Home > Design > No mês do aviador, conheça a história dos desenhos das fuselagens de aviões militares

No mês do aviador, conheça a história dos desenhos das fuselagens de aviões militares

27 de outubro de 2016, por Leticia Hammes
Design

O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira são festejados anualmente no Brasil em 23 de outubro. A data relembra quando, em 1906, Santos Dumont fez seu primeiro vôo com o 14 Bis, dando início a aviação. Aproveitando as comemorações, apresentamos a história por trás dos desenhos feitos nas fuselagens dos aviões militares, durante a primeira e a segunda guerras mundiais. Confira!

Foto: Reprodução

Desenho de pin-up decorando um bombardeiro B-24 Liberator, em 1945. (Foto: Reprodução)

Sabemos que existe uma estreita relação entre Pin-Ups e militares. E este “namoro” é antigo. Vem da época da primeira grande guerra (1914 -1918). Foram os pilotos italianos e alemães os pioneiros a personalizar os seus aviões monomotores já em 1913. Mas, definitivamente, foi em meados da segunda guerra, (1939 -1945) que a nose art se popularizou entre os fuzileiros americanos.

Foto: Reprodução

O bombardeiro B-17, apelidado de The Pink Lady, foi usado na Europa pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)

Já que os soldados levavam consigo pôsteres e revistas, a força aérea conseguiu levar esta paixão às alturas, literalmente, estampando-as em suas aeronaves. Por este motivo, era comum ver desenhos de lindas pin-ups adornarem os aviões bombardeiros neste período. Afinal, tanto na guerra quanto em casa, a juventude é sempre a mesma.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Estes pilotos, nada mais eram do que rapazes normais que, muito além de quererem lutar e morrer em outras terras, o que eles desejavam, na verdade, era estar em suas casas na companhia de jovens e belas namoradas. E o desejo, inconsciente ou não, de voltarem aos seus lares, fazia dos desenhos de pin-ups nas aeronaves algo como uma “lembrança” de tempos melhores, para onde, definitivamente, cada um deles desejava retornar.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Dita Von Teese pousou para um 747 – 400 da Virgin Atlantic para celebrar os 10 anos de vôos diretos entre Londres e Las Vegas. As fotos foram feitas no Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas.

Dita Von Teese (Foto: Reprodução)

Dita Von Teese (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Pin-Ups Experience Brazil promete programação intensa para fãs do estilo retrô em SP
Com apoio do Universo Retrô, Sputnik Party comemora 8 anos de Red Lights Gang e lança concurso de pin-ups
Militaria Fest Brasil: um evento para fãs de história militar, veículos antigos e muito mais
Pin-Ups no Programa Mais Você
Pin-Ups do Universo Retrô participam de reportagem do programa Mais Você sobre vintage

Deixe um comentário

3 × 4 =