Home > Destaque > Representando o Dia do Soldado, Marilia Skraba é destaque de agosto no calendário do UR; veja editorial e entrevista

Representando o Dia do Soldado, Marilia Skraba é destaque de agosto no calendário do UR; veja editorial e entrevista

9 de agosto de 2016, por Daise Alves e Mirella Fonzar
Moda
Pin-Up Marilia Skaraba

O mês de agosto do Calendário de Pin-ups do Universo Retrô chega bem representado. Em comemoração ao Dia do Soldado, data que homenageia o Exército do Brasil, no próximo dia 25 de agosto, está a Pin-up Marília Skraba, que também foi responsável pela produção artística do projeto, junto à produtora Be a Bombshell e sua marca de roupas retrô, Sundae Inc.

A brasileira foi escolhida para encarnar a “Poderosa Guerrilheira”, com a bandeira do Brasil de fundo, num ensaio patriota, por ser uma das Pin-ups brasileiras que levou o nome de nosso país para o exterior. Em 2015, ela conquistou o título de 2º lugar de Miss Pin-Up da 18º edição do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend, o maior festival de rockabilly e cultura vintage do mundo.

Marilia costuma apostar na brasilidade em suas criações, composições e ressaltar a beleza da mulher brasileira e suas curvas. Além de estilista da Sundae Inc, onde produz peças retrô exclusivas, é produtora de moda e idealizadora do projeto Be a Bombshell, uma produtora especializada em ensaios retrô que promete transformar qualquer mulher em uma Pin-Up.

Confira abaixo entrevista com a modelo, produtora e estilista e confira o ensaio completo de Marilia Skraba para o Calendário do Universo Retrô, clicado na hamburgueria e loja kustom, Cia 66, pelo fotógrafo Marcello Garcia, com beleza de Silvia Britto e Juliana Palesel.

Marília Skraba

Marília Skraba em foto oficial do Calendário (Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Você tem uma marca retrô, a Sundae Inc, e um projeto fotográfico voltado para as pin-ups, o Be a Bombshell. Vive esse universo 100% no seu dia a dia e se tornou referência entre as pin-ups brasileiras. Como tem sido essa evolução pessoal para você, desde quando começou a seguir o estilo até os dias de hoje?

Marilia Skraba – A primeira vez que escutei o termo Pin-up foi em 2003 através de uma amiga. Em 2007, morava em Orlando e comprei uma mini jukebox, o que me levou a fazer meu primeiro ensaio amador com o tema. Em 2009, comecei minha jornada como estilista, primeiramente criando lingeries e corseletes, e no segundo ensaio fotográfico da marca foi natural incluir a temática como estilo da produção. Desde então comecei a estudar e me especializar na produção de peças de roupas para Pin-ups , e modelar para os ensaios destas coleções.

Sempre achei natural ser a modelo de minha própria marca, pois não há pessoa melhor para saber exatamente como usar e vender o produto, e saber todo o empenho, paixão e valor que foi colocado nas peças. Nessa pesquisa constante e diversos ensaios fotográficos fui adquirindo experiencia e me apaixonando tanto pelo estilo ao ponto de mergulhar completamente nele, vivendo diariamente no trabalho, na decoração da casa, no lazer.

Marília Skaraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – A cena retrô tem crescido bastante. Como dona de uma marca voltada para esse segmento, você enxerga essa mudança comportamental também nas consumidoras? Elas têm investido mais no estilo?

Marilia Skraba – Ultimamente vejo muitas meninas de fora interessadas em ingressar no estilo. Com o acesso livre à informação e serviços especializados no tema como o próprio Universo Retrô, que facilitam o conhecimento do público geral, ficou mais fácil das pessoas estudarem e conhecerem o segmento a fundo. Frequentemente, sou abordada por meninas pedindo dicas e dizendo que sempre amaram o estilo, e que finalmente tomaram coragem para segui-lo, e isso é maravilhoso.

No Brasil, nosso grupo de amantes do retrô e vintage ainda é relativamente pequeno, se comparado, por exemplo, aos Estados Unidos, portanto incentivar o crescimento deste segmento é fundamental. Temos muitas Pin-ups veteranas que investem no estilo já como parte da vida, mas somente com este público novo teremos força para criar novos projetos, shows, novas coleções e engrandecer o universo para todos.

Marilia Skaraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – O mercado também tem se tornado mais competitivo nos últimos tempos?

Marilia Skraba – O mercado é crescente, mas a Sundae e o Be a Bombshell sempre terão o diferencial por terem sido desbravadores e inovado tanto no segmento da moda como da fotografia retrô. Ambos os projetos têm foco nos clientes, seja na proposta de oferecer a moda retrô para as Pin-ups brasileiras, quando ainda não havia nada neste segmento em nosso país, ou na ideia de abrir este campo para empoderar qualquer mulher e transformá-la esteticamente em uma Pin-up através da maquiagem, cabelo e produção, mas também com embasamento através de aulas e transmissão de conteúdo, para que esse conhecimento seja adquirido e não só passageiro. Desde o início tenho o compromisso com a criatividade para fornecer sempre o melhor para meus clientes, garantindo assim o reconhecimento.

Marilia Skaraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Você tem 3 projetos: marca de roupas, produção fotográfica e modelo, em todas você atua ativamente. Mas, as pessoas te procuram mais para qual projeto?

Marilia Skraba – O projeto de fotografia Be a Bombshell tem sido muito procurado, principalmente por ser meu empreendimento mais recente. Com um pouco mais de um ano de lançamento, o público tem se identificado muito com a qualidade do portfólio, tanto os ensaios pessoais como a procura de marcas atrás das produções é crescente. Já a Sundae é sempre uma constante no guarda-roupas das Pin-ups brasileiras, aliás vem duas coleções novas por aí!

