Home > Destaque > Universo Retrô entrevista integrantes do Space Comets

Universo Retrô entrevista integrantes do Space Comets

4 de agosto de 2015, por Mirella Fonzar
Música
Space Comets

No próximo dia 14 de agosto de 2015, sexta-feira, a partir das 20h, acontece a primeira edição da Festa Rocket, no Rockerama Club, em São Paulo. Em comemoração ao lançamento do Universo Retrô, o evento traz uma noite inteira dedicada aos anos 50 e 60. Para animar o público presente, se apresentam as bandas Space Comets, numa reunião especial, Rock In Black e Os Pumas. Nas pick-ups, DJ Juks Jive, da Rádio Topetes e Brilhantina.

Aproveitando o aquecimento dessa super festa, fomos bater um papo com os integrantes do Space Comets, Ton White e Sonny Rocker, para saber quais são as expectativas para o evento e as novidades da carreira de ambos os músicos que, hoje, se dedicam a outros projetos. Confira nosso bate-papo com os dois e não se esqueça de confirmar presença no evento do facebook (aqui)!

Space Comets

Space Comets Rockabilly (Foto: Reprodução)

Universo Retrô – Qual a sua expectativa para essa próxima reunião da banda Space Comets, já que há um bom tempo vocês seguiram outros rumos?

Sonny Rocker – Sim, ja faz algum tempo que não nos reunimos para tocar, mas é sempre bacana estar junto de Ton White e Osakabilly. Em primeiro lugar, os dois são meus grandes amigos e ótimos músicos. Por isso, os shows com o Space Comets sempre fluem perfeitamente, mesmo sem nem ensaiar.

Ton White – Realmente é sempre um sonho quando o Space Comets se reúne para fazer esse som que eu tanto amo. Com o Ozakabilly e o Sonny Rocker, a coisa sempre fica do jeito que eu gosto de verdade. Infelizmente, viver de música – ainda mais nesse estilo que tão poucos valorizam – é muito difícil aqui no Brasil, por isso todos nós tivemos que correr atrás do sustento de várias outras formas.

Universo Retrô – Como estão seus projetos paralelos? Podem nos falar um pouco sobre eles?

Sonny Rocker – Eu ja era fã do Gasolines e, como todos sabem, sempre tive projetos paralelos. Em 2001, o líder da banda, Alexandre Kanashiro, me convidou para assumir o contra-baixo elétrico, mas eu não pude embarcar nessa por conta dos diversos compromisso com minha antiga banda de rockabilly, o Crazy Legs, mas o mundo gira, gira, e nos encontramos novamente em 2013.

Ton White

Ton White com o projeto UkulelElvis (Foto: Divulgação)

Ton White – Os projetos paralelos estão bem legais. O Cadillac Rosa está parado, pois estamos mudando repertório e repaginando alguns detalhes. Já UkulelElvis, meu projeto solo acústico com músicas de Elvis Presley, e a invasão Rocker na Amazônia, estão indo de vento em polpa. O UkulelElvis eu, particularmente, gosto muito, pois é uma proposta bem sincera, um projeto simples, com clássicos do rei em um formato inovador – apenas voz e Ukulele – e tem dado bem certo.

Com o Ton White Acoustic Show interpreto vários clássicos do Rockabilly, Hillbilly e Rock n´Roll e também versões de músicas que gosto trazendo-as também para esse estilo. Já a invasão Rocker na Amazônia é uma iniciativa muito legal do Andrey Monteiro Caldas, proprietário do Old School Rock Bar, um bar bem legal em Belém do Pará. Ele me fez o convite para fazer uma temporada em junho, tocando o mês todo no local. O projeto foi um sucesso, tanto que se repetirá em outubro com a banda Ton White & The Lost Guys.

Universo Retrô – Alguma expectativa para lançamentos de novos álbuns e músicas?

Ton White – Por hora sem expectativas para lançamento de novo álbum, mas estou com várias ideias em mente e pretendo trabalhar em breve esses projetos.

Sonny Rocker – Nós (Gasolines) acabamos de lançar um compacto com o single La serpente, junto outra banda de surf music chamada Os Brutus. O projeto está sendo bastante divulgado; acho que o caminho é esse, sempre mostrar algo novo aos fãs.

Universo Retrô – Recentemente você fez o baixo para a banda The Go Getters no Rockerama Festival, como foi a experiência?

Sonny Rocker – É aquela coisa que acontece quando você menos esperara. Conheço a banda desde 1998, mas não passava em minha cabeça subir no palco com eles. O convite partiu do próprio grupo, através da Larissa Montagner, do Rockerama Club. Eu estava mais de um ano sem tirar o baixo acústico da capa, o Peter Sandberg e o guitarrista Totte me adicionaram no facebook e logo me encaminharam o repertório com mais de 40 musicas para eu estudar. Foi tanto compromisso que nós só tivemos tempo de fazer um ensaio, mas acho que nem precisava!

