Home > Destaque > Ton White leva repertório de rockabilly e hillbilly para Honky Tonk Party; confira nosso bate-papo com o músico

Ton White leva repertório de rockabilly e hillbilly para Honky Tonk Party; confira nosso bate-papo com o músico

13 de julho de 2016, por Mirella Fonzar
Música

No último sábado de julho, dia 30, acontece, no Rockerama Club, em São Paulo, a primeira edição da Honky Tonk Party, a festa country do Universo Retrô em comemoração a 1 ano do site e o lançamento da nova loja virtual, que apresenta sua linha decorativa em parceria com a ilustradora Aline Lacroc. O primeiro tema da coleção é “Cowgirl” e traz produtos com estampas de uma Pin-up western desenhada por ela, e seguinto o tema do evento, que também premiará o Melhor Look Western.

Para animar a festança, se apresentam, pela primeira vez em São Paulo, os mineiros da The Hicks, trazendo seu hillbilly diretamente de Poços de Caldas; o novíssimo grupo paulista Rooster of The Rising Sun, apresentando um pouco do seu country e bluegrass, em primeira mão; o DJ Wagnão com sua discotecagem especial em vinil; a showgirl Aurora D’Vine com burlesco western; e o já consagrado Ton White Rock ‘n Roll Acústico, projeto solo do vocalista do Space Comets.

10262180_620287711384270_2526766599940261057_n

Ton White (Foto: Divulgação)

Para quem ainda não sabe o que esperar do evento, mostraremos um pouco de cada uma das atrações em matérias especiais até o dia da festa. Começando por Ton White, que promete trazer em seu repertório muito rockabilly, country e rock 50’s. Natural de Goiás, o músico, que é um dos maiores destaques da nova geração da cena rocker brasileira, atualmente se apresenta em turnê pela Amazônia. Na entrevista abaixo, Ton nos conta um pouco sobre sua carreira, projetos e as expectativas para a Honky Tonk Party. Confira!

Universo Retrô – Como e quando você começou a ouvir rockabilly, hillbilly e afins?

Ton White – Comecei a ouvir rockabilly e rock ‘n roll dos anos 1950 por causa dos discos da minha mãe. Ainda não ligava o nome à pessoa, mas já gostava do som e também da batida das músicas. Depois, fui conhecendo o estilo naturalmente.

Universo Retrô – Quais instrumentos você toca?

Ton White – Eu toco violão, guitarra, ukulele e berimbau (!). Também canto, componho e grito, né? (risos)

Universo Retrô – Nos conte um pouco sobre seus projetos musicais.

Ton White – Faço parte da banda Space Comets, onde sou vocalista e toco violão, com Sonny Rocker, ex-baixista do Crazy Legs, e o guitarrista Osakabilly. Com eles, faço um rockabilly bem tradicional, o que muitos de vocês puderam ver, inclusive, na festa de lançamento do Universo Retrô ano passado, o que foi muito legal. Além disso, tenho meus projetos solo, o UkulelElvis e o Ton White Rock ‘N Roll Acústico, o qual apresentarei para vocês na Honky Tonk Party, dia 30.

O UkulelElvis é meu projeto solo acústico com músicas de Elvis Presley, que eu, particularmente, gosto muito, pois é uma proposta bem sincera, um projeto simples, com clássicos do rei em um formato inovador – apenas voz e Ukulele – e tem dado bem certo. Já com o Ton White acústico interpreto vários clássicos do Rockabilly, Hillbilly e Rock n´Roll, sons próprios e também versões de músicas que gosto trazendo-as também para esse estilo.

Ton White (Foto: Divulgação)

Ton White (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – E a turnê na amazônia com a banda The Lost Guys. Como anda? 

Ton White – A Ton White Amazon Tour, que está acontecendo agora, é uma iniciativa muito legal do Andrey Monteiro Caldas, proprietário do Old School Rock Bar, um bar bem legal em Belém do Pará. Ele me fez o convite para fazer uma temporada ano passado, tocando o mês todo no local. O projeto foi um sucesso, tanto que está se repetindo este ano. Toco com o apoio da banda The Lost Guys, então, posso dizer que também tenho o projeto Ton White & The Lost Guys, quando me apresento em Belém do Pará e região.

Universo Retrô – Fora o trabalho com música, se dedica a outra atividade?

Ton White – Bem, fora a música, também sou tatuador e artesão há um bom tempo. É preciso, né? Pois viver de música nesse País, e também nessa época (em que não existe mais música, como conhecemos antigamente), é muito difícil.  Infelizmente, viver de música – ainda mais nesse estilo que tão poucos valorizam – é muito difícil aqui no Brasil, por isso todos nós, músicos, tivemos que correr atrás do sustento de várias outras formas.

Universo Retrô – Você fez uma participação no show dos Go Getters no Rockerama Festival. Como foi se apresentar ao lado de lendas do neorockabilly?

Ton White – Bom , aquela participação com o The Go Getters foi totalmente inesperada. Essa foi uma grande surpresa que o Totte, o Peter e o Sonny me prepararam. O Totte me pediu a guitarra emprestada para tocar no festival, já que estava sem seu equipamento aqui no Brasil, então, eu emprestei, né? Quando vi a guita não era para ele e sim para eu tocar com eles (risos). Quando subi no palco, o Totte me disse: ”Put your guitar man!  Now, the four us are The Go Getters (Coloque sua guitarra, cara! Agora, nós quatro somos os Go Getters) e o danado sorriu pra mim, tipo tipo te enganei.” Demais!

Universo Retrô – A última vez que vimos um show do Space Comets foi na Festa Rocket, o lançamento do Universo Retrô ano passado. Vocês não têm vontade de voltar a se apresentar com mais frequência? 

Ton White – Tenho muita vontade de voltar com o Space Comets, porém isso não depende só de mim, depende de todos três integrantes da banda e também da cena rockabilly atual, que tem que apoiar e prestigiar as bandas e os artistas para que esse movimento se fortaleça cada vez mais. Mesmo assim, já foi uma ótima experiência. Algo para a vida toda!

Ton White e Space Comets na Festa Rocket, para o lançamento do Universo Retrô (Foto: Divulgação)

Ton White e Space Comets na Festa Rocket, para o lançamento do Universo Retrô (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Nos fale um pouco do que está preparando para o repertório da Honky Tonk Party, no próximo dia 30, no Rockerama Club.

Ton White – O repertório contará com várias canções dos primórdios do rockabilly e hillbilly. Estou preparando um show bem legal, digno de uma grande festa, mas, como eu disse anteriormente, para que a festa seja do jeito que queremos, isso depende de vocês! Então, convido a todos a fazer aquela festança bonita de se ver!

SERVIÇO
Honky Tonk Party
Local: Rockerama Club – Rua Rui Barbosa, 401, Bela Vista – São Paulo (SP)
Atrações: The Hicks, Ton White, Rooster of The Rising Sun, Aurora D’Vine e DJ Wagnão.
Couvert Artístico: R$ 20
Horário: À partir das 21h
Evento no Facebook, aqui

Matérias Relacionadas
Estúdio Raviere cria identidade visual e papelaria com inspiração retrô
Honky Tonk Party
Honky Tonk Party celebra 1 ano de Universo Retrô com casa cheia; confira os destaques do evento
Rockerama
Rockerama Club abre as portas para a Honky Tonk Party, a festa country do Universo Retrô
Wagnão aposta em discotecagem em vinil para Honky Tonk Party; confira entrevista com o DJ

Deixe um comentário

dezenove − 10 =