Marilia Skaraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Criar, vender, modelar ou produzir? O que você mais ama fazer?

Marilia Skraba – Adoro todos os segmentos do meu trabalho, mas o que me empolga realmente é criar. Planejar os detalhes de uma coleção, a temática de um ensaio, as infinitas possibilidades criativas, é quase que uma diversão para mim, posso passar horas sem necessariamente considerar essa parte um trabalho ou esforço.

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Qual foi o maior desafio em participar o calendário 2016 do Universo Retrô? Produzir pelo Be a Bombshell, modelar como pin-up ou criar as peças pela Sundae Inc para cada modelo?

Marilia Skraba – Montar e planejar a produção de um projeto de porte grande foi o maior desafio, pois era necessário criar uma unidade de temas, escolha de modelos, locações e datas comemorativas. Foi quase como um quebra-cabeças e todos os itens estavam entrelaçados. Alguns figurinos combinavam com o tema, mas não estavam disponíveis no tamanho da modelo, por exemplo, então tiveram de ser confeccionados especialmente para produção, assim como acessórios e itens de cenário.

Para facilitar o deslocamento de equipe e tempo para ensaios foram escolhidas três locações e foi necessário combinar o tema com o lugar, por exemplo: como encaixar uma cupida pin-up do Dia dos Namorados em uma lanchonete com referências kustom? Todos esses detalhes fazem parte da produção, e foram milimetricamente calculados. O trabalho é intenso, mas com a ajuda da equipe maravilhosa de beleza e fotografia fiquei muito orgulhosa do resultado.

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Sua marca é bem segmentanda. Ela consegue transcender e atingir um público fora do meio também?

Marilia Skraba – Sim, mas estou sempre à procura de novas formas de atingir a todos os públicos. Meu alvo principal são os amantes da cultura vintage e retrô, mas na última coleção de lingeries, por exemplo, fiz questão de pensar no corpo e desejo das mulheres em geral, e criei peças que possuem o design retrô, mas a funcionalidade moderna das cintas compressoras. O ideal é sempre buscar por peças que possuam essa dupla função, que possam ser utilizadas em um look Pin up, mas também com uma mudança de acessórios possam ser usadas no dia a dia, por qualquer mulher.

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Você já teve bastante contanto com as Pin-ups de outros países. Principalmente as americanas, que são as principais referências hoje. Como você enxerga as Pin-ups brasileiras em relação a elas? Ainda há muito que aprender ou as brasileiras se destacam cada vez mais?

Marilia Skraba – A beleza das Brasileiras é indiscutível, temos um tempero e sensualidade especial que nos destaca entre as demais Pin-ups. Porém, gostaria muito de ver mais por aqui da compaixão que conheci entre as Pin-ups americanas e de outros lugares do mundo. É importante que cada pessoa se esforce como individuo, mas sinto falta do senso de comunidade, de amor, de apoio, de pensar no grupo para alcançar um bem maior. Talvez por essa diferença lá fora a cena seja tão grande, e aqui ainda caminha para isso. Faço a minha parte, pois enxergo um potencial enorme em nós.

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Quais suas principais referências hoje?

Marilia Skraba – Depois de conhecer a Miss Rockwell no concurso do Viva Las Vegas passei a me inspirar muito nela. Além de ela ser uma pin-up maravilhosa, com ensaios inscríveis e um look impecável, é uma pessoa batalhadora, que se esforça para fazer da cena uma lugar melhor. O Miss Viva Las Vegas é impecável, justo e bem organizado, ela ainda levanta bandeiras a favor das minorias e contra o bullying. Possuo uma verdade muito similar em meu coração, e gostaria de poder, como ela, usar minha imagem para influenciar pessoas desta forma.

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – E falando em Viva Las Vegas, como foi a sensação de ser eleita Vice-Campeã do Miss Pin-Up VLV 2016? 

Marilia Skraba – Fiquei muito feliz em ter sido escolhida pelo juri para participar do Miss Viva Las Vegas. No dia do evento me sentia em paz, sabia que havia preparado meu figurino por meses e havia feito o meu melhor, subi ao palco querendo celebrar o fato do reconhecimento de meu trabalho e de estar entre tantas Pin-ups maravilhosas. Não estava nervosa, só feliz! Quando o resultado começou a sair e meu nome foi o penúltimo a ser dito entrei em êxtase, eu que sou tímida não parava de sorrir. Foi o momento de maior satisfação da minha vida, sabia que estava no caminho certo, sabia que todo o trabalho duro e com pouco reconhecimento aqui no Brasil estava valendo a pena. Fiquei orgulhosa de mim mesma e vou carregar este sentimento em meu coração para sempre!

Marilia Skraba

(Foto: Marcello Garcia)

Universo Retrô – Qual dica você dá para quem quer investir nesse estilo?

Marilia Skraba – Pesquisa, muita pesquisa. Humildade para saber que há muito a ser aprendido e que pode-se aprender muito com quem já está nesse meio ha muito tempo. E apoio as marcas e projetos locais, temos muita gente bacana se esforçando para fazer possível viver esse sonho vintage aqui no Brasil.

Matérias Relacionadas
Be a Bombshell lança “Escola de Pin-Ups” em comemoração a 2 anos de projeto fotográfico retrô
Desfile Pinup
Em encontro pin-up, marca lança coleção moda praia com desfile
Sundae Inc
Hamburgueria Twelve Burger e Sundae Inc realizam ‘Bazar & Encontro de Pin-Ups’
Vintage Homes: Pin-Up Marilia Skraba mostra sua casa retrô em nova série do UR

Deixe um comentário

três × quatro =