Quando chegaram ao Brasil ficaram o tempo todo comigo, eu os levei para conhecer vários lugares de São Paulo, sempre acompanhados de cervejas e histórias. Eles também conheceram o Túmulo do Marinheiro, o espaço que tenho para tatuar meus amigos; eu fiz duas tatuagens no guitarrista e o Ton White, que também é tatuador, escreveu Brazil no braço do vocalista.

Ton White tatuando Petter do Go Getters

Ton White tatuando Petter do Go Getters (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – Você também fez uma participação neste show, não é mesmo, Ton? Como foi?

Ton White – Bom , aquela participação com o The Go Getters foi totalmente inesperada. Essa foi uma grande surpresa que o Totte, o Peter e o Sonny me prepararam. O Totte me pediu a guitarra emprestada para tocar no festival, já que estava sem seu equipamento aqui no Brasil, então, eu emprestei, né? Quando vi a guita não era para ele e sim para eu tocar com eles (risos). Quando subi no palco, o Totte me disse: ”Put your guitar man!  Now, the four us are The Go Getters (Coloque sua guitarra, cara! Agora, nós quatro somos os Go Getters) e o danado sorriu pra mim, tipo tipo te enganei.” Demais!

Universo Retrô – Tem vontade de voltar com o Space Comets?  

Ton White – Tenho muita vontade de voltar com o Space Comets, porém isso não depende só de mim, depende de todos três integrantes da banda e também da cena rockabilly atual, que tem que apoiar e prestigiar as bandas e os artistas para que esse movimento se fortaleça cada vez. Mesmo assim, já foi uma ótima experiência. Algo para a vida toda!

Universo Retrô – E você, Sonny, não pensa em montar outro projeto de rockabilly?

Sonny Rocker – O Space Comets é a banda do meu coração, eu idealizei tudo mas precisava de um vocalista e guitarrista à altura do do que eu planejava. Demorou para encontrá-los, mas valeu tudo que fizemos. Quanto a montar outro projeto de Rockabilly eu não quero mais, nem passa pela minha cabeça, eu estou aproveitando o meu tempo para tatuar, desenhar, pintar, criar e restaurar antiguidades.

Space Comets

Space Comets (Foto: Divulgação)

Universo Retrô – E, afinal, como e quando vocês começaram a ouvir rockabilly? Como começou essa paixão por esse tipo de música e estilo de vida?

Ton White – Comecei a ouvir rockabilly e rock ‘n roll dos anos 1950 por causa dos discos da minha mãe. Ainda não ligava o nome à pessoa, mas já gostava do som e também da batida das músicas. Depois, fui conhecendo o estilo naturalmente.

Sonny Rocker

Sonny Rocker (Foto: Divulgação)

Sonny Rocker – Nos filmes que passavam na sessão da tarde, com certeza. Sempre tinha algo relacionado aos anos 1950; Elvis Presley, carros antigos, estilos e atitudes da época que eu achava o máximo. Lembro-me, como se fosse hoje, quando assisti ao filme A Primeira Transa de Jonathan (1985), no Corujão, a trilha sonora era incrível. Outros filmes que sempre passavam eram Conta Comigo (1986), Porky’s (1982), e por aí vai.

Quando consegui meu primeiro emprego, no Mappin da Praça Ramos, costumava andar pelo setor de discos. E foi lá onde encontrei uma fitinha cassete do Buddy Holly. Nossa, foi demais! Então, eu vi que aquilo me perseguia por onde eu fosse, aquele estilo musical realmente fazia eu me sentir bem.

Universo Retrô – Nos fale um pouco do que estão preparando para o repertório na festa do Universo Retrô, no próximo dia 14 de agosto, no Rockerama Club.

Ton White – O repertório contará com varias canções dos primórdios do rockabilly e hillbilly. Estamos preparando um show bem legal, digno de uma grande festa, mas, como eu disse anteriormente, para que a festa seja do jeito que queremos, isso depende de todos! Então, convido a todos a nos ajudar a fazer aquela festança bonita de se ver!

SERVIÇO

FESTA ROCKET
Lançamento do site Universo Retrô

Local: Rockerama Club Bela Vista; Rua Rui Barbosa, 401 – São Paulo (SP)
Data: Sexta-feira, 14 de agosto
Horário: A partir das 20h (primeira banda tocará às 23h)
Entrada: R$ 15 (Aniversariante do mês tem entrada VIP, ao apresentar o RG)
DJ Juks Jives (Rádio Topetes e Brilhantina)
Bandas – Space Comets, Os Pumas, Rock In Black
Evento facebook: http://on.fb.me/1SQajPG
Realização: Universo Retrô
Apoio: Plectro, Rádio Topetes e Brilhantina, Hello Vargas Filmes, Vudu e Rockerama Club.

Matérias Relacionadas
Bopflix Films: canal via streaming divulga músicos e bandas de estilo vintage
Cantora de Rockabilly
13 promissoras cantoras de rockabilly que você precisa conhecer
Emanuela Hutter
13 conceituadas cantoras de rockabilly em atividade que você precisa ouvir agora
Conheça a história do Rockabilly Stroll e aprenda a dançar

Deixe um comentário

11 + onze =