Home > Destaque > O que Psychobilly e ficção científica têm em comum? Descubra na nossa Playlist “Uma Viagem das Galáxias”

O que Psychobilly e ficção científica têm em comum? Descubra na nossa Playlist “Uma Viagem das Galáxias”

12 de abril de 2017, por Marcial Balbás
Música

Essa semana falamos sobre a edição especial do mês de maio da The Gift Box com o tema sobre o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias e lançamos uma promoção em nossa página do Facebook para premiar um dos nossos leitores com um par de ingressos para o Geek e Game Rio Festival. Para embalar essa temática que tem como plano de fundo a ficção científica, aproveitamos para lançar uma playlist em nosso perfil no Spotify sobre o tema e escolhemos como estilo musical o Psychobilly; entenda por quê.

O PSYCHOBILLY E A FICÇÃO CIENTÍFICA

Surgido no Reino Unido no final dos anos 70, o estilo musical que mistura rockabilly, punk rock e letras sobre monstros, psicose e demônios, definitivamente não poderia deixar de fora a temática da “sci-fi” em suas músicas. Afinal, a época que o Psychobilly nasceu vai de encontro com a era de ouro da ficção científica, tanto no cinema, com clássicos como Star Wars, quanto em outros formatos, como O Guia do Mochileiro das Galáxias, que acabou sendo adaptado para rádio, livros, série, entre outros.

Além disso, na época, muitos dos garotos, que foram os responsáveis pelo nascimento da cultura psycho nos subúrbios e clubes ingleses, eram leitores assíduos da 2000 A.D., revista britânica de quadrinhos de ficção científica muitíssimo popular e que influenciou toda uma geração de leitores e artistas; dela participaram nomes como Alan Moore, Grant Morrisson, Neil Gaiman, Brian Bolland, Dave Gibbons, e nasceram personagens como Juiz Dredd e Sláine.

UNIVERSO RETRÔ NO SPOTIFY

Pensando nessa salada de referências, elaboramos uma playlist – com o apoio da The Gift Box – com os primórdios do Psychobilly inglês que, provavelmente, beberam dessas fontes. Por lá, é possível encontrar clássicos como Frenzy, com Robot Riot; Klingonz (influenciados diretamente por Star Trek), com a instrumental Klingzonez; os pais do Psychobilly, The Meteors, com a icônica Attack of the Zorchmen; até bandas atuais totalmente dedicadas ao sci-fi, como é o caso dos texanos do Klax, com o som Contact.

Nova arte de capa para o relançamento do álbum "Attack of The Zorchmen", do The Meteors, em CD. É nítida a influência dos quadrinhos sci-fi da arte. (Foto: Reprodução)

Arte de capa do CD “Attack of The Zorchmen” da banda The Zochermen, formada por ex-integrandes de The Meteors e Klingonz. Na arte, percebe-se a nítida a influência dos quadrinhos sci-fi. (Foto: Reprodução)

Como podemos ver, os temas espaciais, de invasões extraterrestres, etc, casam bem com o Psychobilly, dos seus primeiros passos até os tempos de hoje. Vale escutar com atenção também os suecos do Test Pilots, uma banda com pouquíssimo tempo de vida e que já alcançou grande renome na cena, fazendo um som original regado de influências de ficção-científica. Ou os Guitar Slingers, liderados pelo veterano Doyle (ex-Klingonz), com a sensacional Rise of the Cybermen.

Uma playlist de psychobilly para todos os gostos, tem também som especial pra quem gosta mais das influências do punk rock, como o punkabilly do Mad Sin com U.F.O., e do Gutter Demons com Ivanders. Portanto “Não entre em Pânico, não esqueça sua toalha e ouça a playlist: Uma Viagem das Galáxias com o melhor do Sci-Fi Psychobilly e apoio da The Gift Box.

Uma viagem das galáxias

Aproveita e segue a gente no Spotify também. “Don’t Panic”, é só apertar o botão “follow” aí embaixo :)

Gostou da matéria? Este é um conteúdo patrocinado pela The Gift Box, uma das empresas que apoiam o Universo Retrô a permanecer online. Mas fique tranquilo, só indicamos marcas e produtos que acreditamos e este texto representa 100% a nossa opinião. Venha anunciar conosco também!

Matérias Relacionadas
Geek & Game Rio Festival – O Rio de Janeiro nunca foi tão Nerd!
Cosplay
Universo Retrô e The Gift Box levam você e 3 amigos para Geek & Game Festival 2017
O guia do mochileiro das galáxias
The Gift Box: Clube de Assinaturas lança box temático do livro ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’
A ameaça que veio do espaço
Clássicos de ficção científica são projetados no Sesc Santana

Deixe um comentário

catorze + catorze =