Home > Destaque > Shake Baby completa 10 anos com festa rockabilly; conheça o bar retrô da Mooca em entrevista com os proprietários

Shake Baby completa 10 anos com festa rockabilly; conheça o bar retrô da Mooca em entrevista com os proprietários

4 de outubro de 2017, por Mirella Fonzar
Destinos

Entra ano e sai ano e novos empreendimentos inspirados no retrô abrem e fecham suas portas na capital paulista na última década. Não é o caso do Shake Baby, um pequeno bar retrô localizado no bairro da Mooca (Rua Ipanema, 70), que acaba de completar 10 anos de funcionamento, provando que é muito mais que uma moda passageira.

Comandado pelo casal Eder Tavarone e Lúcia Soares, dois apaixonados pela cultura dos anos 1950, especialmente Elvis Presley, o Shake Baby Bar se tornou uma espécie de clube para os amantes do rockabilly e da cultura vintage em São Paulo. O bar funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 00h30, e quase toda quinta e sexta tem música ao vivo com alguma banda da cena.

O casal Eder Tavarone e Lúcia Soares (Foto: Divulgação)

A decoração composta por elementos dos anos 50, com fotos de artistas que foram sucesso na época, discos de rock ‘n roll e objetos variados da vasta coleção dos proprietários compõem a atmosfera retrô do local. No cardápio, além da cerveja gelada, receitas especiais feitas por Eder conquistam o coração e estômago dos frequentadores.

Para comemorar os 10 anos da casa, os sócios preparam um evento especial no próximo sábado, 7 de outubro, à partir das 16h. Para animar a noite, show com a banda Hotzilla Trio, tocando os sucessos do rockabilly e rock ‘n roll clássico; sorteio de 5 litros de Shake Mel, a tradicional cachaça da casa, além de 2 unidades do famoso lanche do Elvis (pasta de amendoim, bacon e banana ou geleia de Mirtilo). Portanto, enquanto sábado não chega, confira nossa entrevista exclusiva com os proprietários do Shake Baby Bar.

Universo Retrô – 10 anos de Shake Baby Bar agora em outubro. Lá no começo, vocês imaginavam que o bar seria esse sucesso todo e duraria mais de 1 década?

Eder Tavarone – Quando abrimos o Shake Baby era apenas para ser um barzinho de faculdade. A ideia surgiu por acaso; sempre gostei desse movimento retrô desde criança, daí como tinha muita coisa em casa em relação a decoração e quadros resolvi colocar no bar para enfeitar. E como só gosto desse tipo de música, entrei em acordo com a Lúcia, que é mais eclética, em colocar somente essa pegada retrô (rockabilly, rock ‘n roll, blues, etc) no bar.

Lúcia Soares – Nem em mil anos imaginaria ser dona de um bar e nem que chegaríamos a completar 10 anos, porém foi com muito trabalho, perseverança e fidelidade ao estilo. Muitos altos e baixos, mas em meio a essa crise toda vamos levando. Não somos uma balada (é isso que o pessoal precisa entender). Quando iniciamos, esse estilo retrô estava engatinhando e éramos referência. Hoje está na moda.

Universo Retrô – Como surgiu a sua paixão pelo retrô e a ideia de montar o Shake Baby Bar.

Eder Tavarone – A ideia surgiu de pura necessidade financeira mesmo, no endereço do Shake eu tinha uma copiadora que estava para fechar, daí como a faculdade era próxima e os bares eram o foco de atenção resolvemos abrir um bar, sem entender nada a respeito. E isso já dura 10 anos.

Os detalhes do Shake Baby estão por todo lado (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Com essa onda retrô, muitos empreendimentos inspirados pelo passado abriram e fecharam suas portas na última década. O que vocês acham que faz do Shake permanecer ano após ano sendo referência em bar rockabilly / retrô?

