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Eyewear Chains: Famosas ‘cordinhas para óculos’ voltam neste verão

5 de outubro de 2017, por Leila Benedetti
Moda
Cordinha para óculos

Depois de mais de 30 anos de seu lançamento, as Eyewear Chains, popularmente chamadas de cordinhas para óculos, voltaram a virar tendência. Sim, aquelas que costumamos ver nos óculos de nossas avós e que, até agora, mantinhamos bem longe de nosso guarda-roupa.

Essa moda voltou por conta do casal carioca Maria Eduarda Feijó e Pedro Liñares, que são apaixonados pela praia. Tudo começou no final de 2015, quando a garota vivia “pegando emprestado” as cordinhas de seu namorado.

Cansado disso, Liñares propôs à garota que os dois fizessem uma cordinha só para ela. Mas o sucesso foi tanto que eles receberam encomendas e, consequentemente, fundaram a marca As Cordinhas, o que contribuiu com a volta da tendência.

Maria Eduarda Feijó
(Maria Eduarda Feijó, dona da marca As Cordinhas, posando com uma de suas criações. |Foto: Marcela Falci/Blog Cariocando)

Do tradicional e delicado até os mais descolados e coloridos, as Eyewear Chains ganharam espaços nas vitrines de marcas conhecidas como Renner e Melissa. Todas custando preços variados, dependendo da loja onde está à venda.

Aliás, já houve tentativas de retorno da tendência alguns anos atrás. A primeira foi de grifes como Chanel e AMorir em 2010, quando vários artistas famosos apareciam perambulando por aí com as cordinhas amarradas em seus óculos, mas não vingou. Depois, em 2013, foi lançada a marca britânica Frame Chains, que até hoje segue ativa no mercado porém de forma discreta.

Caroline Abram
(Modelo para marca Caroline Abram. |Foto: Divulgação)

As Origens das Eyewear Chains

As Eyewear Chains foram lançadas no ano de 1979 em Londres pela marca britância Clutter and Gross. Seu objetivo era evitar a perda ou queda dos óculos de uma forma mais prática, diferente de hoje que voltou com um propósito mais estético, sem pensar muito na questão do funcional.

Sua primeira aparição foi durante um ensaio fotográfico clicado pela fotógrafa britânica Jane England para a divulgação da marca citada acima. A modelo usada para este trabalho foi a brasileira Andrea Dellal, que posava de óculos de sol coloridas equipadas com as correntes.

Andrea Dellal
(A modelo e It Girl brasileira Andrea Dellal posando com as Eyewear Chains para a marca britânica Clutter and Gross em 1979. |Foto: Jane England/Clutter and Gross)

O que parece algo normal hoje em dia foi polêmica para os ingleses da época. Apesar dos óculos, seja os de grau ou de sol, serem considerados um acessório de moda desde a década de 1930 pelo mundo todo, a Inglaterra os via mais como um item hospitalar, cuja divulgação era proibida no país. 

Mas a polêmica durou pouco, pois logo depois do lançamento dos cliques de Jane nas revistas, a lei foi revogada e os ingleses passaram a considerar os óculos um acessório de moda. Mais retrô impossível, as “cordinhas” são perfeitas para fazer composições com referências vintage como o famoso “estilo da vovó”, podendo combinar com looks mais coloridos para um visual mais anos 80 ou aproveitar de prata, preto ou dourado para looks mais clássicos.

Bruna Spinelli
(Bruna Spinelli com cordinha para óculos. |Foto: Arquivo Pessoal)

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