a icônica Attack of the Zorchmen; até bandas atuais totalmente dedicadas ao sci-fi, como é o caso dos texanos do Klax, com o som Contact.
Como podemos ver, os temas espaciais, de invasões extraterrestres, etc, casam bem com o Psychobilly, dos seus primeiros passos até os tempos de hoje. Vale escutar com atenção também os suecos do Test Pilots, uma banda com pouquíssimo tempo de vida e que já alcançou grande renome na cena, fazendo um som original regado de influências de ficção-científica. Ou os Guitar Slingers, liderados pelo veterano Doyle (ex-Klingonz), com a sensacional Rise of the Cybermen.
Uma playlist de psychobilly para todos os gostos, tem também som especial pra quem gosta mais das influências do punk rock, como o punkabilly do Mad Sin com U.F.O., e do Gutter Demons com Ivanders. Portanto “Não entre em Pânico, não esqueça sua toalha e ouça a playlist: Uma Viagem das Galáxias“ com o melhor do Sci-Fi Psychobilly e apoio da The Gift Box.
Aproveita e segue a gente no Spotify também. “Don’t Panic”, é só apertar o botão “follow” aí embaixo :)