Eder Tavarone – O que faz o bar estar aberto até hoje é realmente muita teimosia e vontade de permanecer com este movimento. Pra mim, o Shake se tornou minha casa e santuário, pois passo a maior parte de minha vida dentro dele e para ele.

Universo Retrô – Tem alguma lembrança inesquecível desses 10 anos? Algum evento, festa ou uma época que ficou pra história do Shake Baby?

Eder Tavarone – Lembro de festas de princípio; quando começamos a ficar conhecidos, fazíamos encontros de carros todos os últimos sábados do mês. Eram encontros memoráveis, com bandas de rockabilly se apresentando na rua e uma atmosfera de parar o trânsito.

Carros antigos reunidos em frente ao Shake Baby nos primeiros anos da casa (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Para quem ainda não conhece o Shake Baby Bar, nos conte o que é possível encontrar por lá.

Eder Tavarone – No Shake é possível encontrar a cultura do Rock ‘n Roll antigo, assim como pessoas únicas, lanches deliciosos e itens raros expostos no bar, cada um deles com sua história que, se você me perguntar, vou saber lhe contar sobre quase todas elas. Realmente um ambiente único e cheio de personalidade. O Bar funciona de segunda à sexta, das 17h às 00h30 e, aos sábados, quando temos eventos previamente agendados. Vale ficar de olho em nossa página pra conferir o cronograma de bandas e eventos.

A vitrine de Elvis é uma das sensações da casa e mostra as várias fases do Rei (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – A decoração do bar é um de seus maiores atrativos. Nos conte como ela foi sendo composta.

Eder Tavarone – No seu acervo, na grande maioria é possível encontrar itens de Elvis Presley originais, réplicas e peças únicas; itens raros da Coca-Cola, e acervos do meu herói de infância, o Batman, que até hoje gosto muito, além de vitrines da Betty Boop, Star Wars, entre outras relacionadas aos anos 1940, 1950 e 1960. Fui adquirindo muita coisa ao longo do tempo, como fotos e antiguidades, mas grande parte do que está aqui foi feito por mim, como o madeiramento das paredes, o banheiro com fotos na porta, o balcão com teclas de piano e as vitrines.

As famosas vitrines de personagens do Shake foram todas construídas por Eder, como essa do Batman (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – E em relação ao cardápio. Um dos maiores “hits” do Shake é o Shake Mel, uma cachaça artesanal de mel feita por vocês. Como surgiu a ideia da receita e como ela é produzida?

Eder Tavarone – A receita do shake Mel – secretamente guardada por mim, de modo que nem a Lúcia conhece – era a princípio feita pelo meu avô na Calábria (Itália) para molhar bolo. Como em sua casa aqui no Brasil sempre tinha um vidro com essa iguaria, que de ficar guardada por longo tempo se torna uma espécie de licor, comecei a fabricar como uma bebida e deu certo. Hoje, é realmente o maior sucesso!

Hoje o Shake Baby também produz cervejas artesanais e sua tradicional cachaça de mel, o hit da casa (Foto: Divulgação)

SERVIÇO
Shake Baby Bar
Rua Ipanema, 70 – Mooca – São Paulo SP
Funciona de segunda à sexta e eventualmente aos sábados
Facebook: https://www.facebook.com/lulushake/

Festa de 10 anos do Shake Baby Bar
Sábado, 7 de outubro, à partir das 16h
Evento no Facebook, aqui.
Couvert: R$ 10

Matérias Relacionadas
Agenda de festas Rockabilly de 13 a 17 de janeiro em São Paulo
Elvis Presley completaria 81 anos nesta sexta (8); confira roteiro de comemorações em SP
Caio Durazzo
Shake Baby Bar traz Caio Durazzo, McCoy’s Burguer Stand e Calendários do UR para festa de encerramento
Shake Baby Bar completa 8 anos com festa de aniversário rockabilly; conheça o bar retrô da Mooca

Deixe um comentário

20 − 9 =