Recentemente, aconteceu a primeira edição da ASA Brasil, convenção para agenda de show aéreo brasileiro, no Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte. O evento reuniu civis e militares para discutir os novos rumos do show aéreo no Brasil, modalidade na qual os aviadores demonstram suas habilidades de voo e acrobacias com aeronaves. Chamada de “Air Show Industry”, acontece desde os anos 1920 nos Estados Unidos.
Como a relação entre Pin-Ups e aviões sempre existiu, o Universo Retrô foi convidado pela Esquadrilha da Fumaça a participar do evento, compartilhando um pouco da história dessas mulheres e dessa arte quase centenária. Na ocasião, foram disponibilizadas duas aeronaves para a produção de dois diferentes editoriais; Sky Lovers, na quarta-feira (31), com fotografia de Daniela Petrucci, e Tempestade Tropical, na quinta (1), com cliques de Ricardo Biserra.
Em homenagem aos pilotos de acrobacia aérea, que arriscam suas vidas pela paixão em realizar manobras no céu, Sky Lovers traz sete modelos Pin-ups para encarnar diferentes aviadoras (pilotas, militares e comissárias), ao lado de uma Decathlon 8KCAB dos anos 1970. Com participação de Madame Rose ‘N Roll, Miss Daisy Mae, Lady Cat, Miss De-Lovely, Chubby Pin-Up, Miss Belle e Bruna Gilda, o ensaio foi clicado por Daniela Petrucci, fotógrafa e comissária de bordo, especialista em fotos de Pin-ups com aeronaves.
Conheça as Pin-Ups abaixo e veja um preview dos ensaios, que serão publicados individualmente durante os próximos meses:
Madame Rose ‘N Roll
Fernanda Fratta é quem dá vida a Madame Rose ‘N Roll. Miss Pin-Up The Sailor Pub 2015, a ruiva de curvas voluptuosas e beleza angelical é modelo pin-up e produtora de eventos em São Paulo. Apaixonada pela cultura vintage desde a adolescência, costuma posar para marcas de moda retrô. Atualmente compete por uma vaga no Miss Pin-Up Viva Las Vegas 2017.
Miss Daisy Mae
Publicitária, Daise Alves é criadora do portal Universo Retrô, da agência Casa de Criatividade e do blog MenteFlutuante Retrô. Apaixonada também por música, literatura, cinema e fotografia, gosta de viajar e conhecer o mundo com seus próprios olhos. Admira o retrô como o resgate de algo valioso que foi perdido com o tempo.
Miss De-Lovely
Miss De-Lovely é o codinome de Pin-Up da jornalista Mirella Fonzar, fundadora do portal Universo Retrô, do blog e canal Miss De-Lovely e da agência de marketing digital Casa de Criatividade. Viciada em tudo que vem do passado, coleciona discos, tatuagens old school e batons. Ama viajar e já viveu em oito cidades diferentes ao longo da vida.
Chubby Pin-Up
Renata Cândido, ou Chubby Pin-up, é advogada, cantora e modelo Pin-Up. Encontrou no estilo retrô a inspiração para externar a sua vaidade, feminilidade e charme. É apaixonada pelo rock’n roll, rockabilly e blues dos anos 50. Por ser uma grande admiradora e adepta da cultura vintage, acredita que o seu padrão curvilíneo se encaixe melhor neste estilo. Entre suas inspirações na hora de montar o visual, estão as ilustrações do passado. Foi eleita Miss À Moda Antiga 2016.
Lady Cat
Larissa Montagner, ou Lady Cat, é modelo Pin-up, proprietária da casa noturna e hamburgueria retrô, Rockerama Club, e cantora de rockabilly na banda Lady Cat & The Watch Dogs. Estilista e costureira, foi uma das precursoras da moda retrô no Brasil, com a marca MyBoy Dean. Esteve entre as finalistas do maior concurso de Pin-ups do mundo, do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend. É apaixonada por viagens e estampa sua paixão pelos aviões históricos tatuada nos ombros.
Bruna Gilda
Formada em design de moda, Bruna Val Magalhães, ou Bruna Gilda, é costureira, modelista e proprietária do Brechó Garimpo da Gilda, especializado em roupas vintage e retrô. Colecionadora de antiguidades e apaixonada por tudo que remete ao passado, ama viajar e visitar todo tipo de brechó e mercado de pulgas que existe no local. Sua beleza nos remete às belas ruivas dos anos 50, como Ginger Louise, Lucille Ball e Ann-Margret.
Miss Belle
Miss Belle é o nome de Pin-up de Isabela Mantovani, que surgiu de anos de uma paixão pela época à qual acredita pertencer de coração. Por sempre ver nos filmes, na fotografia, na moda e na música um estilo e uma estética que a agradavam, acabou se imergindo neste universo. Inspirada nos anos 40 e 50, é fã de rock, blues, soul e R ‘n B. Além da dança, se conectou tanto às décadas, que as incorporou em seu estilo do dia a dia; geralmente pelo cabelo, maquiagem, roupas e principalmente pela trilha sonora que escuta.
Ouça a playlist Sky Lovers, com músicas que inspiram este editorial:
Ameiiiiiiiiiiii <3
Também amamos! <3