Home > Destaque > Tempestade Tropical: Ensaio fotográfico com as Pin-ups do Universo Retrô na 1ª Convenção de Show Aéreo

Tempestade Tropical: Ensaio fotográfico com as Pin-ups do Universo Retrô na 1ª Convenção de Show Aéreo

8 de dezembro de 2016, por Jane Galaxie
Moda

Na última semana, aconteceu a primeira edição da ASA Brasil, convenção para agenda de show aéreo brasileiro, no Aeroclube de São Paulo, no Campo de Marte. O evento reuniu civis e militares para discutir os novos rumos do show aéreo no Brasil, modalidade na qual os aviadores demonstram suas habilidades de voo e acrobacias com aeronaves. Nos Estados Unidos, é chamada de “Air Show Industry” e acontece desde os anos 1920.

Como a relação entre Pin-Ups e aviões militares sempre existiu, o Universo Retrô foi convidado pela Esquadrilha da Fumaça a participar do evento, compartilhando um pouco da história dessas mulheres e dessa arte quase centenária. Na ocasião, foram disponibilizadas duas aeronaves para a produção de dois diferentes editoriais, na quarta-feira (31), com fotografia de Daniela Petrucci, e na quinta (1), com cliques de Ricardo Biserra.

Nose Art sendo produzida na época da Guerra (Foto: Reprodução)

Nose Art sendo produzida na época da Guerra (Foto: Reprodução)

Com o tema Tempestade Tropical (fazendo referência ao céu cinza e ao floral do figurino), na quinta, sete modelos Pin-ups, que compartilham a paixão por voar, posaram ao lado de uma Diamond Eclipse dos anos 1990. Homenageando a Nose Art – arte de personalizar aviões com ilustrações de belas mulheres, que se popularizou com os pilotos americanos durante a Segunda Guerra -, as garotas vestiam looks florais, quase que estampando o branco da aeronave.

Conheça as Pin-Ups abaixo e veja um preview dos ensaios, que serão publicados individualmente durante os próximos meses:

Sweet Caroline

Sweet Caroline é o nome Pin-Up de Ana Carolina Rogato, sobrinha-neta de Ada Rogato, a primeira aviadora do Brasil. Seu codinome é inspirado na música homônima de seu maior Ídolo, Elvis Presley. Costura, cozinha e se considera uma boa esposa e mãe, sem deixar de lado a sua vaidade. Conta que tinha 15 anos, quando começou a conhecer a cultura vintage e foi se apaixonando cada vez mais, mudando completamente seu gosto por roupas, sapatos e penteados.

Ana Carolina

Sweet Caroline (Foto: Ricardo Biserra)

Bruna Gilda

Formada em design de moda, Bruna Val Magalhães, ou Bruna Gilda, é costureira, modelista e proprietária do Brechó Garimpo da Gilda, especializado em roupas vintage e retrô. Colecionadora de antiguidades e apaixonada por tudo que remete ao passado, ama viajar e visitar todo tipo de brechó e mercado de pulgas que existe no local. Sua beleza nos remete às belas ruivas dos anos 50, como Ginger Louise, Lucille Ball e Ann-Margret.

Bruna Val

Bruna Gilda (Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô)

Miss Daisy

Publicitária, Daise Alves é criadora do portal Universo Retrô, da agência Casa de Criatividade e do blog MenteFlutuante Retrô. Apaixonada também por música, literatura, cinema e fotografia, gosta de viajar e conhecer o mundo com seus próprios olhos. Admira o retrô como o resgate de algo valioso que foi perdido com o tempo.

Pin-Up Army

Miss Daisy (Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô)

Lady Cat

Larissa Montagner, ou Lady Cat, é modelo Pin-up, proprietária da casa noturna e hamburgueria retrô, Rockerama Club, e cantora de rockabilly na banda Lady Cat & The Watch Dogs. Estilista e costureira, foi uma das precursoras da moda retrô no Brasil, com a marca MyBoy Dean. Esteve entre as finalistas do maior concurso de Pin-ups do mundo, do Viva Las Vegas Rockabilly Weekend. É apaixonada por viagens e estampa sua paixão pelos aviões históricos tatuada nos ombros.

Lady Cat

Lady Cat (Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô)

Miss De-Lovely

Miss De-Lovely é o codinome de Pin-Up da jornalista Mirella Fonzar, fundadora do portal Universo Retrô, do blog e canal Miss De-Lovely e da agência de marketing digital Casa de Criatividade. Viciada em tudo que vem do passado, coleciona discos, tatuagens old school e batons. Ama viajar e já viveu em oito cidades diferentes ao longo da vida.

Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô

Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô

Meire Comodoro

Meire Reis, ou Meire Comodoro, como o próprio “sobrenome” já diz, tem um Opala Comodoro, que a acompanha desde os 19 anos de idade. É profissional da área jurídica, amante dos anos 50, sobretudo dos carros, música, decoração e moda, e garante viver essa cultura desde a adolescência, quando conheceu o rockabilly com os vinis de seu pai. É apaixonada por tudo o que a aeronáutica representa.

Meire Comodoro

Meire Comodoro (Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô)

Chubby Pin-Up

Renata Cândido, ou Chubby Pin-up, é advogada, cantora e modelo Pin-Up. Encontrou no estilo retrô a inspiração para externar a sua vaidade, feminilidade e charme. É apaixonada pelo rock’n roll, rockabilly e blues dos anos 50. Por ser uma grande admiradora e adepta da cultura vintage, acredita que o seu padrão curvilíneo se encaixe melhor neste estilo. Entre suas inspirações na hora de montar o visual, estão as ilustrações do passado. Foi eleita Miss À Moda Antiga 2016.

Renata

Chubby Pin-up (Foto: Ricardo Biserra / Universo Retrô)

Ouça a playlist Tempestade Tropical, com músicas que inspiram este editorial:

Matérias Relacionadas
Pascoabilly: Evento de Rockabilly une Pin-Ups e solidariedade no ABC Paulista
Sweet Caroline é a pin-up do mês com o ensaio ‘Tempestade Tropical’
Meire Comodoro
Conheça a pin-up do mês, Meire Comodoro, que brilha no ensaio ‘Tempestade Tropical’
Museu Canadá
5 museus ao redor do mundo para quem curte a história da aviação

Deixe um comentário

9 + oito =